sábado, 16 de março de 2013

A jardineira aprendiz comenta...


Aceite os meus "beijinhos" como um presente, caro leitor- A jardineira aprendiz comenta - arq. pessoal 2013
A beleza dos "beijinhos" existentes no meu jardim encosta a modéstia no muro da obviedade. Já estou, inclusive, preparando mudas da plantinha para distribuir aos amigos; ela é popular, mas algumas cores das flores são mais raras. Hoje, diferente dos da postagem anterior, os beijinhos de suave rosa ficam no destaque para saudar ao visitante do NaMira. Aceite-os, portanto, como um presente gentil da natureza, porque dela sou apenas aprendiz intermediária.
 
Até a próxima!

Recado em muro


Nos passeios pelos bairros fico atenta a tudo; motivos não faltam, meu caro leitor. Quer um exemplo? Clique na foto e ela aumentará, mas se estiver  indisposto já adiantarei o que ela diz no recado ao passante: "Achas que ser artista é fácil? " - Nos muros encontrei- Curitiba, arq. pessoal 2013

Até a próxima!

sexta-feira, 15 de março de 2013

Nossas escolas sob a mira do leitor; ajude a fotografá-las!


No destaque? A mais recente lembrança da fachada da biblioteca da minha saudosa  EEBarão do Rio Branco. Será que recebeu melhorias? Belém, PA, arq. pessoal 2010
Hoje é o Dia da Escola, meu caro leitor. Penso que a melhor atitude para saudar o motivo da comemoração é ficarmos atentos ao universo escolar mais próximo ou mesmo distante, tal como destaquei acima. No caminho das nossas travessias visuais cotidianas pelo bairro, por exemplo, como estão as escolas? Como já foram? Nossas lembranças antigas e recentes são muito importantes. Ajude-me a trazer um número representativo dessas informações.


Fotografe, também! - Fachadas escolares, portões de acesso, placas indicativas nas salas, jardins, áreas de convívio, salas dos professores, aparência dos banheiros, rampas, arvoredo, atividades, placas de inauguração, lanche do dia, imagens dos estudantes à entrada ou saída do prédio escolar, material  didático utilizado, cantina, biblioteca, área das atividades de educação física, laboratórios e tudo que estabeleça conexão com o ambiente escolar merece ficar sob os olhares do cidadão atento
 
Interaja, também!- Com uma câmera até do celular um mapeamento surpreendente ou preocupante poderá emergir de todos os cantos do país. Já pedi ajuda na minha página tuiteira, mas preciso de reforço dos blogueiros e visitantes do NaMira.

Até a próxima!

Quer ser meu aluno de redação? Conhece alguém que precisa, também?


A webdivulgação do meu trabalho é justa, afinal, sou professora autônoma de redação- Alô, Curitiba?

Ah...como eu gostaria de que ao menos 0,5% dos 5.278  leitores que já visualizaram (08h56, hoje) e dos que ainda lerão a minha postagem O Brasil inteirinho de olho no Enem participassem dos meus Encontros Marcados com a Redação, cujas vagas  às quartas ou sextas-feiras ainda estão disponíveis aos vestibulandos residentes em Curitiba e região circunvizinha. 

Quer ver uma amostra das minhas recomendações habituais aos estudantes?

Leitura & Escrita: habilidades necessárias pela vida afora- arq. pessoal

Agradeço ao leitor o repasse das informações acima e sugiro que experimente perguntar a um estudante do ensino médio, tanto da escola pública, quanto da particular, sobre o número de redações  propostas como atividades em 2013. 

A leitura e a expressão escrita em Português devem ser práticas regulares e bem orquestrada nas escolas brasileiras, caso contrário, a insegurança com a interpretação e expressão escrita marcará a atitude das novas gerações, inclusive, nas salas das universidades. Quer uma prova inconteste? O corre-corre à ocasião da redação dos trabalhos de conclusão de cursos e monografias.

Escrever bem? Exige tino e tento!- arq. pessoal 2013

Uma redação? É pouco. Duas ou três? Uma boa marca. Cinco a cada semana? Esta é a quantidade ideal de composições que meus dedicados alunos elaboram. Sob a minha orientação eles percebem que escrever e ler bem são habilidades que lhes acompanharão não apenas para o vestibular ou outro concurso público, mas pela vida afora. 

Conhece alguém que precisa ser meu aluno? Agradeço a indicação, meu caro leitor.

Até a próxima!



A explosão das goiabas by Carlos Macapuna


Fartura das goiabas- Reprodução autorizada ao NaMira pelo autor da foto
A temporada de goiabas é geral; vejam a belezura no destaque. O meu conterrâneo Carlos Macapuna fez o registro fotográfico lá em Socorro, município paulista no pé da Serra da Mantiqueira e às margens do Rio Peixe.

Adoro  esse acompanhar cíclico dos efeitos caprichosos da natureza; sempre há o que fotografar, você concorda comigo  caro leitor?

Ainda no começo da semana ganhei uma grande porção de goiabas brancas. Lá no quintal da casa da minha amiga duas goiabeiras estão carregadas de frutos e a generosidade é uma senhora incontentável; ela quer sempre espalhar mimos entre os amigos. Sabe o que fiz com as goiabas? Um doce caseiro. Sabe aquele doce com porções da fruta, leitor? Pois é...
 
Até a próxima!

quinta-feira, 14 de março de 2013

Saudades de Belém...


Quando a temporada curitibana marcada pelos dias cinzentos, frios e chuvosos começa, ah... fico com uma vontade danada de passar uns dias em Belém ( You Tube); bastava apenas uma temporadazinha na Praia do Paraiso, por exemplo. Tudo é muito distante do sul brasileiro, mas é pertinho da capital paraense. No destaque, a foto que fiz da isolada praia mosqueirense. Já esteve lá, meu caro leitor?  Arq. pessoal

Até a próxima!

quarta-feira, 13 de março de 2013

Nova tarifa de ônibus em Curitiba


"Próxima parada: estação Praça da Ucrânia"; inesquecível aviso para mim- Curitiba, arq. pessoal 2013
A tarifa do ônibus urbano aumentou. Para embarcar em um expresso (YouTube) o usuário residente ou visitante na capital paranaense desembolsará R$2,85, a partir de amanhã, dia 14 de março, segundo dados do site da Prefeitura de Curitiba.

Até a próxima!

terça-feira, 12 de março de 2013

Webgentilezas com o blog

Diminui a saudade da escola da minha infância com uma foto enviada pelo meu irmão  - E.E. Barão do Rio Branco, Belém, PA

Eu costumo pedir a contribuição de webleitores para dinamizar visualmente as minhas postagens. Adoro quando chegam as imagens ou ilustrações, especialmente das flores, frutos, árvores e fachadas das escolas públicas ou particulares e ainda das gostosuras disponíveis nas padarias ou cafeterias. Nos destaques da postagem você poderá ver amostra da atitude gentil de alguns webamigos.

A figueira lá de Barcelona ganhou o click do Marcelo e o envio da foto fez a minha alegria

Um dia quem sabe...cheguem de Lisboa ou da Toscana ou ainda da tapajônica Santarém, entre outras cidades pelo Brasila afora 

Eu queria mostrar o tacacá, mas estava sem câmera e o Alessandro Reis não hesitou em passar pela Pça Osório e  fotografar a delícia paraense à venda- Barraca da Amazônia, Curitiba
A interação ente blogueiros com temas afins e trato marcado pela webgentileza é mais poderosa e frequente do que você imagina, caro leitor. Confira a amostra parcial; para mim representa um registro vitorioso do delicado embate entre a indiferença e participação estimulante de quem está conectado e dispõe de uma câmera bem ativa, inclusive no celular. 
  
 Até a próxima!

segunda-feira, 11 de março de 2013

O imprescindível prazer nos afazeres


Faço da jardinagem um dos prazeres diários; veja como estão floridos alguns dos meus vasinhos- , arq. pessoal 2013
                                  A maioria das pessoas leva a vida sem nenhum prazer no que faz. Apenas toca a  vida esperando pelo sábado e o domingo.


O professor inglês Ken Robson (IstoÉ, 23/6/1010) é o autor da afirmação em destaque. Você concorda com ele, meu caro leitor?

Tomara que você apareça para webconversar, pois a questão acima é uma das propostas de redação que costumo entregar aos vestibulandos; refletir e opinar sobre questões mais próximas da vida real  mantém o interesse de qualquer pessoa em alta. 

Tenhamos uma excelente semana de trabalho, estudo e apreciação da vida. 

Até a próxima!

domingo, 10 de março de 2013

Ele deixou uma X-Saudade, também!


O X-Montanha do Seu Zé- by W.C.Takeuchi- reprodução autorizada ao NaMiradoLeitor
Conhece alguém que tenha deixado a vida, mas sem esquecer de deixar lembranças boas aos que ficam? Os estudantes atuais e antigos frequentadores da Lanchonete Montesquieu, empreendimento do Seu Zé, o criador do sanduiche X-Montanha, certamente reúnem gratas lembranças. Clique, meu caro leitor, na postagem do Circulando por Curitiba, assinada pelo engº W.C.Takeuchi e entenderá o motivo. Aqui em casa? Até a minha filha, aluna da UTFPR, entristeceu com a notícia. Não faltam motivos para sentir uma X-Saudade.

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails