terça-feira, 5 de junho de 2012

A prova de compreensão e produção de textos


Ler e escrever é a dupla de ações altamente disciplinadas nos meus Encontros Marcados com a Redação; ex-alunos vitoriosos têm excelentes depoimentos a oferecer, sempre-  arq. pessoal
Uma das provas da seleção às vagas oferecidas anualmente pela Universidade Federal do Paraná é intitulada Compreensão e Produção de Textos; sem dúvida, é a denominação ajustada à comprovação das habilidades básicas à comunicação eficiente, tanto na oralidade, quanto na escrita. Estudantes que concluem os estudos básicos são avaliados em teste de leitura e escrita. Alguns não estarão habilitados; será fato a merecer análise das causas, cujos determinantes estão na negligência da programação escolar, na subtração das oportunidades de usufruto da orientação docente centrada na competência profissional e nas exigências da disciplina nos estudos, além do descaso familiar. Ler é fundamental para bem escrever; é hábito consolidado mediante a constância, variações de impressos, formas de leitura e nenhum preconceito linguístico.

2+2= 4 - Compreeender, entender e interpretar são ações correlatas ao que se tem por LER. A produção do texto eficiente é alimentada pela leitura, domínio das regras da escrita e atenção ao interlocutor do que se escreve. ESCREVER é atribuir sentido às palavras, sob sintaxe e propósito bem definidos.

Triste constatação - Se alguns candidatos do ENEM não conseguem entender os propósitos das propostas, segundo a reportagem Candidatos ainda têm dificuldade para entender... UOLEducação, 4 de junho de 2012), resta envidar, enquanto ainda há tempo hábil, na direção dos treinos de leitura e exercícios com resumos. Mais adiante, com os poderosos treinos da escrita caracterizados pelas variações da linguagem e ajustes às modalidades diversas.

Atente ao fato, caro leitor!  -  O modelo dissertativo, proposta textual já consolidada no Enem, exige aprofundamento de um tema; a maioria dos estudantes não sabe refletir tematicamente e nem sustentar seu posicionamento em argumentação consistente - e, muito menos apontar uma solução viável a um problema qualquer. É fato a exigir a análise da contradição entre a cobrança necessariamente rigorosa e a oferta estudantil anêmica e capenga.

Sugestão metodológica - Textos curtos para um pontapé inicial na incomprensão; textos de dimensão mediana para estabelecer etapas mais complexas e textos longos com o objetivo claro de testar as competências inerentes ao leitor e produtor de texto amadurecido na atividade. Meus alunos, a maioria concluinte do ensino médio convencional, aprendem primeiramente a resumir o que leem. É o modo eficaz de expressar o entendimento do que têm sob a análise compreensiva das informações.

Amostra textual de exercício de ex-aluno, hoje universitário- Encontros Marcados com a Redação, arq. pessoal


Agradeço a fiança -  Caso o leitor conheça algum estudante, aqui em Curitiba, com dificuldades no quesito leitura & escrita, por gentileza, indique a minha direção profissional. Os dados de contato estão em destaque abaixo:

Aulas individuais de redação para vestibulares e Enem
Contatos e agendamento: (41) 85148553  ou araujodoralice@hotmail.com


Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails