sábado, 10 de março de 2012

Café matinal familiar? É uma raridade, leitor?


O café acima é servido no terraço familiar; de lá avisto boa parte da saudosa Belém- arq. pessoal
Quando estou temporada de retorno breve ou mais longo em Belém é o café, tal como exibo na foto, que encontro à disposição. Ele é preparado com a ajuda do coador e vem com acompanhamento carinhoso das deliciosas tapioquinhas com manteiga ou com côco fresco ralado na hora. É um "aperitivo", pois em seguida chega em xícara grande. Vem com leite, pão fresquinho com manteiga,além de suco de fruta local (muruci, taperebá, cupuaçu ou bacuri, os meus preferidos) e todo o conjunto de expressões de carinho e atenção chega pelas mãos habilidosas de uma das minhas sete ( 7 ) irmãs. Sinto uma  saudade danada do mimo, da conversa e do que representa para mim estar em Belém e junto da família de origem, caro leitor. 

Os meus momentos do café matinal são muito solitários, pelo menos nos últimos anos. O motivo? Apenas eu tomo café, aqui em casa. Sinto falta, portanto, da conversa; aqueeeeela conversa que rende muitas histórias e faz com que apreciemos mais as expressivas ações de compartilhamento na convivência com os familiares e amigos. Uma vez ou outra consigo que em volta da mesa formemos um  trio, mas jamais para tomar café. Almoços e jantares entram na agenda com regularidade, especialmente nos finais de semana.

Sugestão: institua, se puder, o hábito de reunir a família para um café matinal, ao menos uma vez na semana. Caso você já costume sentar em volta da mesa para saborear as gostosuras matinais com seus familiares, receba os meus parabéns.

 
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails