terça-feira, 15 de março de 2011

Ilustrações & Gosto pela leitura

Ilustradores podem trazer leitores de volta ao texto - ou fisgá-los, também!

Hoje, ainda bem cedo, a minha amiga Bê Neviani, indicou um ótimo link para um artigo da Folha de S. Paulo. O tema? Destaque à ilustração de um livro infantil que trata sobre pedofilia; confira aqui.

Crianças e jovens são fundamentalmente atraídos pela imagem, embora um nome de autor talentoso e conhecido internacionalmente faça a propaganda do texto, independente da presença da ilustração ou da sua inexistência, como são os exemplos de J.K.Rowling e Stephenie Meyer, presenças fortes nas plateleiras de livros nos quartos juvenis.

Mais uma bela ilustração do Ver-o-Peso- Sergio Bastos, 2011

Você tem alguma referência de ótima ilustração nacional, meu caro? Há uma diversidade de estilos ilustrativos e o gosto é uma questão de liberdade, mas há certamente consenso com relação às obras notáveis, sem o apelo da forte propaganda. Um livro antigo ou um moderno, independente dos recursos gráficos, quando trazem ótimas ilustrações, são bem lembrados, concorda comigo?

 Eu jamais esqueço das ilustrações da Mariana Massarani, aqui simbolicamente representando outros talentosos ilustradores brasileiros. Que tal organizarmos uma lista? Indique os seus preferidos.

No mundo das ilustrações estrangeiras juvenis eu jamais esqueço de Quentin Blake (veja Matilda , de Roal Dahl) , Michel Chesworth( em Pippi Meialonga, de Astrid Lindgren) e Brett Helquist( veja todos os livos das Desventuras em Série, de Lemony Snicket ), porque eles ajudaram a apurar o gosto da leitura na minha filha.

Há muita gente talentosa pelo Brasil; é bom que as editoras e os autores façam articulações providenciais contínuas e renovadas com a ilustração. O hábito da leitura também pode ser uma questão decorrente de olhar, examinar o desenho, a capa e mergulho no texto ricamente composto.

Um dia, quem sabe..., ainda conseguirei que a Soninha Horn  ilustre um dos meus livros voltados à escrita escolar juvenil, tal e qual obtive na feliz parceria com o Sérgio Bastos, em livro didático regional chancelado pela Base Editora; mas este é um tema para outra postagem.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails