sábado, 23 de junho de 2012

Assinatura exclusiva para estudantes, por favor!

A movimentação em torno da Rio+20 gerou palpites com relação ao tema da prova do ENEM. É apenas mais uma direção temática, foi o que eu disse a um dos meus alunos de redação, ainda ontem à tarde. Manter-se atualizado, ou seja, sempre acompanhar atentamente as notícias jornalísticas e não evitar a conversa trivial são as minhas recomendações aos estudantes, vestibulandos, especialmente. Os que acolhem as minhas dicas de leitora atenta jamais ficam decepcionados com o resultado. Eu garanto.

Uma das minhas ex- alunas, hoje universitária na UFPR, em treino de leitura e nutrição informativa - Encontros Marcados com a Redação, arq. pessoal

Na mão dos interessados - Uma assinatura de jornal, exclusiva para estudantes não é novidade nas sugestões que ofereço. Bancas de revistas nos bairros ou a portaria dos colégios ou cursinhos seriam os locais receptores dos jornais e da devida entegra aos estudantes. Atrair a atenção juvenil aos editoriais, cartas dos leitores, reportagens especiais e colunas assinadas pelos entendidos no assunto? É tarefa fácil para o departamento de assinaturas dos grandes jornais. Concorda comigo, leitor?

Até a próxima!

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Tuites ambientalistas; acompanhe-os, vestibulandos!

 
 Na minha página tuiteira alguns tuites trazem informações voltadas ao ambiente e suas articulações; são  credibilizados, caro leitor, pelo domínio temático dos seus autores ou pelos links que pertinentemente compartilham. Não consigo ler a todos, pois a abundância é quase incalculável; é necessário, sim, fazer uma seleção. Hoje, por exemplo, sugiro a leitura dos tuites dos confiáveis Telma Monteiro, ImazonColuna Zero e Info Ambiental. 

Os destaques acima deverão ser muito bem acompanhados pelos vestibulandos e inscritos no ENEM.

Até a próxima!


A "Festa Junina" de Constância Nery

Festa Junina, uma bela amostra do trabalho artístico de Constância Nery - Reprodução

Veja, caro leitor, a riqueza de detalhes na pintura naif de Constância Nery. Quando observo atentamente os pormenores da cena junina acima, sabe o que tenho vontade de fazer? Entrar na festa e percorrer os espaços tão bem delineados pela pintora querida.


Até a próxima!

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Motoristas cumprem a recomendação?


Alerta em área sem ciclovia -Praça da Ucrânia, Rua Padre Anchieta, canaleta do biarticulado, Curitiba, arq. pessoaln
 Até a próxima!

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Para enfrentar a redação com segurança


O meu anúncio de aulas sob o clic do Alessandro Reis vai longe com a ajuda do leitor do NaMira
 Algumas observações de quem entende sobre leitura e produção de textos; quer acompanhá-las e divulgá-las, também, caro leitor? 

> Compreender as informações e saber traduzi-las objetivamente ajudará à composição de resumos.

> Valer-se de estratégias argumentativas, tais como a comparação, a articulação de dados numérios ou citações possibilitará o convencimento do interlocutor acerca de um determinado ponto ou questão em texto argumentativo

> Sem o aprofundamento temático, estruturação conveniente e emprego ajustado dos recursos textuais uma dissertação não obterá sucesso.

Serviço - Interessados nas minhas aulas de redação, exclusivas para inscritos nos concursos às carreiras públicas? Ainda disponho de horários durante as tardes de quartas e  sábados. Contatos e agendamento, aqui em Curitiba? (41) 84148553. 

Até a próxima!

terça-feira, 19 de junho de 2012

Há disputa pelos bancos sob o sol, também?

 
É raro encontrar um lugar livre nos bancos, ali bem dispostos ao sol - Calçadão da Boca Maldita, Curitiba, arq. pessoal

Quando passo ali  pela Boca Maldita é impossível não avistar a disputa das pessoas para sentar nos bancos, ainda mais nos dias ensolarados -inclusive, por neles mencionar, os claros e iluminados, tal como o da foto acima, estão sumidos. A terça-feira, meu caro leitor, véspera oficial da próxima estação, está com a cara invernosa. O céu está cinza e com nuvens carregadonas de chuva; elas parecem loucas para molhar muito mais a capital paranaense.

Participe - Caso o leitor more ou esteja em cidade ensolarada, descreva, por favor, as suas impressões sobre o dia de hoje, assim como se há disputa pelos bancos em áreas urbanas, tais como praças e jardinetes . Gostaria de reunir alguns dados. Pode ajudar a diversificar as impressões? Tomara que sim.


Até a próxima!

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Um delicado modo de presentear

 
Um vaso de planta floril é um presente inesquecível e duradouro. O antúrio acima foi um delicado mimo de amizade - arq. pessoal 2012
Ganhei quatro vasos com antúrios de uma das poucas amigas que mantenho em Curitiba. Eles estão em processo de aclimatização, aqui em casa. Um deles, meu caro leitor, já chegou com uma flor, presente de aniversário antecipado e gesto de apreço inesquecível. Veja a foto que eu fiz da mimosa espécie.
Muito fácil é preparar as mudas de beijinhos, plantinha que floresce o ano inteirinho - No meu jardim, arq. pessoal
Em postagem anterior, sugeri que os leitores presenteassem a quem quer que seja com  flores em vasos; a lembrança dura mais e é um convite para zelar pela plantinha. Aqui em casa, tenho feito mudas de erva-cidreira, jasmineiro, beijinhos e manjericão, entre outras espécies aromáticas ou floris. O motivo? Sempre aparece alguém que merece um presentinho assim.


Já ganhou algum vasinho de flor e cuidou muito bem dele? Faça uma foto e conte-me um pouco do que fez para mantê- lo bem vivo e bonito.

Até a próxima!

Happy Aniversário, Paul MacCartney!


Reprodução via Google
Ele completa 70 anos, hoje. Viva! Tomara que Paul McCartney continue cantando muuuito até mesmo quando ficar bem velhinho, velhinho. Eu? Canto com ele LET'EM IN (Letras,Terra )enquanto espero que uma dupla de alunos de redação chegue, mesmo com a chuvinha intermitente que ora cai sobre Curitiba. Cantará comigo, leitor? Fãs do beatle mais interativo cantarão, certamente.

Até a próxima!

Aulas de redação e correção de textos, mas remuneradas




Dentre os serviços profissionais que ofereço está a correção de textos; é uma prestação de serviço, portanto, há remuneração envolvida. Em ocasiões anteriores, prezado leitor, ofereci oportunidades de correção e orientação sem cobrança alguma, mas não apareceram os interessados.

Interessante...-  Com a proximidade dos vestibulares de inverno e a chegada do Enem, alguns estudantes pedem um SOS altruista; os pedidos chegam à minha caixa postal e até na caixa de comentários  do NaMira. Pois bem, oferecerei oportunamente um dia de correção. As regras são as mesmas indicadas na postagem de 2011, cujo título trouxe leitores quase 1 ano depois. 

Para não esquecer! -  Diante da onda de gratuidade generalizada será uma providência necessária recordar de que sou professora autônoma; pago as minhas contas com o que recebo pela prestação de serviço desenvolvido, o que envolve as aulas de redação, as correções de textos diversos e a redação de material didático

Até a próxima!

Para não esquecer, vestibulando


A tira é do Benett ( Gazeta do Povo, hoje)
A tira do Benett é ótima para treinar uma continuidade de texto ou parágrafo argumentativo; ela permite, caro leitor e colegas professores de redação, explorar a capacidade do candidato (estudante do ensino médio ou vestibulando) de estabelecer uma sequênciação com lógica. Afinal,  quem lê e escreve com desenvoltura certamente exibe as habilidades de interpretar e elaborar a composição de frases ou parágrafos assentados na integibilidade e atribuição de sentido às palavras.

Eu garanto - Meus alunos, sempre atentos a tudo, não esquecerão.

Obrigada pela ajuda, Benett!

Até a próxima!

domingo, 17 de junho de 2012

Um colírio com a ensolarada São Paulo


A foto do lago do Ibirapuera(SP) foi feita pelo Marcelo Katsuki, mas a alegria em compartilhá-la com você é minha, leitor.   - Reprodução autorizada pelo autor ao NaMira

Bem misturar o olhar certeiro, ótima lente, belo lugar e muita luz redundará sempre em indiscutível colírio. Linda é a foto e belo é o dia de sol que aparece na terra dos paulistanos, meu caro leitor. Lá? Fez um domingo com sol. Sabe como eu sei? Basta ver a foto panorâmica do lago do Ibirapuera compartilhada em tuite do Marcelo Katsuki, ali na minha página tuiteira, hoje.


Aqui em Curitiba? Está nublado, úmido e temos, inclusive, ameça de chuvinha, segundo os dados do site do Simepar

Ai, ai, ai, solzinho querido, vem-tim-bora-pra-Curitiba, por favor!


Até a próxima!

Sabem cuidar de tulipas, queridos leitores?

Lindas tulipas, ali no supermercado, leitor! - Na rotina pelo bairro encontrei - arq. pessoal 2012
Como são belas as tulipas. Você gosta, também, caro leitor? Eu adoro as flores  e fiquei na maior dúvida na hora de comprar um vaso com a espécie destacada na postagem. Se pudesse, me presentearia com todas as cores disponíveis, ali na floricultura do Mercadorama Bigorrilho, mas contentar-se com o possível no momento é um aprendizado permanente.

Acompanhei a indecisão da senhora e diante da variedade da oferta, eu ficaria, também- arq. pessoal 2012
Será que o leitor ou leitora sabe como bem cuidar de uma tulipa em vaso? Gostaria de umas dicas de quem já vive a experiência. 
Qual delas é a mais bonita? Não sei. Quero todas as tulipas em casa, kkkkk.... - arq. pessoal 2012
Aguardarei o comentário colaborativo, caro leitor - e, se alguém um dia quiser me presentear, traga flores em vasos, por favor! Elas são simbolicamente um capricho da natureza e um concerto espetacular de saudação à vida; jamais do habitual contrário.

Até a próxima!

Belo exemplo: plantar um ipê-roxo!


Alguém plantou um ipê-roxo e colocou uma plaquinha educativa. Amei a atitude exemplar! - Arredores da Praça da Ucrânia, arq. pessoa 2012

Ontem, ao passar pela Rua Capitão Souza Franco, entre a Martin Afonso e a Padre Anchieta, bem no limite entre os bairros Bigorrilho e Batel, vi um exemplo a ser seguido pelo maior número de pessoas: o plantio de uma muda de ipê-roxo e uma plaquinha indicando a espécie, assim como recomendação para o cuidado por parte dos que circulam pelo trecho destacado acima.

Moro bem perto e acompanharei o desenvolvimento do ipêzinho-roxo, caro leitor. Rua Capitão Souza Franco, Batel, Curitiba, arq. pessoal

A atitude de quem plantou e fez a advertência é merecedora de ressalte; adorei! Qualquer dia, puxarei conversa com o porteiro do prédio defronte. Ele deverá saber detalhes sobre o morador atento ao verde. Conhece algo parecido? Será que poderá indicar a localização, caso esteja em Curitiba ou em qualquer lugar do Brasil? Quero reunir outros exemplos. Conto com a sua ajuda, leitor!

Até a próxima!


6,4 milhões de candidatos no ENEM 2012


Com a inscrição intermediada pelo computador os 6,4 milhões de inscritos aguardam as provas do ENEM - arq. pessoal
O recorde de inscritos no ENEM( UOL, Educação, ontem) não deve surpreender, mas sim despertar preocupação, pois diante da adesão parcial ou integral das universidades públicas ao exame, o estudante brasileiro não teve alternativa. Fazer a inscrição no ENEM é uma obrigação para entrar no funil selecionador às vagas oferecidas pelas instituições.

Grande nº de olho no Enem- Candidatos? 6,4 milhões. Familiares? A perder de vista - Tomara que não surjam os problemas de segurança e logística dos anos anteriores, pois administrar simultaneamente um exame com tamanha proporção numérica e alcance geográfico é de uma preocupação incalculável.


Sou professora de redação;  a informação não é novidade ao leitor contumaz e atento, mas agora em 2012 tenho um detalhe a mais: sou mãe de candidata, embora treineira, portanto, tenho motivos redobrados de preocupação. 

Até a próxima!



Related Posts with Thumbnails