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Uma pedra no...- Segundo declaração de uma das minha alunas, participante da seleção, o texto de apoio à proposta, um poema de Carlos Drumond de Andrade, que aludia à falta de liberdade na Era Vargas, colocou uma pedra no caminho de quem não soube articulá-lo ao desafio da escrita. Além do mais pedia 30 linhas. Texto longo é sempre um terror à maioria, confortavelmente presa ao costume de exigência com limite menor de linhas. Quem gosta de escrever e tem muito a declarar certamente adorou a desafiante redação.
Considero altamente importante a inserção de textos variados em apoio às propostas de redação nos vestibulares. Leitor contumaz não sente dificuldade alguma em ler um poema, analisar um editorial, examinar infográficos ou qualquer tipo de texto, mas quem não está acostumado a ler e a entender os objetivos das variações textuais, sofrerá na hora de uma prova que exija reflexão e elaboração bem articuladas.
Muito bem! - Parabenizo a banca que organizou a prova com exigência argumentativa, assim como a da PUC-PR, aplicada ontem aos candidatos. O tema da redação ser voltado à Educação (Gazeta do Povo, ontem) foi um ótimo desafio à reflexão do candidato. Bingo!
Um porém - Lamento apenas que as provas ainda não estejam disponíveis ao público; é um direito institucional, mas a transparência em qualquer vestibular é um fato inconteste de que tudo foi executado com rigor e correção. Aguardarei que, tanto a prova da Universidade Positivo, quanto a da PUC-PR estejam à disposição do leitor.
Até a próxima!
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