quarta-feira, 7 de março de 2012

Que tal um caderno com exercícios de caligrafia?

Você oferece boas condições à leitura do seu texto manuscrito?  - arq. pessoal


Faço correções de diversos textos, inclusive os manuscritos e escaneados que chegam via on line. Sabe o que noto, leitor? Não há esmero geral na oferta do material redigido. O corretor de textos sofre para decifrar as palavras. O traçado irregular, a imprecisão e as falhas no desenho das letras comprometem a agilidade na leitura. 

A quem reclamar? - Os escolares das primeiras quatro séries do ensino fundamental têm a exigência costumeira dos professores e dos pais no quesito letra legível, mas quando chegam à quinta série a crise é desencadeada pela dispersão dos objetivos, inclusive docente. Cabe aos colegas professores de todas as áreas - e não apenas aos de Língua Portuguesa! -  o bom exemplo e a exigência rigorosa no capricho com a letra, mas a maioria parece esquecer de que o escolar lidará mais tarde não apenas com a redação digital, mas também com a manuscrita. Os professores de redação, entre outros, têm depoimentos incisivos sobre as dificuldades enfrentadas para decifrar textos produzidos sob descaso ao leitor.

A escrita digital não excluiu a manuscrita -  arquivo pessoal


Destaque visível -  A aparência elegante e precisa da letra estabelecerá grande valor ao texto. Redações são analisadas nos testes de seleção e provas manuscritas pela vida afora. Está na hora de parar com a desculpa e a concessividade à negligência com o traçado das letras. Todos serão beneficiados.

Sugestões: compre um caderno com exercícios de caligrafia ou faça um curso para melhorar o traçado da sua letra.

Quer comprar? - Tenho uma novidade: eu e minha cunhada Nazaré A. de Araújo, proprietária da Oficina das Letras, sediada em Belém, estamos preparando um Caderno de exercícios. Há alguém interessado em adquiri-lo? Tenho certeza de que ajudará a melhorar as condições do traçado caligráfico dos estudantes e candidados aos concursos públicos. A prova de redação manuscrita é invariavelmente soberana.

Boa sorte... - Muitos que trabalham exclusivamente com a escrita digital e defendem a extinção das atividades apoiadas na manuscrita, fica o meu desejo para que jamais encontrem dificuldade para decifrar um texto manuscrito.

Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails