O velho método funciona, sempre!- Há quem siga na minha área um método contrário, mas eu faço menções à teoria da língua, afinal, por mais que desejem relativizar não há como negar, a prova de um vestibular exige texto concatenado, que faça sentido. É preciso saber o que se escreve, como e a razão para que a frase/parágrafo sejam compostos de um jeito distinto e elegante. Níveis linguísticos são fatias de um grande conglomerado que é a língua nacional. Compreender todas as variações, suas especificidades e objetivos é tarefa de estudante autônomo, seguro, confiante, bem orientado. A maioria dos nosssos estudantes expressa insegurança na escrita diante de uma folha em branco, concorda comigo?
Sem surpresas, também! - Não fico admirada, portanto, com a reportagem Na faculdade, conteúdo do ensino fundamental..., que li no Estadão.
Sem facilitações - Provas seletivas ao ensino superior não devem abrigar facilitações; facilitar, oferecer muletas ou bônus a quem quer que seja atrairão tristezas e frustrações posteriores. Nossas escolas públicas não podem mais enviar jovens que não sabem ler, escrever e realizar as operações matemáticas ao ensino médio e nem este à graduação. As facilitações geram essa coisa vergonhosa que encontramos no ensino de hoje, assim como nas ocasiões de confronto profissional com a escrita ou operações matemáticas elementares.
2+2= 4 - A base é segura? Os anos escolares serão atravessados pela criança e pelo jovem com a maior desenvoltura.
Ler, escrever, calcular, identificar, ações de autonomia estudantil- Arquivo pessoal |
Parar e olhar - Quais os conteúdos da 1ª série do ensino fundamental no Brasil? Há diferença na grade de conteúdos da escola particular? Aí reside um ponto a observar. Lá na frente as crianças e os jovens serão submetidos aos testes gerais.
Diga lá! - Com relação desempenho satisfatório nas primeiras séries escolares encasqueto com dois pontos cruciais. O primeiro: quem ministra aulas de leitura e escrita para as crianças na primeira série? Professores sem formação linguística adequada. O segundo: quem orienta a criançada com relação às aulas de matemática, geografia e história? A resposta é idêntica e dentro da merecida especificidade, obtida nas licenciaturas.
Uma constatação - A má formação do professorado atual difere da formação do antigo magistério, assim como a valorização da escola formal pelas famílias atuais. Sem a confiança na escola, tanto os pais, quanto as crianças e jovens a consideram como um ponto de passagem, não um ponto de partida simultâneo aos cuidados familiares. Tal concepção faz a maior diferença, leitor.
Meus alunos, em maioria concluintes ou egressos do ensino médio, podem até torcer inicialmente o nariz para as referências formais da língua escrita, tema que revejo na primeira aula e nas ocasiões necessárias, porque foram induzidos criminosamente ao reducionismo de conteúdo teórico, mas depois que percebem as ferramentas que as noções significam na ponta do lápis, da caneta ou do teclado...A vaga é deles e ninguém tasca. Acontece pelo mérito.
A reportagem Saiba quais são os 10 erros.mais comuns na redação do vestibular( Vanessa FajardoVanessa Fajardo e Fernanda Nogueira, G1/8/7/2011) ajuda a ilustrar a constatação do diagnóstico da falta de orientação precisa. Diante da proximidade dos vestibulares e do Enem resta uma rigorosa revisão e dicas de escrita aos candidatos, mas se os pais desejam avistar um ensino básico fortalecido e eficiente, não há porque manter a passividade. Exigir melhorias na formação do colega professor das séries iniciais é o caminho.
Pense comigo, leitor - Imagine professores com a licenciatura específica nas séries iniciais? Formandos em Pedagogia, legalmente indicados à tarefa, ficariam com as atividades de supervisão, orientação pedagógica, administração escolar, mas jamais com as rédeas do ensino básico, encargo exclusivo de quem teoricamente está melhor preparado às atividades de leitura, escrita, operações matemáticas, conhecimento de geografia, história, entre outras contribuitivas disciplinas. Defendo até de olhos fechados a inclusão dos professores das áreas específicas nas séries iniciais do ensino público brasileiro, mas o MEC adotaria a ideia?
Divulgue - Vestibulandos interessados em aprimoramento da escrita têm abaixo a minha direção; se o leitor divulgar o meu serviço, não apenas em Curitiba, mas em todo Brasil, uma vez que faço atendimento online, agradeço.
Encontros Marcados com a Redação
15 aulas exclusivas para vestibulandos
Inscriçõs abertas; agendamento para agosto, em Curitiba
Contatos: araujodoralice@hotmail.com
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário