domingo, 10 de julho de 2011

O frio e as condições de vida

Bom dia, leitor! A madrugada curitibana foi bem fria. Ah...como esteve bem gelada... Nem os cobertores conseguiram isolar o frio que eu sentia. Aliás, o colega professor de física, o Dulcídio Braz, explica os porquês em Cobertor esquenta, ainda mais se..  , no seu excelente Física na Veia. Não deixe de conferir; é lição de primeira grandeza e aprendizado certeiro. Aumentarei as minhas reservas de calor para enfrentar a longa temporada de frio, aqui no Sul do Brasil.

Imagem? Do arquivo Google

A temperatura mínima em Curitiba? 4ºC .  A máxima estimada para hoje? 22ºC. O site do Simepar explica os detalhes do Inverno centrados no Paraná. Estamos, felizmente, sem ar de chuva e a manhã está lindamente ensolarada, mas o desaparecimento do frio é passageiro, pelo menos aqui no Sul. 

Serviço social meritório, mas... -  Será conveniente pensarmos que a alimentação equilibrada, roupas que isolam o calor do corpoambiente protegido e atividade física constante formam o quarteto de condições favoráveis ao conforto humano diante das baixas temperaturas. As campanhas solidárias aos menos favorecidos fazem um meritório serviço social, mas infelizmente cobre apenas uma parte.

Exigir condições qualificadas de vida para todos é o que provocará a necessária dinâmica na vida do cidadão desprotegido no inverno. Saúde, trabalho, educação, moradia, lazer e afeto são as imprescindíveis condições que permitem a todos o usufruto das melhorias de vida e fazem a eficiente e  justa costura social, nem sempre observada pela maioria. 

Diga lá! - Sugestões para diminuir os problemas advindos com o frio: doação de roupas, aquecedores, orientar a correta alimentação, mobilizar voluntários para vedação de entradas de frio nas casas desfavorecidas, arranjar um emprego a quem precise, oferecer trabalho aos desempregados, incentivar a prática das atividades físicas, reivindicar a eficiência dos postos de saúde pública, capacitar alguém com um ofício ou orientá-lo para tal, não ficar  apenas parado vendo alguém tiritar de frio (conferir a gravidade e ajudar, imediatamente), pois entre o discurso vazio e a atitude há uma pequena diferença: o tempo transcorrido, concorda comigo, leitor? Sugere algo mais?

Tenhamos um ótimo domingo, independente do calor ou frio que envolve a nossa cidade.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails