sábado, 27 de outubro de 2012

A perceptível primavera amazônica


A florada do ipê amarelo enfeita a entrada da casa de um dos meus irmãos, lá em Belém, no Pará - Reprodução autorizada pelo autor ao Na Mira do Leitor

O desafio de plantar uma espécie floril  de porte ajustado ao local venceu o temor, dizem o meu irmão e cunhada radiantes com a florada primaveril, lá na capital paraense -arquivo familiar
As cinco grandes regiões brasileiras têm as estações climáticas diferenciadas, meu caro leitor, mas a Primavera dá o ar da sua graça floril em todos os cantos do nosso imenso país. Ao viajante atento, a minha região de origem, a Amazônica, exibe o predomínio daquele sol com fartura anual, mas sempre entrecortado pelas ondas de chuvas intensas e moderadas. Costumamos dizer que há uma estação que chove e outra que chove mais, sobretudo quando nos atemos à temporada invernosa e ao verão espetacular com o seu auge no mês de junho. A prova maior? As nossas praias nortistas ficam mais repletas dos veranistas.

Aqui no Sul, as diferentes e bem marcadas as estações do ano são lições diárias para mim. Em Curitiba, o Verão, a Primavera, o Inverno e o Outono têm seus símbolos na floração e com os humores determinados do clima. Qualquer dia desses, meu querido leitor, reservarei um tempo e espaço no NaMira para descrever um pouco sobre o que sei e vi nas outras regiões brasileiras, uma vez que o Nordeste, o Centro-Oeste e o Sudeste têm suas peculiaridades climáticas, também. Aceitarei contribuições visuais e depoimentos com a maior alegria. Participe!

Não tenho qualquer dúvida, o destaque visual que o brasileiro possa oferecer ao que vê é uma amostra encantadora da nossa airosa Natureza; é uma prova inconteste de que ao observador atento, nada passa despercebido. Você concorda comigo?
  
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails