sexta-feira, 11 de junho de 2010

O Benett não apavora, ao contrário...

Ontem consegui que o cartunista Benett trocasse iluminada conversa com um dos meus pequenos grupos de alunos. Um show. A simpatia e a descontração do cartunista comandam a interação. As charges, as tirinhas são entendidas ainda mais quando o criador fala sobre as suas criaturas.

Não tive muito tempo para fotos, mas a que aparece em destaque será reproduzida e emoldurada para enfeitar a nova sala de aula, núcleo central, em Curitiba, da ideia que orienta, há décadas, as minhas  atividades com a leitura e a escrita.

No registro -  além do cartunista,  quase sempre de boné - a dupla Ricardo e Paula ganhou a relevância na foto e lembrará para sempre dessa aula de redação, entrecortada pela fala do criador do Punkadinha, do Amork, do saudoso Bagaço, entre outros.

Tirinhas e Charges -  Em casa temos um exemplar do livro BENETT APAVORA, alvo interativo de risadas dos que já tiveram a oportunidade de folheá-lo. Sabendo desse detalhe passei, um pouco antes do almoço, em uma das Livraria Curitiba para comprar um exemplar e sorteá-lo entre os estudantes, mas o vendedor declarou a inexistência de qualquer título sobre charges ou tirinhas. Credo!

Eu vou, eu vou - Amanhã irei à Fnac  para conferir se há carência de lançamentos ou se ainda consigo comprar um livro que examine essas tipologias comumente presentes nos vestibulares e bem aceitas nos materiais didáticos. Uma necessidade profissional, compreende?

Entender mais sobre o universo dos quadrinhos e, sobretudo, das charges é um diferencial, porque aumenta a  capacidade de estabelecer sentidos com o que se avista diariamente nas páginas dos jornais e revistas - e, segundo o Benett, inseridas no "seu espaço natural", ou seja, as páginas de opinião, cercadas das diversas cenas que saltitam dos fatos recentes noticiados pela imprensa em geral. Ótima dica, concorda?

Comunicado - Participarei hoje da conversa entre colegas sobre leitura e escrita, promovida na TV EDUCATIVA DO PARANÁ; o bate-papo ocorrerá às 19 horas.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails