segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A Coleção Brasiliana Itaú, agora no Museu Oscar Niemeyer

Ontem à tarde, mesmo com o tempo nublado e pouco convidativo aos passeios pela cidade, fui ao Museu Oscar Niemeyer. A exposição com a Coleção Brasiliana Itaú é um espetáculo; é imperdível, caro leitor.

J. B.Debret- Casamento de D. PedroI e D. Amélia, 1829- Reprodução do site do MON

Grandes lições - Gostei de tudo, mas apreciei mesmo foi a parte do  Brasil Holandês e do  Brasil dos Naturalistas. Sabe por quê? Por dois motivos, transformados em uma dupla de poderosas lições, cuja explicação aponto abaixo com o olhar bem arregalado:

A primeira novidade foi saber que: " O período de ocupação do Nordeste do Brasil pelos holandeses (1624 a 1654) deu origem a uma importante produção, artística e bibliográfica, sobre o território conquistado (....) Os dois maiores artistas trazidos por Maurício de Nassau, Frans Post e Albert Eckhout, estão representados na coleção por quadros a óleo(...)"

A segunda lição provocou em mim enorme surpresa, porque eu não sabia que: "Da partida dos holandeses até a chegada de D. João VI ao Rio de Janeiro, o Brasil permaneceu fechado a qualquer estrangeiro, por determinação do governo português. Nesse século e meio nada sobre o país foi acrescentado às informações levantadas pelos holandeses, e acumulava-se grande curiosidade representada entre os sábios e estudiosos europeus. Com a abertura dos portos em 1808, ocorreu, entre os anos de 1810 a 1820, uma quase enxurrada de naturalistas, cujos trabalhos eram ligados ao estudo da nossa fauna e flora"( FolderColecionável, MON, outubro 2011)

Uma pergunta na cabeça - Saí da exposição, meu caro, com uma longa pergunta inquietante: há algum registro da lavra lusitana sobre o Brasil, especialmente quando a entrada de estrangeiros estava vetada pelo governo português, aqui instalado, antes da vinda de D. João VI?  Não tenho dúvida de que devemos aos holandeses o belo registro ilustrativo das paisagens do Brasil. Farei uma busca e descobrirei certamente a resposta à inquietante pergunta indicada acima; se o leitor souber algum dado, por favor, compartilhe-o comigo. Adoro aprender novidades.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails