sábado, 15 de outubro de 2011

Canal Futura? Recomendo!


Logo reproduzido via Google
 Você já reparou como é excelente a programação do Canal Futura, caro leitor? Eu gosto muito e, sempre que é possível, paro para acompanhá-la com atenção.

Sugiro, especialmente aos vestibulandos e candidatos inscritos no Enem, além dos interessados nos temas educativos que agendem um tempo diário ao cardápio oferecido pelo Futura. Um exemplo? Nota 10- Serie Enem.

Que tal um encontro marcado entré nós? Ficarei atenta para trocar ideias, inclusive aqui no Twitter do canal. Conversar e tuitar sobre as ótimas pautas, na condição de leitor e telespectador atento, é ótimo para ambas as partes.

Até a próxima!

Ofereça uma flor ao leitor: compartilhe um poema!

Diante da multiplicidade de ervas a flor, em celebração festiva visual, desponta no jardim- arq. pessoal

Minha mãe, muitos sóis e muitas luas já rolaram sob a infinita ausência,
e nem um  dia só deixei de recordar-te e de, calado, murmurar por ti,
Do outro lado da vida vem -me o amargo alimento
de que se nutrem alma, solidão e pensamento,
o amargo alimento de que se nutrem para alcançar
as graças de que nem sei que final anunciação.
Na treva ou na luz, acordado ou dormindo,
recebo do fundo de mim o doloroso alimento.
Ele enche de sedes sem água a minha fome
e de pedrento sal a minha boca que arde.
Mas verte-me sangue no convulso coração
e dá forçaa à insubstituível, à termitante tristeza
para vestir, cada manhã, os mesmos lutos fiéis, renovar o pesar, o desconsolo, o cansaço de ser,
e desfazendo o novelo do tempo já enrolado,
recomeçar na vigília, a desesperança e a espera,
lá fora na noite inabitável,
com o mesmo parado olhar,
cheio de escuros, de montanhas e de mar.
( Ebdgar  Renaut, Fidelidade -Antologia de Sonetos para Juventude, Ediouro, p. 25)

Já reparou? - Compartilhar poemas é um dever dos jornais, revistas e páginas na internet. A juventude ignora a matiz, a sinuosidade dos versos poéticos, inclusive na escola. Imagine, leitor, se aparecer um poema para interpretar, por exemplo, na prova de Compreensão e Produção de Textos nos vestibulares ou ali, no Enem? Já imaginou a falta de familiaridade com tal tipo de expressão linguística? Examine a edição de hoje de um jornal local e a página cultural que ele conserva; será que avistou um poema? Comente comigo, por favor! Dê-me a prova da necessidade de transcrever mais poemas, aqui no NaMiradoLeitor.

Acolha a minha sugestão -  Que tal ler em voz alta os versos acima para  melhor apreciar as variações inflexivas da expressão poética? Poemas são como flores; eles aparecem em meio ao vozerio dissonante das variedades expressivas da língua escrita. Precisam de maior popularização, sobretudo quando são muito bons. Concorda comigo, leitor?

Até a próxima!

Meus professores na memória, sempre!

A gratidão é como uma lufada de ar fresco que beneficia a todos os envolvidos. Sou muito agradecida aos meus professores, caro leitor. Eles seguem comigo como sombra que ilumina, orienta, reconsidera e aponta caminhos. Cada um dos meus professores contribuiu um pouco com a profissional do ensino que sou.

A influência assertiva dos professores, tal como uma sombra iluminada, segue com seus alunos pela vida afora- arq. pessoal

Deixarei aqui o registro compartilhado dos nomes que a memória guardou, porque certamente são importantes e fizeram por merecer a minha lembrança grata e infinita. Acompanhe a lista: Celina Tobias, Aurélia Camargo, Miriam Farias Leitão, Tomásia Fernandez, Adelermo Matos, Artur Bógea, Meirevaldo Paiva, Francisco de Paula Nascimento Mendes, Leopoldina Araújo, Margarida Paiva, Emanuel Bassu, Vilma NunesRubem Alves, Amélia Americano de Castro, Eni Pulccineli Orlandi, Demerval SavianiEzequiel Theodoro dos Santos. De todos, entretanto, ressalto a figura materna, hoje muito mais do que uma lembrança, mas sim uma referência norteadora na vida, a Profª Maria Luiza, a minha mãe, que acumulava dupla função na minha casa.

Aos mestres queridos, o carinho, o respeito e a lembrança grata, sempre!

Até a próxima!

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Faz sol em Curitiba!!


Cena curitibana ensolarada para comemorar no blog- Rua Ermelino de Leão c/ a Rua Carlos de Carvalho, Centro, arq. pessoal
Ainda faz uma linda tarde em Curitiba, leitor!

Tivemos um céu azul, bem azulzinho em contraste absoluto com o cinzento e chuvoso da manhã de hoje. De acordo com as informações do técnico do Simepar, que hoje festeja o Dia do Meteorologista, não devo, entretanto, ficar animada. Vem chuva no final da semana, mas enquanto ele não chega, eu comemoro!

Até a próxima!

Sérgio Bastos na Praça Batista Campos, leitor!

A Praça Batista Campos é inesquecível- Belém, arquivo pessoal

A ideia de praça pública é um espetáculo à descrição que eu mantenho sempre viva: espaçosa, com farto arvoredo local, bancos bem conservados e áreas diversas para a convivência coletiva agradável. Quando penso em Belém e nas nossas praças antigas uma das imagens recorrentes de espaço público encantador é a da Praça Batista Campos que vem à cabeça. Quem a conhece sabe que é a mais pura das verdades. É uma praça como poucas. É linda, muito linda!

Notícia bem fresquinha - Eu soube agorinha: o ilustrador Sérgio Bastos aproveitará a manhã de domingo para vender seus livros infantis e desenhos, ali na frente do coreto  em destaque, caro leitor. Fiquei até com inveja da atmosfera alegre que ele usufruirá em uma das nossas mais belas praças de Belém.

O Sérgio ficará em frente ao coreto em destaque- reprodução autorizada

Ahahah.... - Lamento não estar agora em Belém; se estivesse eu levaria no próximo domingo um montão de leitores, pais com crianças e interessados para ver e comprar todo o estoque artístico do meu parceiro de livro, mas blogueiros paraenses bem poderão ampliar o evento do Sérgio. Farei o convite na minha página tuiteira, também.  Quero que o meu amigo ilustrador venda tudo e arrecade o montante justo pelo seu trabalho artístico inegável de retratar com o seu BelémTemDisso a cara da capital paraense.

Interessado no compra e na contratação do trabalho profissional do Sérgio? Consulte a Lojinha que ele indica no blog. Ele é gente finissima, da melhor estirpe humana, eu garanto.

Até a próxima!

Redação nota 10 no ENEM

Treinar a escrita manuscrita de dissertações é fundamental, mesmo às vésperas do Enem - arq. pessoal
Vestibulandos e participantes do Enem certamente desejam alcançar a maior nota na redação. A revista Veja (Edição de 10/6/2011) fez ótimo trabalho de orientação. Não há qualquer novidade, entretanto. As advertências do meu colega, o Prof. Saviolli, coincidem com as que há muito compartilho, inclusive aqui no NaMirado Leitor. A escrita é tonificada pela farta leitura. Quem duvidar, infelizmente, reunirá dissabores e frustrações. O corretor atento e responsável ao avistar uma redação faz uma radiografia do texto. Uma redação bem articulada aufere o destaque merecido, mas se ao contrário, a devida correção e nota compatível.

No caso do Enem será necessário treinar a redação dissertativa, modelo que exigirá especial atenção à estrutura, objetivos e capacidade de exposição clara e bem concatenada, ou seja, o emprego ajustado dos recursos textuais. Um texto exemplar de autonomia com a leitura e a escrita em análise de determinado tema.

Serviço - Faço atendimento profissional online e tiro as dúvidas dos interessados, além de corrigir e disponibilizar um trio de propostas de redação dissertativa. Contatos: araujodoralice@hotmail.com

Até a próxima!

Ah...como chove em Curitiba!


A chuva cai com vontade desde quarta-feira em Curitiba- arquivo pessoal
 A impressão que tenho é a de que a chuva não quer deixar Curitiba, leitor. O céu amanheceu cinzeeento, cinzeeento. Desde quarta-feira à noite olho para cima e para os lados e tudo está assim, bem cinzento, molhado, úmido. Sombrinha, guarda-chuva, capa impermeávels, galochas ou botas resistentes devem fazer a nossa composição de vestuário e calçado. O kit da chuva, meu caro.

Jorge Benjor continua a fazer sucesso; a famosa letra vem à cabeça de quem conheceu e muito cantou e ainda canta o seu Chove chuva, chove sem parar... Será que algum curitibano discorda?

Até a próxima!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

As redes sociais e redação dissertativa, vestibulandos!

Tenho alguns exemplos da agilidade das redes sociais no compartilhamento das informações, na atitude interativa bem objetiva e ênfase comunicativa nos aplausos, nas queixas e nas sugestões que empreeendo, especialmente na minha página no Twitter. Uma leitura vertical da timeline ajudará a comprovar o dito e o feito. Você tem obtido bons resultados nas redes sociais, também, caro leitor?

Há quem mantenha várias contas nas redes de relacionamento. Já expliquei, no entanto, as razões para privilegiar a oportunidade de teclar com o limite de 140 caracteres: estou satisfeita! Quer um exemplo? Veja que ótima dica de leitura veio hoje, lá para a minha timeline. Foi graças à excelente leitora Be Neviani, a dama das últimas notícias do Brasil e do mundo. Acompanhe, caro leitor, a reportagem Redes sociais são mais ágeis que SAC como canal de reclamação...(Lucas Sampaio, Folha.com, Tec, hoje) e comprovará dois pontos básicos: é importante buscar a companhia dos excelentes leitores nas redes sociais e manter uma página em uma das redes sociais é imprescindível.

O meu tec-tec-tec com vigor diário no Twitter- arq.pessoal
Exemplos e resultados - Você tem algum exemplo de resposta imediada ou menos demorada de um órgão público ou particular, quando buscou o apoio de uma rede social para intermediar a sua queixa, aplauso ou sugestão? Que tal contar ao NaMira? O tema é tão bom que até merece uma proposta de redação dissertativa para vestibulandos, candidatos à seleção oferecida pelo ENEM.

Treine a redaçãoProposta - No universo das tecnologias e sistemas de informações quase nada mais é impossível. As redes sociais constituem um apoio à agilização das demandas do cidadão. Ir direto ao ponto sem canais intermediários é uma realidade; órgãos oficiais adotaram páginas nas redes, portanto, o longe ficou mais perto, muito perto. Objetividade e argumentação lúcida traçam a defesa do cidadão. É um fenômeno que exige a soberana intermediação da escrita. É bingo!

Considere a reportagem em destaque e redija um texto dissertativo sobre a FUNCIONALIDE DAS REDES SOCIAIS; mantenha apoio argumentativo centrado na exemplificação e comparação de dados. Elabore um título ao seu texto. Máximo: 30 linhas Mínimo: 15 linhas (porque é uma vergonha escrever apenas 7 linhas, tal como exige o Enem)

Até a próxima!

Visita frustrada ao Parque Nascente do Belém

Cadê o aviso notificando o porquê do impedimento à visitação? Parque Nascente do Belém, Barreirinha, Curitiba, ontem- arq. pessoal
Por que o Parque Nascente do Belém, localizado no bairro do Barreirinha, quase divisa com o de Almirante Tamandaré, está fechado à visitação pública? Deixo a pergunta aberta, pois ontem lá estive e encontrei o portão trancado. A foto em destaque exibe a queixa, inclusive, da jovem ciclista com quem conversei ligeiramente e percebi a frustração com o passeio.

Quero saber- Perguntarei ao editor do Twitter da Prefeitura Municipal de Curitiba por que, ao menos, o setor competente não providenciou a colocação de uma placa explicativa sobre o impedimento à entrada do belo parque. É o mínimo que o visitante merece ao chegar lá; é uma providência de respeito ao cidadão. Não sei se há algum aviso no site da prefeitura curitibana, mas a ideia de que nem todos têm computador conectado à internet não poderá ser desconsiderada jamais.

Grande frustração - Eu tinha planos de fazer registros da nascente do rio Belém; fiquei bem decepcionada com o portão fechado e, muito mais, com a ausência de explicação, além de não avistar sequer o guarda para esclarecer o motivo do portão trancado.

Até a próxima!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Brincar e Estudar: verbos da infância saudável

Brincar e Estudar são dois verbos ativos na infância saudável de qualquer criança no mundo. A dupla de ações envolve, inclusive, o direito constitucional. Entendidos em leis sabem o nº da lei, o ano da Constituição promulgada. Tais dados são relevantes, mas aos justos, que nem precisam da força legal para bem conviver e respeitar os direitos das crianças, basta a oferta. 

A cidade precisa de mais ciclovias interligadas- Calçada na Av. N. Sra. da Luz , Curitiba- arq. pessaol

Espaços públicos para que as crianças brinquem na sua cidade. Já observou? Pode descrever um que sirva de ótima referência para levar as crianças?

Na sua casa ou na casa de parentes há uma área, assim bem do tipo de um quintal, com árvores e muita segurança para que as crianças da sua família encontrem alegria e prazer nas brincadeiras empreendidas?

As escolas públicas disponíveis na sua cidade privilegiam espaços de brincadeiras ao ar livre e são  modelos da eferta educacional e disciplina aos estudos? Pode oferecer exemplos e nomes de escolas?

O leitor sabe que a minha atenção às questões educacionais é constante; chego, inclusive a sonhar com elas. As reflexões aqui no blog são apenas conversas entre leitores que se afinizam com os temas compartilhados. Saiba, meu caro leitor, de que ficarei honrada e agradecida se deixar respostas ao que perguntei acima.

Tenho mostrado as virtudes e as contradições do que vejo, aqui em Curitiba, terra querida que me recebeu e lugar que empreendo a minha força de trabalho educativo, mas se você relatar outras informações, mesmo distantes do meu olhar, quem sabe a conversa estabeleça a convergência reflexiva desejada? Anime-se!

Até a próxima!

Olavo Bilac, a criança, o Brasil e a redação, vestibulando!

Tenho apenas uma filha, hoje uma adolescente de 16 anos, mas será que os pais brasileiros com crianças em casa poderão ler em voz alta, sem esconder um sorriso irônico e crítico, os versos do poeta Olavo Bilac  que transcrevo abaixo? Acompanhe; se possível, por favor, leia em voz alta:

Cena familiar na Av. Luíz Xavier- Boca Maldita, Curitiba, arq. pessoal

Ama com fé e orgulho a terra em que nasceste!
Criança! Não verás nenhum país como este!
Olha que céu! que mar! que rios! que floresta!
A Natureza aqui perpetuamente em festa.
É um seio de mãe, a transbordar carinhos.
Vê que vida há no chão! Vê que vida há nos ninhos,
Que se balançam no ar, entre os ramos inquietos!
Vê que luz, que calor, que multidão de insetos!
Vê que grande extensão de matas, de onde impera
Fecunda e luminosa, a eterna primavera!

Boa terra! Jamais negou a quem trabalha
O pão que mata a fome, o teto que agasalha...

Quem com o seu suor a fecunda  e umedece
Vê pago o seu esforço e é feliz e enriquece!
Criança! Não verás país nenhum como êste:
Imita na grandeza a terra em que nasceste!
( Olavo Bilac, Ama o Brasil!)

Com a mala na mão - Quem já saiu do seu domicílio geográfico e percorreu nossas cidades, estados e regiões sabe do espaço continental que detém o território nacional. Sabe, também, das diferenças de oportunidades, das contigências econômicas, das injustiças, das peculiaridades, dos traços influenciadores do efetivo processo migratório, assim como das características próprias desses rincões. As vivências geográficas, o conhecimento e as identificações da identidade cultural dos vários brasis imprimem paciência e voz ativa para reclamar, sugerir, aplaudir e incentivar a busca pelas soluções locais ou distantes, mesmo dentro do território nacional .

Sentado e dentro de casa - Quem jamais saiu, entretanto, do seu mundo pequeno, do seu castelo seguro e não enfrentou os obstáculos geográficos, as limitações impostas pela negligência dos que têm o poder e aparato público para gerir os bens coletivos, jamais compreenderá que o poeta acima viu tudo o que versejou, mas que não imaginou que a vilania de alguns brasileiros poderia extinguir todas as belezas naturais no nosso país, minar a confiança e colocar nas nossas bocas o sorriso irônico diante da leitura do poema acima. Discorda de mim, leitor? 

Crianças brasileiras merecem desfrutar de vida boa, segura e saudável- Sta. Quitéria, Ctba, arq. pessoal


Uma ideia - Aproveito o texto acima para sugerir ao jovem vestibulando um treino de redação. Acompanhe, também, se desejar.

Quel taluma proposta de texto argumentativo? -  Considere o texto acima e escreva uma carta ao poeta Olavo Bilac. Compare os versos com a realidade nacional  que você avista hoje, traduzida nos jornais, revistas, blogs e impressões pessoais. Redija detalhes comparativos aos versos em destaque e deixe Bilac bem informado sobre as mudanças existentes no Brasil atual ou enumere motivos que expliquem  as diferenças temporais entre os versos e a realidade atual. Argumente.

Um texto com limite máximo de 30 linhas será ideal. Valerá uma ótima experiência ao desafio de escrita argumentativa, lá na prova do Enem, por exemplo.

Até a próxima!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

III Bicicletada das Crianças


Achei o aviso no blog Transporte Humano, do Luís Patrício, sempre ligado ao tema do ciclismo; se estiver em Curitiba e puder levar as crianças da sua família ou avisar aos amigos com pequenos em casa, nao hesite. O programa parece ótimo, caro leitor.

Eu não poderei ir para avistar a criançada, mas quem sabe o Takeuchi, do Circulando por Curitiba possa passar por lá, ao menos para acompanhar a largada?

Até a próxima!

Os astronautas viram fogo no Xingu

Graças ao tuite do  procurador da república Felício Pontes Jr eu soube que o fogo, lá no Xingu, foi avistado pelos astronautas. Veja, também, a reportagem do EcoGeoNotícias, caro leitor. O texto deve ser um dos que o vestibulando e candidato inscrito no Enem não deverá desconsiderar. O tema é instigante e reúne ótima carga de inquirições com relação aos cuidados ambientais, nem sempre prioridade máxima na mira dos órgãos oficiais e governos que têm o dever de zelar e preservar a Amazônia.

Reprodução da imagem obtida no EcoGeoNotícias

Diante da notícia fazemos o quê? Contestar é a primeira atitude. Cobrar providências? É um direito. Ver as atitudes de combate às irregularidades e medidas de prevenção aos desastres? Apenas uma possibilidade.  Tudo muito triste.

Resta-nos pedir um SOS ao Ministério Público. Alguém há de ser defensor da causa, mesmo que ela seja desconsiderada pelos que receberam a outorga popular, ali nas urnas. A maioria dos eleitores brasileiros ainda não aprendeu a bem escolher defensores do ambiente, mas elege predadores e lhes autoriza a poluir, derrubar a floresta, inundar cidades e desconsiderar o direito das minorias. Tudo bem lamentável. No campo da política nacional, infelizmente, as minhas esperanças são assim, bem pequeninas, quase invisíveis.

Será que é preciso sair da Terra para ver o fogo tomando conta do Xingu? Parece que sim, caro leitor.

Até a próxima!

Cale a boca, Sarney!


Tiago Recchia, na Gazeta do Povo, hoje
 As declarações de José Sarney são nos últimos tempos desnorteantes, inapropriadas e desnecessárias, embora ainda recebam guarida, em razão da função exercida, lá no planalto central do Brasil. Já está mais do que na hora desse político sair de cena e deixar os brasileiros livres das suas interferências pouco assertivas na vida política, lá em Brasília. Do jeito como conduz o seu bastão deixará, não há dúvida, uma péssima lembrança e exemplos de conluio e apadrinhamento danosos.

Aliás, você consegue lembrar de um feito assertivo de ele tenha executado? Se há um histórico positivo, infelizmente, ficará obliterado pelas declarações de péssimo conteúdo verbal e proximidade com a concessão escandalosa, sempre tonificada pelo aparato público do qual dispõe para falar o que deseja, você concorda comigo?

Sou uma criatura de muita paz, mas sempre que ouço as declarações do político com mais tempo na cena nacional penso que algo está errado. No ocaso da existência a criatura precisa usufruir da herança positiva acumulada. As declarações desnorteantes de Sarney conseguem intensificar a intolerância entre os brasileiros. A saída? Transformá-las em gozação. 

Ainda bem que o Tiago Recchia não deixou passar em branco o infeliz comentário. O ótimo cartunista, exímio cronista da vida brasileira, reúne belo traço, poucas palavras, conjunção de cores elegantes e crítica sagaz, ou seja, componentes exemplares nas mãos dos cartunistas e chagistas que registram os fatos do Brasil e do mundo afora com talento incontestável.

Até a próxima!

Chuvarada em Curitiba

Ontem desabou um temporal sobre Curitiba. Um pouco antes do final da tarde, eu voltava do bairro Portão em direção ao Centro, quando aquele dilúvio caiu. Um terror.  As ruas do Água Verde -  Meu Deus! - com as suas laterais tomadas pela água constituiam um perigo a todos, pois transeuntes e motorizados lutavam para chegar a algum lugar. 
Final de semana e segunda-feira chuvosos - Curitiba, arq. pessoal
Quase fico arrependida de ter ido ao cinema em plena segunda-feira, porque ter ficado tão longe de casa parecia um castigo, enquanto voltava para o bairro Mercês.

A capital paranaense viveu um final de semana chuvoso e na segunda-feira, apesar do recesso matinal quando tivemos um pouco de sol e elevação da temperatura, novamente a chuva caiu sem economia.

Lamento a obviedade do comentário, mas para uns, a chuva deve ter sido uma alegria, mas para quem tentava voltar para casa foi uma tortura. Já examinei as informações sobre o tempo e a maior certeza é a de que instabilidade continuará. A miníma prevista para hoje é de 14ºC , enquanto a máxima é de 25ºC , segundo a nota técnica do Simepar. Vendedores de materiais de proteção festejarão a contínua temporada chuvosa.

Até a próxima!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Acesso escolar entristecido nas escolas públicas


Infelizmente não consegui identificar o nome da escola municipal- Sta Quitéria, Curitiba, arq. pessoal
A semana envolve duas comemorações no interior das escolas: o Dia das Crianças e o Dia do Professor, mas o que você tem a considerar sobre as duas figuras no interior das escolas, sobretudo das públicas, leitor? Nada. Silêncio total? Lamento muito se a resposta incluir o traço de indiferença. Quem não mantém filhos os parentes na escola pública costuma olhar as notícias com indiferença. Grande erro.

Os meus porquês - Às crianças costumo devotar grande atenção; com elas, infelizmente, agora tenho pouco contato, mas já estive muito rodeada, quando era professora iniciante. A fase de criança é inspiradora e merece extrema atenção, porque os pequenos crescem e levam consigo o melhor do que lhes oferecermos. Hábitos consolidados, atenção integral, boas condições de desenvolvimento, de afeto e espaço à brincadeira especialmente ao ar livre, além da satisfação em encontrar respostas às indagações diversas. Será que as nossas escolas públicas oferecem à criança brasileira as melhores condições de desenvolvimento e de respostas à natural curiosidade? 

Será que a parte externa da escola reflete a interna? arq. pessoal
Faça-me o favor! - Transformar a escola em um parque de diversões apenas na Semana da Criança é uma palhaçada; criança lúcida criticará doçura com tempo marcado. Não tenho dúvida alguma de que a minha filha diria: quero a escola boa e alegre o ano inteirinho! 

Quanto...quanto???-  No dia dedicado ao professor fico a me perguntar: quanto ganha por hora aula um professor na rede pública? Quanto vale o esforço em cuidar e educar os nossos filhos? Arrisque um valor. Quanto você pagaria para um professor pela aula oferecida? Penso que as condições de trabalho ao colega professor na escola pública precisam ser irresistíveis. Como? Com um ótimo salário, espaço material estimulante e uma carreira atrativa, abastecida pelo acolhimento respeitoso da sociedade. É justo.

Abram as cortinas ! -  Eu, sinceramente, me recusaria a fazer parte de uma festa escolar que comemorasse o Dia do Professor se eu tivesse que ir às ruas, em movimento grevista  e recesso das salas de aulas para que a sociedade reconhecesse a falta de respeito que os gestores públicos têm com a minha categoria e função. Lembrete: a sociedade é a mesma que matricula os seus filhos na escola ou que paga escola particular nos anos de escolaridade básica, mas lá na hora crucial do vestibular, opta pelas universidades públicas.

Escolas municipais em bairros periféricos tem a marca da negligência externa- Curitiba, arq. pessoal

Será que já passou pela cabeça de um gestor a dupla de atitudes a seguir? Nutrir de excelentes condições as nossas escolas públicas e proporcionar aos professores o que lhes é de direito funcional.

Vá...vá...tomar nas urnas! - Espalhar nas escolas públicas um cartaz, faixa ou cartão com um Feliz Dia das Crianças ou um Feliz Dia do Professor é uma encenação, principalmente se levarmos em conta as condições oferecidas à criança e ao professor. Discorda de mim, leitor? Não está nem aí ao tema? Lembre-se: a indiferença do cidadão e as negligências do poder público fazem surgir novas cotas; tome cuidado com as consequências dos remorsos históricos dos gestores públicos! Mais tarde vem a cobrança e a insensibilidade ao mérito estudantil.

Esclarecimento importante: as fotos em destaque foram feitas ontem, quanto sai à tarde em passeio costumeiro pelos bairros de Curitiba. Olhe as imagens e tire as suas conclusões. Qual seria a expressão facial das crianças e dos professores que adentram às escolas em destaque?

Até a próxima!

Cinco motivos para ser meu aluno


Muito prazer, sou a  Profª Doralice Araújo com  muito orgulho e confiança- arq. pessoal

O leitor poderá até sorrir com o título de extrema confiança que destinei à postagem atual, mas se eu não acreditar na minha capacidade de intervir profissionalmente na redação de um vestibulando, quem atribuirá sentido ao que faço? Talvez, um ex-aluno ou um conhecido leitor, tanto faz que seja do blog ou das minhas relações de amizade. Os que convivem comigo, aqui em Curitiba - ou na rede de contatos simpáticos e receptivos na internet, sabem que não vendo gato por lebre

Confiança plena- Interprete como quiser, meu caro, mas se desejar comprovar as razões abaixo, fique à vontade.

A redação manuscrita, exigência básica nos vestibulares, requer treino objetivo e diário- arq. pessoal


1- Eu trabalho com objetivos de escrita - Ajudo a entender como se elabora, por exemplo, um resumo ou um texto dissertativo. Quem escreve não deverá perder de vista o objetivo. O  meu de agora, por exemplo, é anunciar o meu serviço profissional. Quero e preciso de novos alunos e um anúncio exibe a minha intenção.
2- Faço uma análise criteriosa das condições de leitura e escrita de quem procura a minha intervenção - Uma retrospectiva das aquisições anteriores é um ponto de partida para qualquer atividade de redação, ainda mais, quando voltadas aos vestibulares concorridos. Conferir as habilidades de leitura e escrita, já consolidadas ou não, é fundamental no meu trabalho de atendimento aos alunos.
3- Faço orientação individual, inclusive, via online, além do apoio aos pequenos grupos de interessados- O envio de e-mails solicitando informações ou agendamentos devem ser encaminhados ao araujodoralice@hotmail.com , o meu endereço eletrônico único.
4- Escrevo diariamente -  Uma leitura vertical do NaMiradoLeitor é prova incontestável. Sabe aquele ditado de Casa de ferreiro, espeto de pau?  No meu caso é totalmente o contrário. Mostro que sei escrever; não apenas indico aos alunos que escrevam. Exibo provas diárias, afinal sou especialista no assunto.
5- Reconheço anualmente o sucesso da minha intervenção - A lista dos alunos aprovados nos vestibulares é uma prova irrefutável, mas a preparação que lhes ofereço excede ao exigido nas provas, mas alcança a prática objetiva da escrita, ou seja, a sua funcionalidade.

Bem, dito e objetivamente explicado acima, aguardo os novos contatos de alunos, além das referências, aqui no blog ou  na minha página no Twitter, que atestem com a devida confiança as minhas atividades de professora de redação, não apenas em Curitiba, mas em todo o Brasil, uma vez que o meu atendimento é online, também.

Até a próxima!

A típica segunda-feira...


O céu cinzento permanece desde ontem - Av. N. Sra. da Luz- Curitiba, arq. pessoal

O céu em Curitiba? Continua nublado e há um nevoeiro incontestável. Arrisquei sair para empreender a caminhada diária pelos arredores, mas voltei para pegar um casaco impermeável com capuz, porque o nevoeiro carrega muita umidade. A previsão para a segunda-feira, dia 10 de outubro, meu caro leitor, aponta: mínima de 12ºC e máxima de 24ºC , segundo o Simepar.

É preciso encarar com disposição a segunda-feira, concorda comigo? Vamos enfrentá-la? O clima é um elemento coadjuvante, embora aqui, diante das variações constantes, ele seja influenciador em tudo, absolutamente tudo. Ele dita as regras; pode acreditar.

Até a próxima!

domingo, 9 de outubro de 2011

O fenômeno cultural traduzido pelo Círio de Nazaré


Não há nada parecido com o Círio de Nazaré. Os fieis se emocionam - Foto/legenda: Onizes Araújo Belém, hoje

Independente do credo religioso, meu caro leitor, o Círio de Nazaré é um fenômeno cultural. Para entender a sua grandiosidade e intensidade é preciso vê-lo acontecer na vida dos paraenses. A imprensa sabe da força cultural expressiva e envia seu pessoal de apoio à capital do Pará; os telejornais e os impressos trarão farto noticiário sobre o tema, mas você quer acompanhá-lo agora, simultaneamente?

Clique no link do portal Cultura; assim como acompanhe os meus tweets e retweets acerca do tema, porque independente do fato de morar em Curitiba, o leitor contumaz sabe que permaneço sempre ligada em tudo o que acontece na Amazônia.

Ao longo da manhã farei a inserção de imagens fotográficas que reúnam dados visuais compatíveis à dimensão da romaria, assim como do compartilhamento das referências ao tradicional almoço dos paraenses para celebrar em família o Círio2011. Está interessado? Volte outra vez ao MiradoLeitor.

Inserções posteriores serão agrupadas abaixo:

*  Acompanhe a ótima dica do Fernando Jares e percorra as ruas de Belém, em O Círio do Periquito .  

* Muitas fotos do Círio 2011, aqui no blog da Franssinete Florenzano

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails