sexta-feira, 25 de maio de 2012

Corretores de redações sob a mira do MEC

 
Corrigir bem um texto exige um competente corretor; será que o MEC dispõe de uma equipe? arq. pessoal
O MEC anunciou, finalmente, as modificações ligadas à correção das redações produzidas pelos inscritos no ENEM. Destaca maior rigor nas correções, implementa medidas para evitar as discrepâncias entre as notas obtidas e adverte sobe a negativa à revisão da prova. Estanca, assim, uma ferida aberta no flanco do sistema de avaliação( UOL Educação) mas não é o bastante para tranquilizar nem os estudantes, nem a maioria dos professores de redação, nem mesmo as famílias brasileiras.

Seleção rigorosa - Penso o seguinte: se a seleção dos corretores for rigorosa, sem dúvida alguma, as avaliações não apresentarão discrepâncias com relação à nota auferida pelo candidato. Simples e taxativo. Seleção rigorosa dos corretores,  já, ministro Mercadante!  

Concentrarei a minha atenção, portanto, caro leitor, no modo como os corretores serão selecionados pelo MEC, porque confiar apenas no porte da habilitação em Letras e dois anos de atividade em sala de aula é muito pouco. Pense comigo e considere o grau das licenciaturas capengas que circulam pelo país afora. Um exame rigoroso deverá, sim, filtrar competentes corretores de textos. 

Meus alunos, entretanto, continuarão a receber a mesma orientação: manter a rotina de leituras diversas, treinar diariamente a escrita e empregar com maestria os recursos textuais, ou seja,  fazer valer as habilidades diante das regras da escrita comunicativa e eficiente. Estarão, assim, habilitados ao enfrentamento seguro diante da proposta de redação do Enem. Preparação estudantil rigorosa para enfrentar a mais seletiva banca de corretores de textos. Nada mais a declarar.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails