quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Redação sem conteúdo e progressão das ideias

 
A leitura fortalece a escrita que veicula conteúdo; jornais e web ajudam a tonificá-la, vestibulando - arq. pessoal
Não adianta o vestibulando contar com um roteiro para escrever; se ele não tiver conteúdo informativo, o texto ficará capenga. Sem leitura anterior ou reflexão temática? A redação empaca.

Fazer o quê? Listar temas e ler um pouco sobre cada um deles, além de observar os naturais desdobramentos. Exemplos?

Violência no trânsitoNo Brasil, mais de 40 mil pessoas morrem por ano vítimas da violência no trânsito, metade delas em decorrência de acidentes causados por embriaguez. Para tentar diminuir esse número, o governo brasileiro tomou medidas mais severas: a partir de junho de 2008, é considerado crime conduzir veículos com qualquer teor de álcool no organismo. A infração será considerada gravíssima com suspensão da habilitação por um ano com multa. Em caso de acidentes com morte, o motorista embriagado será julgado por homicídio doloso (com intenção). Já na cidadezinha de Bohmte, na Alemanha, a metodologia para a redução de acidentes surpreende: foram abolidos completamente os semáforos e placas de trânsito, na esperança que os motoristas prestem mais atenção uns nos outros e menos nas regras previamente impostas. Como resultado, a cidade - que registrava cerca de sete acidentes graves ao mês - não registrou um único acidente, grave ou leve, desde a nova medida. Diante dos exemplos acima, o Jornal de Debates pergunta: como diminuir a violência no trânsito?
(http://jornaldedebates.uol.com.br/debate/como-diminuir-violencia-no-transito) 

Proteção às florestas -Todas as propriedades rurais que desmataram sem autorização ou licenciamento e autuadas até 2008 poderão converter as multas em serviços de recuperação ambiental. É o consta no texto base do parecer do relator Jorge Viana (PT-AC), aprovado hoje, na Comissão de Meio Ambiente (CMA). Defendida pelos ruralistas, a medida acatada por Viana foi proposta por 15 senadores e apresentada pelo senador Luiz Henrique (PMDB-SC), relator do código nas comissões de Constituição e Justiça (CCJ), Ciência e Tecnologia (CCT) e Agricultura (CA).
 Foi modificado o item que previa a conversão em multas em serviços de recuperação ambiental apenas para os agricultores familiares e donos de terra até quatro módulos fiscais, autuados até 2008. Os destaques dos senadores, propostas que podem alterar o texto aprovado, serão examinados amanhã. Suplente na CMA, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), da base aliada do governo, votou contra o relatório. O que contrariou os relatores que esperavam chegar ao plenário com um texto de consenso.
(leia mais sobre Código Florestal em  http://noticias.r7.com/brasil/noticias/comissao-aprova-texto-base-do-novo-codigo-florestal-20111123-1.html

SOS -  O leitor atento sabe que sem conteúdo o candidato sentirá grande limitação na hora de escrever um texto. Pode ajudar a expandir as minhas observações e sugestões acima? Agradeço a amável e providencial atitude.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails