quinta-feira, 8 de março de 2012

Requisitos para dissertar melhor

 
Jornais impressos e na versão on line retroalimentam a reflexão - arq. pessoal
O modelo de texto conhecido como dissertação está presente na maioria dos processos de seleção às carreiras no serviço público. Os que estão inscritos em tais exames seletivos precisam manter uma atitude incisiva com relação à leitura. Editoriais, colunas de leitores e textos de opinião são alguns redutos de passagem obrigatória.
 
Quem disserta exibe a sua fartura informativa sobre um tema, portanto o que terá para expandir em reflexão textual um candidato que passa distante dos jornais e das revistas? Diga lá, leitor? A leitura, aqui compreendida na sua amplitude receptiva, é o alimento da escrita.
Ler uma revista na semana não custa tanto assim... arquivo pessoal
Os meus alunos, especialmente os inscritos nos concursos públicos, chegam de todos os lugares, ainda mais agora que estendi o atendimento on line. As costumeiras recomendações que lhes ofereço, antes de qualquer tentativa de escrita dissertativa são:
> leia mais - não há limite temático aos que elaboram as propostas de redação.
> observe atentamente como as pessoas argumentam - as estratégias argumentativas fazem parte da dissertação.
> qualifique o seu vocabulário - a adequação do nível da linguagem e o ajuste à formalidade da escrita nos exames seletivos exigem esforço e amostragem vocabular refinada.
> exiba o seu conhecimento - não há motivo para esconder o que você sabe tecnicamente. Analistas de sistemas, advogados, administradores, químicos, enfermeiros, entre outros profissionais sempre encontrarão um modo de revelar o conhecimento específico que alcançaram. A redação será um espaço ideal .
> treine a redação diariamente - e os que acolheram as minhas instruções não guardam qualquer arrependimento do tempo dispendido com a leitura e o treino disciplinado da redação.
 > examine ilustrações - as fotos jornalísticas. as propagandas apelativas, os infográficos, as tirinhas,  as charges, entre outros tipos de textos demandam análise apurada. 
> resuma dados - sintetizar as informações é imprescindível; quem não souber resumi-las precisa aprender imeditamente.

Conquistar uma vaga em um processo seletivo é resultado de esforço disciplinado; ler e treinar diariamente a redação dissertativa, caminhos em direção à vitória - e não há desculpas para não ler. Revisteiros com fartura de opções, além das estantes com jornais de alcance nacional, costumeiramente disponíveis nas bibliotecas públicas, são provas incontestes, concorda comigo, leitor?

Até a próxima!
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails