terça-feira, 18 de junho de 2013

A nossa gente acorda do pesadelo e imobilismo, finalmente!

Com a ajuda da câmera do celular traduzo um pouco da emoção renovadora de Esperança que vi ali na Boca Maldita- Curitiba, arq. pessoal 2013

Participar ativamente em busca das soluções aos problemas coletivos? É atitude rara, meu caro leitor. Na hora de votar e eleger aquele grupo de candidatos aos cargos municipais, estaduais e federais a maioria de nós segue até à urna eleitoral em atitude obrigatória, pois a experiência com a outorga do poder político tem sido decepcionante. Após a diplomação política, os vereadores, os deputados,os  prefeitos, os governadores e os presidentes entram em campo e começam a jogar com os nossos interesses. Desse campo? Não querem mais sair; pois parece que os prêmios aos que jogam por mais tempo e têm capacidade para  a inevitável transmutação, tanto em lobos, quanto em carneiros, rendem muitos dividendos, encantamentos e poder. A maioria de nós, infelizmente, vota mal e deixa as Câmaras, as Assembleias, o Congresso e o Palácio presidencial nas mãos do acaso, da conveniência, do conluio partidário. Felizmente, a busca pelo respeito começou na vida do cidadão cansado dessa toada política; a mudança ainda está engatinhando e os vândalos tentam subtrair o mérito do aprendizado, lamentavelmente.
 
A manifestação popular envolve a busca pelo respeito ao cidadão.  Curitiba, Boca Maldita, arq. pessoal 2013

Estive na Boca Maldita no finalzinho da tarde de ontem,  meu caro leitor. Lamentei não poder seguir com a multidão que caminhava e cantava pelas ruas do Centro, pois meu joelho direito reclama atenção, mas voltei com um pouco mais de Esperança, embora desconfie da ubiquidade insuportável dos vândalos, tanto nas ruas, assim como nas casas legislativas conhecidas como Câmaras Municipais, Assembleias e Congresso Nacional, hoje desmoralizadas com a série de desatinos e jogatinas partidárias. Os jornais tecem detalhes sobre esse acordar nacional da indiferença e do pesadelo vivido pela maioria da população.

Até a próxima!

4 comentários:

  1. Acredito que o movimento consiga ao menos alcançar a consciência das gentes, para que passem a preocupar-se mais com as decisões políticas da sociedade. Se acordar alguns adormecidos já foi de boa valia. Quanto aos que foram ao Palácio das Araucárias e pretenderam invadi-lo, eles não representam a maioria, para mais de 10.000, que ontem protestaram. Acho também vergonhosa a cobertura da RPC-Gazeta, com ênfase nas depredações.

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber de seu ativismo!
    Parabéns pela iniciativa de sair às ruas!
    Tenho orgulho de ser seu 'webcolega'.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe a atitude de curvar-se à necessidade e descobrir prazer na vida coletiva, Marcelo? Pois é. Fiquei alegre com a sua visita ao NaMira.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails