quinta-feira, 28 de julho de 2011

De olho na redação do ENEM

Ao estudante inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio 2011 sugiro três atitudes, caso pretenda atender satisfatoriamente à comissão que elabora a prova de redação: ler diariamente um jornal/revista, escrever, sob o comando da argumentação que objetiva a exposição clara do seu conhecimento sobre temáticas variadas, assim como fazer todas as propostas anteriores aplicadas no exame. 

Quem disserta amplia informações, reúne conceitos, mostra conhecimentos, expande um tema. A argumentação é um componente dissertativo, mas não é a dissertação. Ficar atento ao detalhe é importante.


Recomendo ainda: recortar, caso leia impressos ou favoritar, se faz leitura online, o maior número de editoriais, textos de opinião assinados e cartas dos leitores. Temas variados fluem nesses tipos de textos, assim como desfilam as variações caprichosas dos níveis da linguagem. É uma oportunidade precisosa para aumentar o repertório vocabular, acompanhar o emprego dos sinais de pontuação e conferir o estabelecimento da coesão e da coerência.

Quem lê costumeiramente os tipos de textos acima ficará em condições ideais para escrever uma dissertação com excelente progressão temática, porque apresentar objetivamente o tema( introdução), ampliá-lo com desenvoltura e base de apoio argumentativo(desenvolvimento) e finalizá-lo com breve retomada ao que foi anunciado no primeiro parágrafo (conclusão), sem esquecer de bem empregar os recursos textuais não terá o que temer.

Um porém...-  No entanto, se as informações advindas com a leitura e o treino da escrita não fazem parte da rotina diária do inscrito no exame, ele será um candidato a ficar enrolando e rabiscando a folha de rascunho, enquanto quem leu bastante e treinou o modelo dissertativo escreverá com desenvoltura. Ainda há tempo de redirecionar atitudes do estudante, apesar da proximidade da prova de redação, marcada para o dia 23 deoutubro.

Sugestão - Caso o leitor conheça alguém inscrito no ENEM, por favor, compartilhe com ele as informações acima, além de potencializar o anúncio na imagem em destaque, caso deseje afiançar o meu trabalho com a redação estudantil em Curitiba ou, talvez, em qualquer lugar do Brasil, uma vez que faço atendimento online.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails