sábado, 8 de março de 2014

Poda regular e rebaixamento da copa das árvores

Espécies de pequeno porte no paisagismo urbano não causam danos ao calçamento e evitam problemas- Na General Carneiro, Curitiba, arquivo pessoal

Quando chove e venta bem forte sempre penso na poda regular e o rebaixamento da copa das árvores,  duas providências sempre necessárias nas áreas  de movimentação urbana, tal como ruas, avenidas, praças e parques públicos. Não sei se o leitor atenta à dupla de serviços disponíveis ao cidadão, mas é preciso acionar a equipe da prefeitura local, caso contrário ela virá apenas em caso de acidente ou diante de uma notícia veiculada pela mídia antenada com o que acontece na cidade. Podar e rebaixar a copa das árvores, especialmente as de grande porte? Serviço preventivo.

Participe, também!  - Sem a participação objetiva do cidadão, como evitar as situações perigosas e que colocam em risco a segurança das pessoas, dos veículos e das casas? Apenas reclamar depois da queda de árvores, galhos e problemas de rachaduras no calçamento público? É uma tendência geral, infelizmente; se mudarmos de atitude e ajudarmos com as advertências agiremos em consonância à prática feliz da prevenção. Aqui em Curitiba? Eu ligo para o nº156 e a telefonista anota a minha reclamação/solicitação e recebo nº de um protocolo; se a providência demorar, insisto, novamente. É o meu direito!

Até a próxima!

quinta-feira, 6 de março de 2014

Aos que varrem as nossas ruas? A minha reverência cidadã!

 
Aos que deixam as nossas ruas em ordem, a minha reverência de cidadã- Curitiba, nov. 2013, arquivo pessoal

Aqui em Curitiba a figura do varredor das ruas, também conhecido como gari, é onipresente, ou seja, ela está em todos os lugares. Para homenagear aos que deixam as nossas ruas, praças, jardinetes e avenidas sem lixo espalhado, em novembro de 2013 desenhei e pintei uma cena observada aqui no bairro Mercês. Para mim? Foi uma alegria danada ter conseguido expressar com guache em papel Canson 300g a cena emblemática.

Preocupo-me com a situação dos garis, ora em greve lá no RJ; são trabalhadores que merecem a reverência de todos, inclusive dos administradores municipais.
 
Até a próxima!

quarta-feira, 5 de março de 2014

Meus passeios pelo Paraná

 
O Museu Witmarsum guarda a história da colonização local. Passeio imperdível! Palmeira(PR), arquivo pessoal 2014

Hoje, o longo feriado de carnaval de 2014 chega ao seu final. 
 
A antiga cidade litorânea de Antonina (PR) merece a  sua visita, leitor- arquivo pessoal 2014

Aproveitei os dias mais livres para conhecer duas referências locais no Paraná: a Colônia Witmarsum, em Palmeira, assim como a litorânea Antonina. Recomendo-lhes a visita, caro leitor.

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails