quinta-feira, 20 de junho de 2013

Sem camuflagem, por favor, manifestantes!

 
O jovem manifestante e o seu dispensável disfarce-  Foto de Jeniffer B. Scheffer cedida ao NaMirado Leitor- Curitiba,  jun. 2013

A foto do jovem acima foi feita no começo da noite do dia 17 de junho, ali na Boca Maldita. A máscara era um adereço ao visual, porém depois dos desconcertantes episódios de vandalismo pelo Brasil afora, valer-se de qualquer camuflagem requer atenção redobrada de todos; você concorda comigo, leitor?

Por favor! - Faço um apelo aos que participarão das manifestações programadas no Brasil: evitem as máscaras! Deixem que os vândalos delas façam um símbolo para que sejam identificados, imediatamente. As caminhadas têm propósitos pacíficos e eliminar o intolerável disfarce ajudará a manter o tom participativo, assim como inibirá qualquer iniciativa desse vandalismo desconcertante que avistamos nas notícias reproduzidas na tevê, jornais e redes sociais. O Brasil vive um momento de revigorante força popular e a busca pela transparência nas ações assumidas por todos, inclusive governantes, é contrária a qualquer camuflagem.

Até a próxima!

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Boas notícias e outras, nem tanto assim...


 
No jardim de uma amiga encontrei a bela flor- arq. pessoal 2013

Boa noite, caro leitor. Depois de uma grande parte do dia tão cheio de notícias boas e outras nem tanto assim, fiquei com uma vontade danada de ouvir Pra não dizer que não falei das flores, a bela e emblemática canção do Geraldo Vandré.  Gosta dela, também?

Até a próxima!

Que tal fazer um teste na hora do sufoco, pref. Gustavo Fruet?


O transporte público inovador é motivo de orgulho ao curitibano, mas ele deseja atendimento satisfatório permanentemente- Curitiba, Rebouças, arq. pessoal 2013


Aqui em Curitiba? O usuário  sente orgulho das inovações visíveis na frota disponível, mas reúne queixas com relação ao que lhe é oferecido na hora mais crucial da sua rotina. É no horário do embarque/desembarque - ou do ensardinhamento -  que a tarifa atual de R$2,85 faz com que ele xingue todos os antepassados dos que deixaram a situação ficar assim como está.
Os novos ares na esfera municipal prometidos pelo prefeito. Gustavo Fruet estão na mira dos curitibanos e não apenas no dia da posse-  Curitiba, arquivo pessoal, 1º de jan. de 2013

Sou dependente contumaz dos biarticulados e dos demais modelos de ônibus que circulam em Curitiba. Conheço bem de pertinho a luta diária do embarque e desembarque nas plataformas das estações que acolhem a multidão naquele vai-e-vem de casa/escola ou do trabalho. É um sufoco quase indescritível. Embarcar, por exemplo, ali na estação-tubo Eufrásio Correia entre 18h30 e 19h30 é para gigantes na paciência. Para sair do ônibus? Outra batalha, meu caro leitor. 

Que tal fazer um teste, Gustavo Fuet, mas sem a companhia do séquito que costuma acompanhar as autoridades políticas? Sei que é difícil agora o prefeito se despojar das honras do cargo, mas se desejar manter a confiança outorgada nas urnas em 2012, conseguirá viver pelo menos durante um período a rotina da população que o elegeu ao cargo. Faça uma tentativa, por favor!

 "Era para ser 3,10 e seguramos em 2,85 antes que qq desoneração que  ajude agora a reduzir o deficit. Aqui é integrada e única em 13 m " - tuitou o prefeito, ainda ontem em resposta a interlocutor.

Acompanho as declarações oficiais da prefeitura curitibana sobre as dificuldades que enfrenta com o caixa público encontrado, mas estarei na multidão de manifestantes descontentes que não hesitam em cantar o " Vem, vem, vem pra rua, vem..." na próxima sexta-feira, dia 21, às 18:00 horas, ali na Praça Rui Barbosa (Gazeta do Povo, 16/6 ), ponto de encontro dos que desejam que as instâncias dos governos atendam às necessidades do cidadão brasileiro. Curitiba? Quer mais do que ora dispõe, sim!

Até a próxima!

terça-feira, 18 de junho de 2013

A nossa gente acorda do pesadelo e imobilismo, finalmente!

Com a ajuda da câmera do celular traduzo um pouco da emoção renovadora de Esperança que vi ali na Boca Maldita- Curitiba, arq. pessoal 2013

Participar ativamente em busca das soluções aos problemas coletivos? É atitude rara, meu caro leitor. Na hora de votar e eleger aquele grupo de candidatos aos cargos municipais, estaduais e federais a maioria de nós segue até à urna eleitoral em atitude obrigatória, pois a experiência com a outorga do poder político tem sido decepcionante. Após a diplomação política, os vereadores, os deputados,os  prefeitos, os governadores e os presidentes entram em campo e começam a jogar com os nossos interesses. Desse campo? Não querem mais sair; pois parece que os prêmios aos que jogam por mais tempo e têm capacidade para  a inevitável transmutação, tanto em lobos, quanto em carneiros, rendem muitos dividendos, encantamentos e poder. A maioria de nós, infelizmente, vota mal e deixa as Câmaras, as Assembleias, o Congresso e o Palácio presidencial nas mãos do acaso, da conveniência, do conluio partidário. Felizmente, a busca pelo respeito começou na vida do cidadão cansado dessa toada política; a mudança ainda está engatinhando e os vândalos tentam subtrair o mérito do aprendizado, lamentavelmente.
 
A manifestação popular envolve a busca pelo respeito ao cidadão.  Curitiba, Boca Maldita, arq. pessoal 2013

Estive na Boca Maldita no finalzinho da tarde de ontem,  meu caro leitor. Lamentei não poder seguir com a multidão que caminhava e cantava pelas ruas do Centro, pois meu joelho direito reclama atenção, mas voltei com um pouco mais de Esperança, embora desconfie da ubiquidade insuportável dos vândalos, tanto nas ruas, assim como nas casas legislativas conhecidas como Câmaras Municipais, Assembleias e Congresso Nacional, hoje desmoralizadas com a série de desatinos e jogatinas partidárias. Os jornais tecem detalhes sobre esse acordar nacional da indiferença e do pesadelo vivido pela maioria da população.

Até a próxima!

segunda-feira, 17 de junho de 2013

A caminhada da saudade...

 
A caminhada pelas ruas de Barão Geraldo ajudou a reencontrar imagens do meu passado estudantil - Campinas, SP.- arquivo pessoal 2013

No recente final de semana fiz uma caminhada de volta ao passado saudoso lá em Barão Geraldo, distrito de Campinas (SP) - e o trajeto esteve tão bom que decidi aproveitar mais o que via e ouvia, ao contrário de mobilizar todos os meus sentidos e ainda blogar. Assim, justifico ao meu caro leitor a ausência das postagens.  Agora? De volta à rotina curitibana.

No passeio de saudade? Comigo levei a filha única, testemunha da minha alegria - Cidade Universitária, Barão Geraldo, Campinas, SP- arquivo pessoal 2013

Tenhamos, então, uma ótima segunda-feira. Aqui em Curitiba? A manhã carrega consigo a chuva, mas as notícias do Simepar são animadoras, uma vez que o site prevê a trégua do período chuvoso durante a parte da tarde.

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails