sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Dengue? Entre na rede de combate, também!

Os mosquitos têm circulado pela sua casa à noite, caro leitor? Aqui? Especialmente agora no verão, eles têm perturbado bastante. Mantemos o uso constante de um spray repelente a insetos e o combate firme às ameaças do mosquito Aedes aegypti, vetor da insuportável dengue, mas depois de ler o texto Mosquito da dengue desenvolveu ...( Diário da Saúde ) estou preocupada em encontrar medidas de defesas mais potentes - e decidi que comprarei alguns mosquiteiros, uma vez que além do repelente em uso, ter um véu sobre a cama faz parte da indicação de defesa.

Diga lá! - Como você tem agido para se defender das picadas dos insetos e sobretudo do mosquito transmissor da dengue? Um tema de alcance tão necessário como é o combate à epidemia da dengue deveria ser analisado em provas de redação para vestibulares, inclusive, na redação do Enem. Campanhas educativas e colocar todos em estado de alerta são  estratégias poderosas de conscientização quanto ao tema, você concorda comigo? Eu já tive dengue e a ameaça à reincidência é apavorante.

Uma proposta -  Para exercitar a reflexão dos que aspiram uma vaga em universidade concorrida, disponho abaixo uma proposta de escrita sobre o tema. Acompanhe:

Leia com atenção as informações e atenda à proposta de redação; mantenha atenção às regras da escrita, esmero vocabular e intenção comunicativa na elaboração do seu texto.
Aedes aegypti- Reprodução via Google

Informações relativas ao combate da dengue no Brasil veiculadas no site Diário da Saúde alertam que o mosquito da dengue desenvolveu defesa aos repelentes.

" (...) A substância, conhecida como DEET, ou dietiltoluamida, é largamente empregada em repelente contra insetos, combatendo mosquitos, pernilongos, muriçocas e borrachudos.
O composto age interferindo nos receptores sensoriais desses animais, inibindo seu desejo de picar o usuário.
O estudo analisou a reação dos pernilongos da espécie Aedes aegypti, vetores da dengue e da febre amarela, à substância.
Os cientistas concluíram que, ainda que inicialmente repelidos pelo composto químico, os insetos depois o ignoraram(...) "

Em 2011, a jornalista desabafou em  alerta veemente:  Eu tive dengue. Ela é devastadora e perigosa - escreveu a Miriam Leitão
 
O que você tem feito para impedir a proliferação do mosquito da dengue? Quais as providências rotineiras na sua residência e nos locais que costuma circular?

Com base nos textos de apoio, assim como na dupla de questões voltadas à experiência pessoal, elabore um texto dissertativo sobre a ameaça da dengue no Brasil.

Sugestão: faça duas versões do seu texto; uma mais curta com o limite de 15 linhas, bem ajustada às costumeiras exigências dos vestibulares locais e outra, mais longa bem do tipo da redação do Enem, com limite máximo de 30 linhas.

Até a próxima! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails