segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Independência brasileira & feriadão

O que você fará nesta segunda-feira, dia 6 de setembro? Desfrutará do feriadão ou trabalhará? - Destaque à Praça Osório, linda, espaçosa e desobstruída das barracas, em dia de sol - Curitiba, set. 2010

Bom dia! -Você está na ativa, mesmo nesta segunda-feira, véspera de um feriado, meu caro? As datas comemorativas, ainda mais quando o calendário favorece, costumam diminuir a velocidade da nossa rotina, não é mesmo? Feriadões, então, ui, ui,  propiciam a ruptura com as atividades comuns e o brasileiro não poderá jamais negar de que é bem a favor de uma folga. Para quem é  profissional autônomo nem sempre esses longos dias de inatividade trazem a devida recompensa, mas a roda-viva e o planejamento, inclusive, das soluções, fazem parte da rotina trabalhadora. O nosso país para. Vai à praia ou dorme até mais tarde, num desfrute institucionalizado.

                                          " Já podeis, da Pátria filhos
                                             Ver contente a mãe gentil
                                             já raiou a Liberdade
                                             No horizonte do Brasil

 Brava gente brasileira
 Longe vá temor servil:
 Ou ficar a pátria livre
 Ou morrer pelo Brasil"
  (...)
                             ( Versos do Hino da Indepência do Brasil; letra de Evaristo da Veiga e música de D.PedroI)

O motivo do feriado - A independência, a ruptura com as forças lusitanas e a comemoração  histórica do Brasil, finalmente, dono da sua administração fazem parte da sua comemoração? As nossas crianças e jovens não "sentirão" o motivo do feriado ou feriadão, caso os adultos, pais e professores, não lhes apontarem o devido objetivo, mas será preciso também lhes indicarmos o devido cuidado com as comemorações oficiais voltadas ao feriado nacional, pois estas também, sorrateira ou escancaradamente, incluirão o convite ao aprisionamento aos grilhões do continuismo, patrocinado com os cofres públicos.

Registre e compartilhe - Confira e registre com imagens e vídeos as comemorações alusivas à Independência do Brasil; cidades praianas ou capitais certamente farão a lição cívica. Coloque a sua máquina digital, câmera do celular ou filmadora para  compartilhar registros conosco.

Até mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails