sábado, 19 de março de 2011

Um mirante de blogs; ajude a elaborar

Você conhece alguém que faz postagens e reside, por exemplo, nas imediações do Rio Xingu, local do canteiro de obras da Usina de Belo Monte? Conhece alguém que reside nos arredores do bairro do Cabo Branco, na capital da Paraíba? Costuma ler o que escreve um blogueiro de Manaus acerca da proliferação de empresas de montagens de eletroeletrônicos na capital amazônica? Você  lê com muito gosto  o que redige alguém sobre as manifestações culturais em Salvador? Conhece um blog de estudante da escola pública em Minas Gerais? Algum que consegue estabelecer críticas ou visualizar vantagens nos estudos de graduação e pós-graduação em ação na sua região de domicílio? Um blog que atine à questão da merenda escolar escolar pública?


Caso você saiba a direção desses blogs temáticos acima indicados, por favor, compartilhe-as conosco. Desde agora agradeço.

Até a próxima!

A importância de um blog diante dos fatos

A indisposição mal disfarçada e dirigida pela grande imprensa aos blogueiros que não são egressos da formação jornalística é contínua, mas embora velada, não passa de cabeça baixa. A Dona Imprensa não abre a guarda e não oferece importância aos que escrevem em blogs, exceto se há uma janela corporativa ou  um espaço no portal do veículo em questão. Em parte, ela tem razão. É preciso escrever bem e com clareza acerca de um tema, além da visível apuração dos fatos, indicação das fontes, exibição de imagens e apoios que tornem qualquer postagem de conteúdo próprio, uma referência, inclusive, entre os leitores dos blogs.

Uma página blogueira local pode fazer muito pela informação de interesse nacional; blogueiros nem sabem o poder que têm ao redigir uma nota esclarecedora, editar uma imagem ou reproduzir uma conversa. Muitos optam pelo prosaico, o leve, a brincadeira, a diversão e a exposição da intimidade familiar; são escolhas temáticas. É um direito, mas quem se dispuser a escrever para fazer uma ponte com a realidade precisa atentar à seriedade de um compromisso blogueiro centrado na verdade, análise, crítica justificada e o registro dos fatos, inclusive, atemporais. Dá trabalho; muitos desertam e buscam o caminho mais fácil, da cópia, da mera reprodução e costuras de links.

Escrever com clareza e concatenação;  são exigências básicas para auferir a importância diante do leitor











Eu levo com ânimo a redação das postagens. Aqui abrigo temas específicos, como educação e cidadania, assim como aos decorrentes da leveza da vida boa. É proposital, porque do contrário, o leitor ficará distanciado da página. Nos dias atuais -  diga lá se estou equivocada, leitor ? - privilegiar a leitura de informes ou acompanhar o trânsito dos fatos de interesses coletivos parece ser prática bem remota entre leitores na internet. Quem clica em página blogueira chega com a finalidade de "passar o tempo"; se avistar uma conversa como a minha, sempre alinhada aos problemas coletivos, sai em clique rápido. Não tenho interesse nesse tipo de leitor. Quero um assim, como você, que não fica intimidado com três, quatro ou cinco parágrafos de longa dimensão.

Gosto muito de avistar o número de visualizações dos que aqui espiam o blog; ontem, por exemplo, foram 128 criaturas. Hoje? Até agora vi 55. Um dia, quem sabe, elas sairão da tela e aparecerão na caixa de comentários. Já limitei a entrada de anônimos, porque desejo conversar com gente de verdade, com ideias próprias e disposta a interagir, a trocar informes assumindo uma identidade na internet. A imprensa tem razão, meu caro, ao torcer o nariz aos blogs assinados sem o aval do jornalismo acadêmico, mas  precisa rastrear nos Estados os que têm conteúdo próprio, que constroem uma história com os fatos e os transformam em notícia blogueira. 

Ah... a importância - É uma questão de perspectiva. Quer um exemplo? Na época de crise de deslocamentos das equipes de reportagens ou de tragédias, ah... como são bem-vindos os cliques, tweets e postagens de blogueiros locais, não é mesmo? Saem na tevê e são alçados à condição de personagens nas reportagens jornalísticas. Você acompanhou as que foram feitas sobre a tragédia japonesa? Viu como as reportagens eram tonificadas com notas, vídeos e fotos de internautas e blogueiros? É assim.

Sugestão-  Sou uma leitora muito exigente. Leio muitos blogs, mas não são todos que merecem a minha atenção e a indicação nos links. Acompanho um pouco a história blogueira do seu responsável, articulo o que ele declara e faz. Gosto da coerência, mesmo que discorde das ideias, ali expostas. A exigência no que é bem feito é um componente muito bem-vindo em todas as situações. Vê como a grande imprensa precisa ficar de olho quando algo tem origem em blogs? É um cuidado natural, porque nem todo blogueiro é jornalista e nem todo jornalista conseguiria ser blogueiro, ainda mais sem remuneração.

Até a próxima!

Tardio interesse na Usina de Jirau

É impossível contestar, caro leitor.  A imprensa demorou bastante para oferecer espaço ao conflito e às cenas de violência no canteiro de obra da Usina de Jirau, lá em Rondônia. Até o Observatório da Imprensa  reconheceu o interesse tardio. O comentário de Mauro Malin é prova inconteste, concorda comigo? Agora, depois que o pior parece ter passado, surgem as providências e o faro da mídia faminta descobre um novo filão de notícias. Quantos dramas nem poderiam ter acontecido, caso a atenção à continentalidade e diversidade dos fatos provenientes das regiões do Brasil fosse uma prioridade. Correspondentes nos Estados poderiam emitir o alerta às redações dos jornais e revistas, mas...

A dimensão do país - Eu sempre considerei importante o reconhecimento integral das regiões do nosso imenso Brasil. Por sorte, já tive ocasião de conhecer grande parte dos Estados brasileiros. Sim. Tenho bem aquilatada a dimensão territorial, as diferenças das oportunidades, as características sociais e, sobretudo, as dificuldades e vantagens de cada um, mas é uma história antiga desejar tratamento justo às coisas e fatos, uma vez que as determinações de importância são reguladas por outros motivos, nem sempre lógicos, mas assentados  soberanamente nas contigências econômicas.

Leitora contumaz - Na condição de leitora atenta escrevo com regularidade aos jornais e às revistas, assim como aos que permitem no jornalismo uma conversa amistosa. Considero nociva a prática de ignorar as notícias peculiares das regiões mais distantes do Sul e Sudeste. Há um privilégio intencional ao notíciário das redondezas regionais, até pela lógica compreeensível da demanda de leitores e compradores dos jornais, mas a imprensa é brasileira; todos os Estados, portanto, merecem atenção. Como explicar, então, o interesse na captação de novos leitores na plataforma online? É preciso investir mais na presença ativa do fotojornalismo e na investigação ciosa dos fatos.

Imagem obtida em Energia e Meio Ambiente

O verde  e distante mundo amazônico - A Amazônia, seus Estados, seus territórios e problemas ficam à margem da notícia no cenário nacional; esta é, caro leitor, uma queixa procedente, embora casos específicos, sempre ligados à gastronomia e ao turismo, ganhem destaque nos cadernos específicos dos jornais do Sudeste e Sul, em reportagens visualmente espetaculares, mas que nem sempre atinam às contradições locais e ao poder de visitação ou desfrute. Tais cadernos, se cruzassem seus informes com os correspondentes locais certamente fariam uma prestação de serviço local bem mais ao gosto dos leitores, porque relatariam a verdade para muitos, diminuiriam a fantasia, o luxo e o bem-bom noticioso.

Que tal conversar um pouco? - Voltarei ao assunto em outra oportunidade; não quero alongar a sua leitura, prezado leitor, mas gostaria muito de conseguir estabelecer uma conversa equilibrada, sem ufanismos exagerados, mas sim como se costuma dizer na conversa amiga, com os pés no chão. Temos a Geografia, as vivências dos que já estiveram(ou estão)na Amazônia e a História viva para  bem nos orientar; que tal?

Até a próxima!

Sábado nublado em Curitiba

Chuva fina, céu completamente cinza e temperatura em queda, ou seja, mínima de 16ºC e máxima de 23ºC. São as características da manhã de hoje, em Curitiba; tudo conforme a previsão do tempo. Veja detalhes no site do Simepar.

Sair hoje? Será preciso levar a sombrinha ou o guarda-chuva- Rua Cap. Souza Franco, imediações do Bigorrilho e Batel, Curitiba, arquivo pessoal
Quer descrever como está o tempo aí na sua cidade, caro leitor? Trarei as informações aqui para cima, em destaque. Interaja.

Até a próxima!

sexta-feira, 18 de março de 2011

Que tarde espetacular em Curitiba!

De manhã? Aquele céu carregado de ameaçadoras nuvens escuras. Agora? Uma tarde espetacular em Curitiba. Dá vontade de fechar a banca e sair para passear pelos arredores. 

Céu azul e ótima temperatura em Curitiba; em destaque também a Torre Panorâmica-  Bairro Mercês,  Doralice Araújo















A tarde aí na sua cidade está assim? Independente da adjetivação que ela receba, tenha um ótimo final de dia, meu caro leitor. As contingências desencadeadas pelas mudanças atmosféricas mexem com a nossa vida. Eu não tenho dúvida, mas elas não são permanentes; ainda bem, não é mesmo? No meu caso, que adoro dias claros  e ensolarados, agora vou desfrutar dessa linda tarde em Curitiba. Vamos?

Sairei para mandar fazer um anúncio; ele ficará pendurado ali no portão e assim dirá:  Aulas de Redação - Profª Doralice Araújo, providenciarei, também, novos panfletos de divulgação dos meus Encontros Marcados com a Redação. Enquanto caminhar pelas ruas do querido bairro Mercês poderei desfrutar dessa tarde espetacular. Muito bom.

Até a próxima!

Sobre a Usina de Jirau, lá em Rondônia...

Ainda bem que a colega professora Nidiane Latocheski fez um apanhado geral da situação em Rondônia. Tenho acompanhado com interesse os tweets noturnos do Procurador da República Alan Mansur, assim como as notas mancheteadas e vídeos divulgados pelo Jornal Nacional, mas fico sempre com muitas perguntas na cabeça.

A colega professora, residente no município de Vilhena, lá na região nortista, ampliou o rol de informes com a ajuda de blogueiros locais atentos. Ainda bem. Clique nos links, leitor. As informações ajudarão a dimensionar a  grave situação de caos social.

Reprodução da imagem encontrada no blog Língua Ferina

Até a próxima!

Epidemia de conjuntivite; atenção!

Mais uma situaçao de alerta: São Paulo confirma a epidemia de conjuntivite. Foi o que eu li há pouquinho na reportagem de Fernanda Bassette feita para o  Estadão.



Interaja - Você já sofreu alguma vez com conjuntivite? Poderá descrever as dificuldades que enfrentou? Comentários objetivos e esclarecedores ajudam a prevenir. Quanto mais gente bem informada, melhor, concorda comigo, leitor?

Até a próxima!

Redação para concursos públicos

Outro anúncio, leitor...

Poucos candidatos sabem redigir dissertações bem concatenadas. Eu intermedio, se o condidato estiver realmente comprometido com o sucesso da sua redação, a diminuição das dificuldades, porque os critérios das bancas são exigentes; não convém ignorá-los. Faço a correção dos exercícios de escrita em alinhamento sincronizado com as organizadoras dos concursos públicos. A clientela? De Curitiba, evidentemente, mas também via online, ou seja, de todos os lugares do Brasil.

É imprescindível treinar não apenas a escrita manuscrita, mas sobretudo a concatenação das ideias em  temas dissertativos-Doralice Araújo
                      Redação para concursos públicos         
         Inscrições abertas; diversos horários 
         Contatos e reservas: aqui, comigo.

Até a próxima!

O céu escuro e a praça curitibana

Nuvens escuras no céu curitibano. Aqui a mínima é de 18ºC  e máxima de  27ºC. Veja os informes técnicos do Simepar.

Já conhece a Praça 29 de março, leitor? Ela fica no bairro Mercês- Curitiba, arquivo pessoal















Até a próxima!

quinta-feira, 17 de março de 2011

Obama vem aí...

O presidente Obama está chegando ao Brasil; você largaria tudo para ir vê-lo na aparição pública no próximo domingo, no RJ? Não vá rir, meu caro leitor - ria apenas da charge do Benett! -, mas eu largaria. Tenho grande simpatia por ele, não do cargo que ele representa. Mais detalhes sobre a visita? Aqui no Globo1.

Tenho certeza de que muita gente deixaria os seus afazeres para dar uma olhadinha bem de perto da figura de Obama.


Fonte: Benett
 Até a próxima!

Quinta-feira ensolarada

Bela manhã em Curitiba!

O Sol marca a presença e a temperatura está entre a mínima de 12ºC  e máxima de 26ºC, segundo o Simepar. Está agradavelmente friozinho; bem diferente daí da sua região?

Um pouco do bairro Bom Retiro para você avistar, leitor - Curitiba, março, 2011- Doralice Araújo
















Até a próxima!

quarta-feira, 16 de março de 2011

Patrocínio cultural brasileiro: 1,3 mi para manter um blog

O Ministério da Cultura vai destinar (não, agora leia autorizou a captação) de um dinheiraço para que a cantora Maria Bethânia mantenha um blog com o propósito de difusão cultural. A notícia soou como uma afronta no meio blogueiro. Nada contra a cantora, mas com o exagero da quantia; é dinheiro público, portanto é nosso, também (não, mas as fontes receberão isenção) e os entendidos em fisco saberão explicar os mecanismos de toma-lada- cá. O bom ou o mau, o justo e o injusto emprego e distribuição do dinheiro que circula(mesmo captado) são do nosso interesse.

Fonte: Google


O link com a informação que chegou ao público está aqui em  Maria Bethânia terá 1,3 para criar um blog.  Vou aguardar o desdobramento das notícias averiguadas pelos jornalistas Josias de Souza e o André Gonçalves, dupla muito simpática e receptiva que tecla em orquestras diferentes, mas que, igualmente, bem informa aos seus leitores.

O que você pensa sobre o caso, amigo leitor? Eu? Estou indignada. Disseminar a cultura é atitude louvável, mas há um exagero insuportável na concessão financeira(indiretamente) destinada ao blog da cantora em destaque. 

Recolhi no Twitter alguns resmungos, semelhantes aos meus. Clique no link e faça uma leitura vertical; perceberá o tom indignado. Aliás, não creio que um número representativo de brasileiros concorde com o valor (da captação) destinado à manutenção desse blog da Maria Bethânia, mas é um direito discordar.

O Estadão soltou uma nota recente enfraquecendo a indignação popular; aponta que as partes interessadas não confirmam o tal patrocínio. Está aqui, mas se um retrocesso aconteceu ao tema penso que é um ótimo sinal. Aguardemos o final do dia(ele está chegando; com ele as alterações nas contingências).

___________________________

Nota posterior à postagem - As expressões e frases contidas em negrito e entre aspas  acima foram inseridas exatamente às 18h41, em razão da acomodação interpretativa da questão, sujeita ao balanço informativo das partes envolvidas no tema.

Até a próxima!

Regras da Escrita Acadêmica

Muitos universitários não sabem elaborar resenhas e nem mesmo o projeto da monografia; eu ajudo a entender o mecanismo estrutural desses tipos de textos. Será que você pode divulgar a minha prestação de serviço? 

Uma das minhas ex-alunas em ação; bem escrever faz a diferença, sempre!- Regras da Escrita Acadêmica- arquivo pessoal, 2010


Organizei há uns sete anos uma oficina denominada Regras da Escrita Acadêmica; são cinco encontros básicos com muitos exercícios e técnicas de escrita voltados às exigências da redação universitária. Caso você conheça alguém em Curitiba que necessite desse tipo de ajuda indique o meu e-mail; o retorno acontecerá o mais breve possível.

Preciso vender o meu peixe, caro leitor. O padeiro? Faz o pão para vender. O jornal? Vende a notícia. O professor? Vende as aulas. Alguém aqui também é um profissional autônomo

Até a próxima!

O clima e a disposição individual

Eu já estava com saudades dos dias ensolarados em Curitiba. A manhã está friazinha com a mínima de 14ºC , segundo o Simepar , mas permanece iluminada e com céu azul. Aquelas nuvens escuras dos últimos dias foram embora...

Céu azul e dia iluminado pelo Sol; eu adoro!- Bairro Mercês, Curitiba, março 2011, arquivo pessoal

Hoje poderei abrir totalmente as portas e janelas de casa.

Não ficarei esmorecida, assim, quase meio deprimida, tal como estive ontem e nos dias anteriores, marcados pelas nuvens escuras. Até o meu café com leite bem quentinho de hoje parece mais saboroso. Tenhamos uma ótima quarta-feira!

Interaja - O clima exerce influência no seu estado de ânimo, caro leitor? Eu preciso da luminosidade do Sol para estar feliz e bem disposta.

Até a próxima!

terça-feira, 15 de março de 2011

Quando algo fica na mira do leitor...

O Fábio Cequinel, blogueiro curitibano do Quintal da Escola, fez a foto abaixo e escreveu o seguinte tweet:

                   "Pessoal  @Curitiba_PMC esta árvore está tombada na Rua XV de Novembro em frente ao número 310"

Registro da árvore tombada no Centro de Curitiba,arquivo Quintal da Escola

Quando vi a foto na página do amigo blogueiro imediatamente  fiz um comentário.

     "Ótimo registro, Fábio; será que o pessoal especializado da @Curitiba_PMC já tomou as providências necessárias?"

Agora há pouco recebi um tweet da @Curitiba_PMC notificando a providência; veja o que ele diz:

                    "Uma equipe do Meio Ambiente vai até o local verificar a situação da árvore e ver o que será feito."

Eu já pedi em mensagem direta ao Fábio que confira as providências quanto à "árvore tombada", porque as palavras precisam da companhia da correspondente ação indicada. A câmera do meu amigo blogueiro e os olhos do cidadão atento certificarão as providências da equipe do Meio Ambiente da Prefeitura de Curitiba.

Conclusões:
1- Faça a sua câmera registrar a cidade; qualquer tipo de evento. 
2- Obtenha vantagens da interação nas mídias. Eu adoro o Twitter; é interativo e veloz.
3- Interaja com os órgãos públicos que estão presentes nas mídias sociais.
4- Articule providências.
5- Confira as ações empreendidas.
6- Divulgue a história; componha uma postagem. O cidadão atento, a queixa, a solicitação e as providências merecem o destaque.

Você, leitor, teve a oportunidade, portanto, de acompanhar ações articuladas entre blogueiros atentos à cidade de Curitiba; é um exemplo de outras plenamente possíveis.

Até a próxima!

O litoral paranaense pede SOS

Não sei se o leitor conhece o litoral paranaense. Eu conheço Morretes, Paranaguá, Caiobá e arredores. Queria ter ido a outros lugares bem lindos na região, mas ainda não pude.

Imagem do Guia-me

Infelizmente agora, meu caro leitor, depois das fortes chuvas que cairam sobre a região paranaense, está impossível chegar aos lugares acima indicados. Veja os porquês, aqui (Gazeta do Povo, hoje) e aqui( UOL, ontem).

Não sei se a presidente Dilma já conseguiu olhar para cá ou se está com os olhos apenas voltados à movimentação palaciana, lá em Brasília.

As consequências das chuvas pelo Brasil são muito preocupantes. Não importa se elas sejam categorizadas como de pequeno,  médio ou grande porte. Desgraça é uma coisa muito feia. É bom não deixá-la aumentar, ainda mais aqui na nossa terra, cheia de burocracia e gente muito esperta e vilã com o emprego do dinheiro público. 

Vou descobrir o Twitter da Presidente Dilma; se alguém souber, por favor, indique-o, aí embaixo. Já estou antecipadamente grata. Quero escrever um tweet de cidadã. Aqui, meu caro leitor, a coisa não está ligada a partido algum, mas à conversa coletiva, apartidária e atrelada  aos direitos do cidadão. Captou?

Até a próxima!

Aplaudir, reclamar e sugerir: direitos e deveres do consumidor

A apreciação unânime é para poucos; discorda de mim, leitor? Eu tomo o meu café com açúcar e detesto adoçante; jamais colocaria granola ou banana no meu açaí, escrevo responsavelmente, detesto injustiça e não suporto insolências, mas levanto da cadeira para acompanhar e fazer parte de uma passeata justificada, reproduzo links de ótimas notícias e peço desculpas diante dos inúmeros erros que cometo. Sou gente. Não sou santa. Sou consumidora (in)satisfeita, também.

Hoje é  o Dia Internacional do Consumidor; o participativo Procurador da República do Pará Alan Mansur escreveu que Cidadãos conscientes melhoram a sociedade. Concordo inteiramente e reforço assegurando ainda mais que o estabelecimento da consciência coletiva exige exemplos diários na família, na escola, no mundo do trabalho, nas esferas do lazer e, no nosso caso, nas expressões compartilhadas na internet.

O serviço oferecido pelas linhas de ônibus em destaque é bom, mas o tratamento dispensado aos motoristas é desumano. Curitiba, Praça Anita Garibaldi, arquivo pessoal, 2011

Lista de queixas, leitor!- Há alguma queixa que você mantém, prezado consumidor? Não basta apenas reclamar de modo irônico; é preciso transformar o comentário em ação efetiva. Fazer uma "Representação", ou seja escrever um e-mail, telefonar aos números disponíveis ao consumidor ou fazer uma representação formalizada da insatisfação. A mobilização coletiva, quando assentada em ajuizamento equilibrado, tende a vencer, sempre! Você já tentou com sucesso? Compartilhe a experiência.

Há quem me considere uma chata, porque cobro a coerência nas atitudes. Lamento, mas continuarei assim, porque sou consumidora dos fatos e serviços. Quando eles agridem o meu espaço de direito não poderei ficar quieta. Meus tweets  ou retweets não serão vazios de sentido, sem alvo ou coerência. Confira.

Façamos uma lista de serviços que nos (in)satisfazem, leitor? Prestação de serviços bem simples aos mais complexos. Eu começo: gosto muito do pãozinho fresco, ali da Saint Germain, mas fico muito insatisfeita ao vivenciar as suspensões do acesso à internet, quando a Claro, mesmo com a minha fatura paga, brinca comigo e com a minha (im)paciência de consumidora. Quanto ao tratamento dispensado aos motoristas dos ônibus acima(vide foto) segue a explicação: eles trabalham sozinhos, ou seja, passam o troco e cuidam do trânsito, além de atentar ao tempo regulamentado para circular pela cidade. Agora é com você, continue a lista...

Até a próxima!

Ilustrações & Gosto pela leitura

Ilustradores podem trazer leitores de volta ao texto - ou fisgá-los, também!

Hoje, ainda bem cedo, a minha amiga Bê Neviani, indicou um ótimo link para um artigo da Folha de S. Paulo. O tema? Destaque à ilustração de um livro infantil que trata sobre pedofilia; confira aqui.

Crianças e jovens são fundamentalmente atraídos pela imagem, embora um nome de autor talentoso e conhecido internacionalmente faça a propaganda do texto, independente da presença da ilustração ou da sua inexistência, como são os exemplos de J.K.Rowling e Stephenie Meyer, presenças fortes nas plateleiras de livros nos quartos juvenis.

Mais uma bela ilustração do Ver-o-Peso- Sergio Bastos, 2011

Você tem alguma referência de ótima ilustração nacional, meu caro? Há uma diversidade de estilos ilustrativos e o gosto é uma questão de liberdade, mas há certamente consenso com relação às obras notáveis, sem o apelo da forte propaganda. Um livro antigo ou um moderno, independente dos recursos gráficos, quando trazem ótimas ilustrações, são bem lembrados, concorda comigo?

 Eu jamais esqueço das ilustrações da Mariana Massarani, aqui simbolicamente representando outros talentosos ilustradores brasileiros. Que tal organizarmos uma lista? Indique os seus preferidos.

No mundo das ilustrações estrangeiras juvenis eu jamais esqueço de Quentin Blake (veja Matilda , de Roal Dahl) , Michel Chesworth( em Pippi Meialonga, de Astrid Lindgren) e Brett Helquist( veja todos os livos das Desventuras em Série, de Lemony Snicket ), porque eles ajudaram a apurar o gosto da leitura na minha filha.

Há muita gente talentosa pelo Brasil; é bom que as editoras e os autores façam articulações providenciais contínuas e renovadas com a ilustração. O hábito da leitura também pode ser uma questão decorrente de olhar, examinar o desenho, a capa e mergulho no texto ricamente composto.

Um dia, quem sabe..., ainda conseguirei que a Soninha Horn  ilustre um dos meus livros voltados à escrita escolar juvenil, tal e qual obtive na feliz parceria com o Sérgio Bastos, em livro didático regional chancelado pela Base Editora; mas este é um tema para outra postagem.

Até a próxima!

segunda-feira, 14 de março de 2011

Meu classificadinho de trabalho; divulgue-o!

Aulas de redação? Muita gente necessita, embora não reconheça. Você conhece um vestibulando que, entre outras dificuldades, não sabe resumir ou argumentar? Convive com um universitário que esteja envolvido com os problemas da redação acadêmica?

Interessados em aprimorar a escrita?Os Encontros Marcados com a Redação estão com as inscrições abertas- Arquivo pessoal


As inscrições para os meus pequenos grupos, em Curitiba, continuam abertas. As informações detalhadas? As reservas de horários? Aqui, comigo. A versão online de atendimento está à disposição, também. Você conhece alguém interessado?

Até a próxima!

O Na Mira do Leitor no Grifo Nosso

É muito estimulante quando um blogueiro reconhece valor em uma postagem de um colega. Quer um exemplo? O que fez o Moura, em Bicicletários e ciclovias, no blog Grifo Nosso. Fiquei bem contente com a ótima articulação temática avistada. É assim que as informações crescem e assumem maior dimensionamento.

A intertextualidade é um prêmio aos que a utilizam; não tenho nehuma dúvida, leitor!- Arquivo pessoal

















O interessante da intertextualidade, marcada pelos links ou citações em aberto com as indispensáveis aspas, itálico ou negrito, é que ela demonstra a importância de bem aproveitar as ideias dos demais, sem esquecer de citar direta ou indiretamente a fonte das informações. É uma atitude a ser imitada, pois é exemplar. Reconhecer a autoria da informação e reproduzi-la com os devidos créditos é muito digno; premia igualmente o citado e o citador do informe. Imagine quando acontece o inverso? É um roubo descarado.

Ao colega professor Moura fica o meu obrigada pela gentileza do link estimulante.

Até a próxima!

Mais uma segunda-feira...

Faz frio? Calor? A chuva é ameaça real? O Sol espalha muita luz e calor? Sérios problemas? Tudo azul na vida?

Aqui em Curitiba? Nuvens escuras no céu persistem...- Av. Afonso Camargo, março 2011- Arquivo pessoal















Vivamos uma ótima segunda-feira,  meu caro. Que ela possa oferecer as condições de fértil recomeço a todos.

Até a próxima!

domingo, 13 de março de 2011

Escrever para você, leitor

Manhã com nuvens escuras, mas o domingo está levemente ensolarado em Curitiba. Há, portanto, grande possíbilidade de um passeio à tarde pelas ruas da cidade e parques públicos, um dos meus lazeres preferidos.

Ruas de mão dupla? Soluções urbanas; providenciais soluções às necessidades do convívio humano- Jardins das Américas, Curitiba,março 2011, arquivo pessoal
O leitor certamente lê o que escrevo. Avisto ao final do dia o índice dos cliques. Apareça mais, meu caro. Quando você escreve eu passo à condição de leitora. É saudável contar com o retorno do outro lado, tanto aqui, como na família, no trabalho e nas diversas relações humanas.

O silêncio dos leitores do blog é, felizmente, compensado pelas rápidas e imediatas interações que acontecem no Twitter, daí a corrida de blogueiros ao microblog. Na maioria das vezes há uma breve interlocução, mas o individualismo e a indisposição para interagir e expressar ideias em espaço comum sobressaem, inclusive lá. Sinto como se cada um de nós tocasse um instrumento sem ligar se ele está afinado com os demais ou se nos colocássemos a gritar sem ouvir o outro, olhar para ele e decidir cantar junto em compasso cadenciado ou diante de motivos justificadamente coletivos. Discorda de mim, leitor?

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails