sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Alô, UFPA? Elabore um projeto verde para Belém!


Campus da UFPA no bairro do Guamá- Belém, Pará -  Foto : Alexandre Moraes

Uma das minhas irmãs, hoje advogada e residente em Santarém, Pará, quando foi aprovada no vestibular às vagas oferecidas pela UFPA, cumpriu um trote curioso: plantar uma árvore futífera no Campus Guamá. A ideia do trote ecológico? Espetacular. Veio de uma cabeça que amava o verde e a Amazônia: o Prof. Camilo Viana. O espaço universitário, aos poucos, foi coberto pelas árvores, tal como sonhou o saudoso socioambientalista. No destaque, a foto do Alexandre Moraes e os dados oferecidos pelo blog Muvuca Na Cumbuca explicitam a realidade atual do campus, outrora a minha universidade, também.

Um pedido: elabore e ofereça à Prefeitura um projeto verde para  Belém, UFPA! A Profª Luziane Mesquita ( Jornal Beira do Rio, 2012) parece reunir excelentes dados de apoio. Órgãos públicos, independente da esfera municipal, estadual ou federal, têm o dever de oferecer soluções às graves questões da sociedade.

 
 Vislumbre o belo panorama atual do campus da UFPA-  Foto: Alexandre Moraes- Reprodução
Viabilização Crianças e jovens com a ajuda de um projeto verde, coordenado pelos especialistas ambientais da Universidade Federal do Pará, poderiam arborizar a minha, a sua, a nossa cidade de Belém.  Uma campanha articulada sob o comando profissional, sintonizado aos ajustes necessários ao paisagismo faria com que a capital paraense saísse da lista dos municípios com índices vergonhosos de arborização. 

Quer uma prova? - Confira os dados compartilhados pelo IBGE e bem explorados pela reportagem Belém e Manaus são as capitais menos arborizadas,... ( G-1, Globo, 25/5/2012)




Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails