Eu adoro Beatles, Frank Sinatra, Chico Buarque, Blondie, Debussy, Legião Urbana, Nilson Chaves e outros mais. Gosto muito de ouvi-los, mas da minha lista apenas a banda inglesa e o festejado grupo brasileiro estão no gosto musical da minha filha. Você, prezado leitor, certamente aprecia a música que vem de alguns conhecidos cantores, compositores e bandas antigas e modernas. Costuma ouvi-los em volume alto ou faz uso do fone de ouvido?
O listão da Federal - Amanhã, dia 25, a lista com os candidatos aprovados à segunda fase da UFPR, será conhecida. Você convive com alguém ou é um desses que aguardará a lista com grande ansiedade? Começo hoje a colaborar sistematicamente com o treino da escrita, uma vez que vem aí a prova de Compreensão e Produção de Textos. Está interessado? Será que pode divulgar?
Treine a redação argumentativa - A placa em destaque é meramente motivadora à proposta de redação argumentativa, modelo que exige uma justificativa esclarecedora diante do que você pensa sobre um tema determinado.
Volume descontrolado - Você considera correto e justo alguém ouvir música em casa, dentro do ônibus ou no seu carro em volume alto? Apoia a liberdade para tirar o fone de ouvido ou intensificar o volume do som? Justifique a sua resposta. Limite-se a um texto de 8 linhas, caso decida levar ao caderno a proposta.
Lembre-se: opinar exige posicionamento crítico, mas sem argumentos que esclareçam objetivamente a opção de atitude escolhida qualquer justificativa vazia não será admitida seriamente pelo interlocutor. No caso da redação opinativa, modelo contumaz nos vestibulares, inclusive no da UFPR, a busca pelo argumento convincente é uma obrigação. O corretor fará ajuizamento sobre a estrutura do texto argumentativo solicitado. Não deixe o examinador atribuir uma nota baixa ao seu texto. Elabore bem certinho a sua argumentação; reflita, justifique e comprove o que pensa com exemplos, lista de motivos ou comparações.
Até a próxima!
Alí pelo Largo da Ordem
-
Ontem à tarde na região do Largo da Ordem, tem os que confraternizam, os
que abraçam, os que desenham, os que fazem um som e os que curtem isso...
Há 4 semanas
Nenhum comentário:
Postar um comentário