quinta-feira, 8 de abril de 2010

Ler e Escrever? Para quê?

Começo da conversa - Hoje amanheci sob uma crise de labirintite e sair de casa foi um desafio, logo de pronto recusado. Peguei o telefone e desmarquei todos compromissos que exigiam a minha presença. Lamentei pela programação interrompida, mas não abro mão de apenas trabalhar com as condições ideais. Sei que sou um caso à parte, mas é preciso manter aceso o autorespeito profissional. Improvisações na atividade educacional? Jamais.

Muita gente ligada burocraticamente à área educacional  não sabe o que é trabalhar sob condições adversas. A ideia de altruísmo na atividade docente é conversa para boi dormir.

Perguntas básicas ao leitor de hoje:

Você é estudante? Repasso as dicas para Treinar com provas anteriores (UOL Vestibular); o material está muito bom  e vale contar como apoio durante este ano.


Você é eleitor? Hum..., pois, então, dê uma olhada na charge abaixo; o Benett continua oxigenando as páginas dos jornais. Eu adorei ver a que saiu hoje na FSP. Ele faz a moçada rir muito nas minhas aulas, principalmente quando seleciono exemplos bem certeiros para explorar habilidades interpretativas e de escrita no caderno de redação.


Quer treinar a escrita? Aproveite. Segue um desafio interativo para todos que conseguiram chegar até neste ponto da postagem. Quem costuma ler com avidez as páginas dos jornais e revistas ou  costuma ler blogs e páginas informativas na internet saberá ilustrar muito bem o meu desafio.



Explique o significado das palavras utilizadas pelo cartunista nos componentes do deslizamento ilustrado; se possível associe a um exemplo do que a expressão em destaque permite. Segue parte sugestiva da lista benettiana:

Incompetência é...
Politicagem
Conchavo
Desvio de verba
Promessas vazias
Falácias
Discurso de campanha


Não tenho dúvida alguma - A interação entre blogueiros na internet, é uma força conscientizadora muito poderosa. Quer exemplos? A Franssinete Florenzano, o André Gonçalves, o Josias de Souza e o Luis Nassif, entre outros pelo Brasil afora. Eu não tenho dúvida se colegas edublogueiros propusessem a elaboração de glossários com exemplos regionais, semelhantes ao que apresentei acima o país inteirinho seria fortalecido pela corrente do esclarecimento, o que deixaria as "excelências" com as mãos literalmente algemadas, tal e qual mostra a charge do Benett, na FSP de hoje.


Até a próxima ou siga-me no Twitter!

2 comentários:

  1. Na pele de eleitor compulsório, cuja obrigação reside somente no fato de que os corruptos precisam dessa legitimidade.Tudo explicam através desse conceito.Deveríamos exigir que representantes(?) do Legislativo só pudessem ser reeleitos uma vez(e olha lá!), como acontece no Executivo.Enquanto isso, silêncio "retumbante" na Assembléia, será mais omissão? Será que são as barbas de molho, a cumplicidade ou a certeza de que logo vem a Copa do Mundo, e tudo isso irá para o segundo plano?

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  2. Eu não voto em candidatos que buscam a reeleição, Junior, pois eles mais parecem ter gostado das "mamatas" regiamente obtidas do que da lida voltada aos cargos públicos. Avisto indignada, a todo momento, os políticos profissionais, pagos com o dinheiro público e embolsando dinheiro e prestígio alavancado com a visibilidade oferecida pelo cargo outorgado pelo eleitor. Da minha parte oportunizo apenas uma temporada ao candidato e fico "de olho" no que ele faz com o voto que lhe ofereci.

    Eleitor omisso, indiferente? Não é mais possível agir assim, exceto se ele desejar perpetuar a safadeza dos políticos e ignorar os modos de obstar o alcance do patrocínio público.

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