sábado, 12 de junho de 2010

Gente que lê e escreve com muito prazer

Hoje, embora com uma dor de garganta daquelas, em consequência da intensa friagem curitibana, acordei com vontade de encontrar novidades em blogs e compartilhar com você exemplos de pessoas que redigem com prazer, porque são excelentes leitoras. Os assuntos são variados, mas é imposssível não avistar no que escrevem a autonomia com o emprego das palavras no texto, o gosto pela leitura e os modos diferenciados de estabelecer a comunicação com seus interlocutores.

Por que e para quê? - Nossas escolas e grande parte das pessoas, prezado leitor, ainda não descobriu os valores funcionais e interativos da expressão escrita. Quem dera que meus colegas professores, não apenas os de língua portuguesa, conseguissem apontar pelo exemplo prazeroso as incontáveis vantagens do uso da escrita comunicativa. Nossas crianças, os jovens vestibulandos, os universitários e os adulto, inseridos no mercado profissional, não ficariam limitados e inseguros diante da folha em branco ou das diversas situações que exigem autonomia comunicativa na escrita manuscrita ou digital.

Práticas exemplares - Confira, por favor, todos os links;  veja, também como oferecem amostras espetaculares da convivência que têm os seus autores com a leitura, pois buscam informes e articulam pontes intertextuais e interativas, além da respeitosa atenção para com o leitor. Ler certamente lhes abastece a conversa, o conteúdo compartilhado.

Não deixe, também, de exercitar a gentileza e escreva um comentário nas páginas escolhidas para a sua leitura, porque uma das estimulantes recompensas para quem mantém um blog é encontrar a sintonia receptiva, embora crítica, do outro lado da tela do computador.

>  Na minha infância e juventude tínhamos uma câmera bem simples, analógica. Nem sempre..., em Saudade , no Cabeça de Papel, da professora Estefânia.

> Não vou desenvolver o tema. Volto a ele quando tiver tempo. Escrevo este post apenas como uma lembrança... , em  Reformas educacionais de direita, no Boteco Escola, do professor Jarbas B. Novelino.

>  Olha a bagunça!!!
Mas foi só enquanto a gente estava fazendo o bota fora das 50 coisas...depois ficou tudo arrumadinho!!!, em Faxina Geral, no Modificando a Casa, da bem organizada Rejane Lemozs.

> (...)   eu ando bem afastada daqui, mas não afastada dos assuntos que sempre moveram este blog. Estou escrevendo, refletindo, lendo, tornado a escrever..,  em Redes Sociais , apropriação(internalização!) tecnológica,  no Suzz Rastros do cotidiano, da professora Suzana Gutierrez.

> Passei as últimas madrugadas vagando por Veneza, Guiado pela Marlena de Blasi. No livro (...) a autora conta..., em  Mil dias em Veneza, no Comes e Bebes, do editor de arte e blogueiro de gastronomia Marcelo Katsuki.
 
Um ótimo sábado, meu caro leitor; você tem algumas sugestões de produtores de textos e leitores que escrevem com esse incontido prazer acima apontado? Por favor, compartilhe a direção.
 
Até a próxima

sexta-feira, 11 de junho de 2010

O Benett não apavora, ao contrário...

Ontem consegui que o cartunista Benett trocasse iluminada conversa com um dos meus pequenos grupos de alunos. Um show. A simpatia e a descontração do cartunista comandam a interação. As charges, as tirinhas são entendidas ainda mais quando o criador fala sobre as suas criaturas.

Não tive muito tempo para fotos, mas a que aparece em destaque será reproduzida e emoldurada para enfeitar a nova sala de aula, núcleo central, em Curitiba, da ideia que orienta, há décadas, as minhas  atividades com a leitura e a escrita.

No registro -  além do cartunista,  quase sempre de boné - a dupla Ricardo e Paula ganhou a relevância na foto e lembrará para sempre dessa aula de redação, entrecortada pela fala do criador do Punkadinha, do Amork, do saudoso Bagaço, entre outros.

Tirinhas e Charges -  Em casa temos um exemplar do livro BENETT APAVORA, alvo interativo de risadas dos que já tiveram a oportunidade de folheá-lo. Sabendo desse detalhe passei, um pouco antes do almoço, em uma das Livraria Curitiba para comprar um exemplar e sorteá-lo entre os estudantes, mas o vendedor declarou a inexistência de qualquer título sobre charges ou tirinhas. Credo!

Eu vou, eu vou - Amanhã irei à Fnac  para conferir se há carência de lançamentos ou se ainda consigo comprar um livro que examine essas tipologias comumente presentes nos vestibulares e bem aceitas nos materiais didáticos. Uma necessidade profissional, compreende?

Entender mais sobre o universo dos quadrinhos e, sobretudo, das charges é um diferencial, porque aumenta a  capacidade de estabelecer sentidos com o que se avista diariamente nas páginas dos jornais e revistas - e, segundo o Benett, inseridas no "seu espaço natural", ou seja, as páginas de opinião, cercadas das diversas cenas que saltitam dos fatos recentes noticiados pela imprensa em geral. Ótima dica, concorda?

Comunicado - Participarei hoje da conversa entre colegas sobre leitura e escrita, promovida na TV EDUCATIVA DO PARANÁ; o bate-papo ocorrerá às 19 horas.

Até a próxima!

"Venha a mim, fofinho(a)", sussura o pedófilo

A maldade humana parece ser ilimitada; será possível que em sã consciência alguém poderá concordar com o ajuizamento feito, em nome da lei, sem deixar que A história de horror, relatada pela jornalista e advogada Franssinete Florenzano caia no esquecimento? Eu não, prezado leitor. A imagem em destaque ao tema vem do Cidades Russas. Obrigada.

Más & Boas notícias - Lamento que a minha querida região amazônica, ao contrário do que esta professora gostaria, tenha sempre grande repercussão pelo Brasil afora com assuntos lamentáveis.

Encarno hoje -  com a ajuda preciosa e interativa da rede virtual - a figura de uma espécie de webpombocorreio para rogar que esse caso de pedofilia e falta de ética jurídica ganhe a atenção do maior número de pessoas. Posso contar com você?

Um dos meus amigos, o Alessandro Martins , incomodado com a incompetência de alguns legisladores no trânsito das questões morais e da falta de ética, já declarou o seu  horror diante dessa história. Falta você.

Escondidos e abafados - Quantos casos de pedofilia estarão ai anônimos, encastelados pelo medo, sujeição e conivência? Sinto vontade de vomitar - e quem não tem, hein? -  ao tomar conhecimento dos detalhes dessa atrocidade encetada pela figura de um médico e ex-político, ora lépido e fagueiro andando soltinho da silva pelas ruas da capital paraense.

Conhecer os casos semelhantes e combater - alertando e divulgando em todos os lugares! - a prática da pedofilia com veemência são duas ações esperadas. Voltarei mais adiante com um tema diverso; ajudará a contrastar com essa triste história de bestialidade e horror.

Até a próxima!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Onde deixar a bicicleta em segurança?

Apenas agora consegui a oportunidade favorável para estabelecer uma prosa com você, prezado leitor.

A quinta-feira foi bem cheia de afazeres..


Hoje, após o almoço, sentei num daqueles bancos de madeira, dispostos ali na Rua Luiz Xavier. Gosto de apreciar aquele vai-e-vem curitibano nas imediações do meu curso de redação e, com a máquina sempre dentro da bolsa, não resisti...  fiz o registro ao lado.

Veja como as floreiras, ali do começo da Boca Maldita, estão enfeitadas naturalmente para a Copa. Margaridas  amarelas com folhas bem verdinhas fazem o conjunto canarinho.

Cadê o estacionamento?  -  Olhe bem atentamente o registro - clique 2 vezes em cima da foto para ver melhor os detalhes! Você consegue perceber algo extremamente preocupante? Eu sim. A inexistência de estacioamento público para bicicletas, o que faz os ciclistas de passagem pelo centro prenderem as magrelas no gradil das floreiras. Cena muito comum, acredite!

Fazer justiça ao título -  Por que a prefeitura municipal ainda não demarcou uma área, nas imediações da Praça Osório ou da Rui Barbosa, com a finalidade de estacionamento público para bicicletas? Deixaria muita gente bem feliz; não tenho dúvida alguma. Seria uma prova dos nove para confirmar merecidamente o 4º lugar de Curitiba na lista de cidades "amigas das bicicletas", segundo postagem do Curitiba Cycle Chic.

Recomendo - Interessado no tema e outros correlatos? Clique na Turma dos Velhinhos e no Fragmentos do Cotidiano, assinados pelo Luis Perters.


Até a próxima!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Charges, cartunistas, paçoquinhas e tevê

Amanhã um dos meus grupos de vestibulandos -  participantes da série de 15 ENCONTROS MARCADOS COM A REDAÇÃO -  terá uma aula bem divertida. Sabe o motivo? O tema. Tratarei da análise das charges e levarei amostra diversificada das que saem nos jornais e revistas, assim como nos blogs, tal como a que aparece em destaque. Meu conterrâneo Waldez mandou bem na crítica e no repasse do termômetro político; gostei muito.




Encontro marcado com o cartunista - Não sei se o meu convidado de honra poderá ir, mas o Benett - meu parceiro ilustrador de livro de redação - está harmonizando a agenda, sempre sujeita aos compromissos de última hora. Vá que o presidenciável S finalmente consiga um vice? O cartunista precisa correr e se debruçar na webprancheta para nos fazer sorrir mais com essa pendenga no interior do partido.


Meus alunos vão adorar certamente conhecer ao vivo e a cores o cartunista paranaense que tem colocado mais tiras e charges nas provas do vestibular.


Será que conseguirá? Não sei se o Benett poderá participar da minha programação e testemunhar o quanto as tirinhas e charges provocam risadas e melhoram o humor dos vestibulandos nas aulas, mas uma coletânea de charges será entregue ao grupo de estudantes;  na tentativa de adoçar a boquinha do cartunista levarei um pacote de paçoquinhas para que ele não precise negociar no Twitter assim, ó:

                "Trocaria todos os meus livros e dvds agora por uma paçoquinha!"

Clique no link; faça uma leitura vertical e confira a proposta infame e risível, em plena manhã de domingo. É tentador sair do meu curso com uma caixa de paçoquinhas - ou não, Benett

Sexta na tevê! - Eu também, prezado leitor, incluo oficialmente na minha agenda um compromisso na sexta, dia 10 de junho, às 19horas: participar do debate sobre leitura e escrita, na TELEVISÃO EDUCATIVA DO PR. Honroso convite. Sou professora autônoma, trabalho com crianças, vestibas e universitários e com a liberdade de expressão assegurada. Ô coisa boa!!

Recomendo: além do clique nos links... que tal participar ativamente e interagir mais com este Na Mira do Leitor? Viu que já estamos com 19 seguidores? A Marta a Amandinha entraram para reforçar o plantel interativo.

Até a próxima!

terça-feira, 8 de junho de 2010

Caprichos da Natureza




Fique, prezado leitor, com alguns registros desses caprichos da Natureza; os indicativos dos lugares avistados nutrirão a curiosidade dos que não conhecem Curitiba.

Ao passar pelo Jardim Social, no último passeio de domingo à tarde, desci do carro para fotografar a bela rosa a enfeitar e a contrastar com o ferro da grade em destaque.

Minha filha e o pai , companheiros dessas incursões pelos parques, praças e ruas da cidade, costumam rir do meu entusiasmo, embora também sejam cúmplices da  paixão incontida pelas flores.


É impossível, diga lá, não  observar essa espécie floral bem parecida com um pássaro; você sabe o nome desse tipo de flor, caro leitor? Eu as encontro sempre bem viçosas, quando passo ao lado do Restaurante Fogão & Cia, localizado nas cercanias de casa, aqui no bairro Mercês.

Dia bem cheio - Hoje o meu dia será bem repleto de afazeres; atendo alunos em busca de aprimoramento na leitura e redação, mas sempre encontrarei um tempo para você, prezado leitor.

Recomendo- Não deixe de acompanhar com a leitura e prestigiar com a palavra cordial a arregimentação de sentidos feita pelos blogueiros em destaque, à direita da página.

Até a próxima!

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Coloque seu argumento dentro do ônibus ou do avião

Finalmente. Agora há disponibilidade do BLOGGER para editar o texto de hoje. Vamos, portanto, ao que interessa: a escolha dos procedimentos argumentativos -  atitude decisiva na composição de um texto de opinião bem organizado - , porque eles funcionam como veículos eficientes para conduzir ideias e argumentos.
Com a ajuda do Twitter - Hoje, enquanto escrevia mais um tweet, li a mensagem inquisitória abaixo. O autor? O Senador Cristovam, professor e político que parece destoar inteiramente dos seus colegas congressistas, quando o assunto faz emergir a temática da educação pública nacional.

                              "Qto % dos alunos na EduBase, V.acha que desejariam ser professores? Desses,qtos são os melhores alunos?"

Fuja do transporte inseguro - Pois bem, para responder às questões  acima sem esbarrar em achismo será preciso contar com uma pesquisa bem séria, mas para quem acompanha a crise dos talentos em direção ao magistério, raramente estampada em investigativas reportagens sobre o tema - ou ainda faz jus à condição de observador atento da vida - será possível conduzir justificativas convincentes sobre o que se deseja argumentar.

Escolha o melhor e mais conveniente transporte – Uma idéia sobre uma questão determinada sempre acampa uma estratégia de expressão, de persuasão. É preciso bem escolher o tipo de veículo mais ajustado para logo chegar ao destino; vez por outra o camarada precisa embarcar em dois transportes para chegar ao ponto final. É imprescindível, portanto, manter a objetivadade e a mira no que se pretende alcançar. Pense bem e escolha abaixo o modo como poderá levar o seu argumento ao leitor/corretor da sua redação.


> Com exemplificações – Busque apoio em relatos e experiências próximas. Nada como uma boa história para ilustrar a reflexão.

> Com lista de motivos, razões – Enumerar justificativas faz o leitor acompanhar vivamente a lógica do seu raciocínio.

> Com dados numéricos – Números, ordenações, percentuais, ordens a anúncios de grandezas e intensidades (maior/menor/mais/menos) arregimentam autoridade à justificativa esboçada na redação.

> Com citações e/ou depoimentos – Trechos como o que você  avista em destaque acima, em itálico, reforçam a clareza reflexiva que fornece o engate na argumentação.

> Com retrospectiva histórica, entre outros, sempre bem explicadinhos, lá na série de 15 aulas que formata os meus Encontros Marcados com a Redação e, brevemente, disponíveis em livro.


TREINE A ESCRITA – Abaixo você dispõe de duas alternativas para refletir e argumentar valendo-se das eficientes táticas de argumentação, anteriormente indicadas. Avante.

Proposta 1 - Que tal encontrar convincentes respostas à dupla de perguntas feitas acima pelo senador Buarque? Não ultrapasse o limite de 15 linhas.

Proposta 2- Você já pensou em ser professor, especialmente da educação pública? Escolha uma das alterativas e argumente; limite-se a 18 linhas.

(   ) Nunca
(   ) Vagamente
(   ) Sempre
(   ) Nem doido
(   ) Outra resposta

Um lembrete muito importante: o corretor da redação nos concursos públicos, não ajuizará sobre a sua tese, mas sim acompanhará a articulação concatenada (objetivos da proposta, estrutura do texto e uso dos recursos textuais) que você realizou na exposição reflexiva,sob a forma escrita.

Ficou curioso quanto à dupla de fotos acima? A primeira fiz ontem, no aprazível Bosque Portugal, localizado no Jardim Social, residencial bairro curitibano, enquanto a segunda em uma dessa tardes ensolaradas, em caminhada pela Av. Padre Anchieta, no Bigorrilho, outro bairro perfeito para viver bem na capital paranaense.

Até a próxima!

domingo, 6 de junho de 2010

Simpáticas companhias reais e virtuais

Não tenho muito amigos; até porque amigos são estabelecidos muito mais nas situações adversas do que nas festivas, mas com a entrada do computador e a internet na minha vida o número de pessoas simpáticas , estimulantes e interativas cresceu bastante. Nunca mais fiquei absolutamente sozinha, porque basta conectar o computador e localizar os vários contatos nos blogs, nos portais das notícias para que abundantes interações aconteçam. Ontem, por exemplo, aconteceu algo bem ilustrativo; basta abrir o o link à postagem do Jarbas Novelino, no Boteco Escola.

Basta um clique, disposição para ler e interagir para encontrar simpáticas companhias, concorda comigo? Com o Twitter  na minha vida esses contatos aumentaram diariamente.

O perigo sempre ronda - Há, é claro, o fantasma da enganação, da dissimulação, do interesse vil nessa troca de contatos, mas com o tempo uma pessoa aprende a discernir melhor quem realmente merece a leitura, o prestígio e a atenção simpática, que fica beirando, beirando o portal da amizade. A ilustração da Soninha Horn oferece uma boa ideia de como fico muitas vezes pensando... sobre os perigos na internet.

Tenho feito, entretanto, amigos na rede virtual; alguns sairam da tela e vieram encontrar alegremente comigo, ali na Praça da Ucrânia, quando se arma a semanal feirinha gastronômica, às sextas-feiras; outros combinaram encontros em cafés e livrarias e também naquele compartilhar surpreendente do momento familiar para o almoço. Lado bom e espetacular da internet.

Faz muito frio aqui - Neste domingo curitibano, bem confirmado pela SIMEPAR-PR como extremamente friorento, quero agradecer aos inúmeros contatos de simpatia, receptividade, estímulo e amizade que têm perpassado na caixinha de comentários ou nos contatos reais, fora da tela do computador.  Eles aquecem e redimensionam os meus sentimentos de gratidão e amizade. Vitórias da leitura e da escrita, sem dúvida alguma.

Voltarei, se puder - Talvez consiga retornar mais tarde e fazer uma segunda postagem; minha filha precisa do modem para concluir um trabalho da escola - e, enquanto ela se utiliza da internet, eu vou fazer uma caminhada pelos arredores de casa e cuidar da vida, porque barco parado não gera lucro, não é mesmo?

Observação - Não esqueça de atentar à mudança, em rodízio, dos links para os blogs que costumo ler e recomendar o acesso. Neste domingo, 6 de junho,  já serão outros os destacados.

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails