Escolas públicas e particulares têm calendários diferenciados. Quais as (des)vantagens?- Instituto de Educação, Curtiba- Arquivo pessoal, 2010 |
No meu tempo... - Como eram longas e maravilhosas as férias do final de ano no meu tempo de escola. O ano letivo encerrava em meados de dezembro e só retornávamos à escola em março.Tínhamos aulas intensas até junho, quando desfrutávamos de uma interrupção maravilhosa, uma vez que em julho estávamos no auge do verão nortista. No primeiro dia útil de agosto voltávamos para o enfrentamento das aulas até dezembro, mas quem conseguia obter pontos suficientes à aprovação por média acabava sempre as suas obrigações no finalzinho de novembro, antes das provas finais. Leitores de outras regiões poderão confirmar se a regra vigente escolar era para todo o Brasil. Por favor!
Minhas férias escolares? Eram desfrutadas aqui. - Ilha do Mosqueiro, Pará - Arquivo pessoal, 2010 |
Gratas lembranças - Eu gostava dessa divisão do calendário escolar de outrora; com ele todos os conteúdos eram repassados e ninguém deixava de aprender o essencial. Penso que as mudanças atuais são bem- vindas, mas quando trazem lógica e objetivos centrados na qualidade da oferta do ensino. Quem acompanha a escola brasileira nas últimas décadas saberá aquilatar melhor as minhas reflexões.
Participe mais - Gostaria que você leitor, residente nas diversas cidades do Paraná e regiões brasileiras repassasse ao blog três informações:
1- Quando as aulas do ensino fundamental e médio iniciam aí na sua cidade?
2- Há diferença entre o calendário escolar das escolas públicas e particulares?
3- Você guarda nítidas recordações das temporadas de férias escolares?
As justificativas - As novas matérias que fazem parte do currículo atual de algumas escolas devem explicar a razão dessa mudança de calendário, mas não parecem oferecer muita lógica, quando se tem na frente o desempenho escolar das crianças e jovens nos quesitos ler, escrever e desenvolver as operações matemáticas. Um mistério, concorda comigo, leitor? No meu tempo de estudante o trio leitura+escrita+matemática era a base de tudo e fazíamos justiça ao período longo de férias, porque íamos à escola para estudar, os professores para ensinar e as férias, tanto do final do ano, quanto do meio, eram merecidas para todos. Eu tenho saudades dessa época; você também?
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário