sábado, 9 de março de 2013

Webconversa sobre folhas e frutos


A foto é da minha webamiga Beth, mas a alegria de mostrar uma Goiabeira em "pomar, perto da varanda..." é toda minha
As plantas medicinais são ervas preciosas, especialmente quando estão disponíveis ao alcance de todos nas cidades; as folhas que sob a forma de chás costumam aliviar os males da insônia e disfunções estomacais ganham a minha atenção imediata. Aqui em casa? Conservo pés de erva-cidreira (no Sul conhecida como Melissa) e de capim limão, mas fiz mudinhas em vaso para compartilhar com os amigos, também.


O providencial boldo, assim como a erva-cidreira e o capim limão não fariam mal algum se coexistissem com as pomposas espécies nos ajardinados. Ainda bem que nos arredores das casinhas mais simples e de gente que pensa a vida de modo parecido com o meu, as ervas medicinais e as árvores frutíferas têm um território cativo e o bairro Mercês reúne fartura de exemplos. O seu bairro , também?

Na caminhada diária? Encontro árvores frutíferas nas ruas do bairro- Olhe o limoeiro urbano-  Mercês, Curitiba, arq. pessoal
Aprendi com a minha mãe que para conter a diarréia um chá bem quente de folhas da goiabeira ou do cajueiro são muito eficientes; se comer a fruta, também. Não tenho as espécies destacadas em casa, mas sim um maracujazeiro e uma amoreira, porém quando encontro uma goiabeira, limoeiro, laranjeira, entre outras espécies, fico bem feliz. Propriedades medicamentosas ali estão em estado natural.

Ontem mesmo, antes de sair da casa de uma amiga peguei não apenas algumas folhas, mas uma grande quantidade de goiabas, uma vez que a temporada exibe grande fartura nos quintais. Ao chegar em casa, lavei as folhas da goiabeira e as guardei na geladeira; um dia qualquer, elas serão o alivio a um aperreio intestinal.

O maracujazeiro que mantenho na encosta do muro e gradil de casa permite colher as folhas para o chá e logo mais, os frutos, também- Ô... beleza de arbusto frutífero , arq. pessoal
Você tem reparado como as grandes cidades perdem, sob os nossos olhares, algumas características originais da vida boa e saudável? Eu? Não vejo problema algum avistar em uma jardinete, praça ou parque uma touceira de erva-cidreira, boldo ou pequenas árvores, tais como as goiabeiras, limoeiros e cajueiros. A vida pode ser muito melhor e feliz quando não nos recusamos a misturar  e compartilhar o que é bom para todos. Discorda de mim, meu caro leitor? 

A vida é boa, mas caso não queira conversar sobre a minha percepção, aceite ao menos a minha sugestão para assistir em dvd o imperdível Conversas com meu jardineiro. O cultivo das ervas e árvores destacadas acima é apenas um pretexto para webpapear, também. Quer uma prova? A Beth, em atendimento ao que pedi na minha página tuiteira, compartilhou uma foto de goiabeira; fiquei muito agradecida pela ajuda visual ao tema e a pela possível expansão da conversa.
 
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails