quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Condutores de ideias e pessoas

A profissão escolhida não pode ser feita sob pressão. Mais cedo ou mais tarde haverá deserção. Trabalhar no que se aprecia permite encontrar incontidos prazeres. Meu amigo, o ilustrador Sérgio Bastos tem retratado, talvez sem intenção de fazer uma série, algumas atitudes que se tomadas profissionalmente poderiam reunir uma coletânea de profissões. Dê uma olhada nessa motorista de ônibus; ela é real no trânsito de Belém e chama-se Deborah.




Você já viu? - Eu ainda  não vi nenhuma mulher conduzindo um desses ônibus biarticulados, aqui em Curitiba. Aliás, ao entrar nesse tipo de ônibus expresso o passageiro mal consegue avistar o motorista. Penso que muitas vezes ignoramos quem nos conduz pelas ruas da cidade, exceto na hora da reclamação. Aproveite o ensejo temático e confira a postagem do Fabio Cequinel , do blog No fundo do quintal da escola sobre o transporte urbano, feito pelos biarticulados em Curitiba.



Para não esquecer do outro lado - Quando morei em Barão Geraldo, distrito de Campinas que abriga a Unicamp, aprendi com os moradores da região a olhar com mais atenção aos que nos conduziam pelas ruas; havia, inclusive, uma situação extremamente curiosa: a de cumprimentá-los tanto na entrada, quanto na saída. Hábitos convidativos das pequenas cidades, esquecidos nas grandes diante das condições diversas, tais como a distância das portas de entrada no ônibus e a pressa que bem caracteriza a entrada e a saída dos passageiros.

A considerar - Nas linhas de transportes urbanos, que fazem um trajeto mais mais curto, ainda é possível encontrar atitude mais cordial entre condutores e usuários.

Testemunha ocular - Aqui em Curitiba, quando subo nos ônibus que fazem a linha Circular Centro ou nos de cor amarelada a situação é outra, de maior proximidade entre usuários e condutores. Forçada, talvez pela necessidade de receber do passageiro o dinheiro da passagem. O motorista faz a vez de cobrador, em acumulada dupla função. Uma contingência a ser considerada por todos, uma vez que a pressão do horário, a atenção ao trânsito e os cuidados com a segurança do passageiro e do veículo ficam exclusivamente, sob o encargo desse profissional.

Interaja - Você tem algo a considerar sobre a série de referências aqui encontradas?  Compartilhar com os demais as nossas observações sobre o cotidiano sempre valerá mais do que a frieza de depoimentos ou amostragem de personagens sem nenhuma relação de sentido com a vida de todos os dias, concorda comigo, caro leitor?

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails