A leitura fortalece a escrita que veicula conteúdo; jornais e web ajudam a tonificá-la, vestibulando - arq. pessoal |
Fazer o quê? Listar temas e ler um pouco sobre cada um deles, além de observar os naturais desdobramentos. Exemplos?
Violência no trânsito - No Brasil, mais de 40 mil pessoas morrem por ano vítimas da violência no trânsito, metade delas em decorrência de acidentes causados por embriaguez. Para tentar diminuir esse número, o governo brasileiro tomou medidas mais severas: a partir de junho de 2008, é considerado crime conduzir veículos com qualquer teor de álcool no organismo. A infração será considerada gravíssima com suspensão da habilitação por um ano com multa. Em caso de acidentes com morte, o motorista embriagado será julgado por homicídio doloso (com intenção). Já na cidadezinha de Bohmte, na Alemanha, a metodologia para a redução de acidentes surpreende: foram abolidos completamente os semáforos e placas de trânsito, na esperança que os motoristas prestem mais atenção uns nos outros e menos nas regras previamente impostas. Como resultado, a cidade - que registrava cerca de sete acidentes graves ao mês - não registrou um único acidente, grave ou leve, desde a nova medida. Diante dos exemplos acima, o Jornal de Debates pergunta: como diminuir a violência no trânsito?
(http://jornaldedebates.uol.com.br/debate/como-diminuir-violencia-no-transito)
Proteção às florestas -Todas as propriedades rurais que desmataram sem autorização ou licenciamento e autuadas até 2008 poderão converter as multas em serviços de recuperação ambiental. É o consta no texto base do parecer do relator Jorge Viana (PT-AC), aprovado hoje, na Comissão de Meio Ambiente (CMA). Defendida pelos ruralistas, a medida acatada por Viana foi proposta por 15 senadores e apresentada pelo senador Luiz Henrique (PMDB-SC), relator do código nas comissões de Constituição e Justiça (CCJ), Ciência e Tecnologia (CCT) e Agricultura (CA).
Foi modificado o item que previa a conversão em multas em serviços de recuperação ambiental apenas para os agricultores familiares e donos de terra até quatro módulos fiscais, autuados até 2008. Os destaques dos senadores, propostas que podem alterar o texto aprovado, serão examinados amanhã. Suplente na CMA, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), da base aliada do governo, votou contra o relatório. O que contrariou os relatores que esperavam chegar ao plenário com um texto de consenso.
(leia mais sobre Código Florestal em http://noticias.r7.com/brasil/noticias/comissao-aprova-texto-base-do-novo-codigo-florestal-20111123-1.htmlSOS - O leitor atento sabe que sem conteúdo o candidato sentirá grande limitação na hora de escrever um texto. Pode ajudar a expandir as minhas observações e sugestões acima? Agradeço a amável e providencial atitude.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário