sábado, 9 de julho de 2011

Sopa vitaminada de legumes & Astor Piazzola

Gosta de sopa, leitor? Eu costumo preparar algumas; as mais preferidas são de Feijão e de Legumes com pedaços bem moles de carne bovina.

Nessas noites de frio intenso como caem bem as sopas no estômago, hein? Na minha casa, em Belém (PA), quando ainda estávamos todos reunidos, a sopa sempre foi a rainha na noite; ainda mais na casa de uma família numerosa como a minha. Bateu uma saudade...

Imagem? Do blog Cozinha Travessa


Não tenho nenhuma ilustração da sopa de legumes que fiz ontem; emprestei uma da Cozinha Travessa. A minha receita segue adiante; é testada há muitos e muitos anos.

Sopa de legumes-  Ingredientes: três cenouras, 3 batatas (inglesa ou doce), 3 mandioquinhas, 2 abobrinhas, 2 pedaços médios de mandioca, 1 cebola grande, 2 dentes de alho, 1 pimentão, ramos de coentro, 200g. de carne bovina (músculo, de preferência), sal, 1 fio de óleo,  1 pitada de pimenta e cominho e 2 colheres de molho de tomate ou 2 tomates frescos.

Passos do preparo
1- Corte os legumes em cubos e reserve-os.
2- Refogue, na panela de pressão, os cubos da carne com os temperos; acrescente água  até cobrir o refogado. Deixe cozinhar por 10 minutos.
3- Após tirar o vapor acrescente os cubos de legumes e misture-os bem. Complete novamente com água até cobrir a mistura. Tampe a panela e deixe cozinhar por 5 minutos. Desligue o fogo e vá ouvir uma música inesquecível. Sugiro Adios Nonino, com o incomparável Astor Piazzola.
4- Ao término da bela interpretação musical, abra a panela e prove para ver se está do jeito como a fome gosta. Mais sal, menos sal, um pouco mais de água. Dê o toque final; fique à vontade!

Imagem? Do O Mundo dos Pães
A receita acima serve 3 a 4 pessoas. Com pão ciabata para acompanhar... é um show de delícia! Experimente a minha dica, meu caro leitor! Aos poucos, fará outros acréscimos de legumes e inventará novas porções deliciosas.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails