quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

A cozinha doméstica? É o coração da casa


No meu prato, um pouco do que eu e minha filha preparamos para o nosso jantar do dia 31 de dezembro de 2012-  Na cozinha doméstica- Curitiba, arq. pessoal
Não sei se você dirá o mesmo em concordância comigo, mas um dos lugares mais agradáveis de uma casa é a cozinha. É nela que aditivamos os nutrientes diários ao estômago faminto. A cozinha é como um coração doméstico; quande bate lentamente, talvez, esteja esquecido e negligenciado pelos seus frequentadores. Eu? Gostaria muito de ter uma cozinha com fogão de lenha, também.  Na casa dos meus país, lá muito longe na Alenquer paraense, tanto na geografia, quanto no tempo transcorrido, tínhamos um fogão assim. As lembranças que eu guardo são fortes e aquecem a memória saudosa.

Curiosidade ????- Como é a cozinha tradicional da casa do brasileiro comum? O que ela contém? Como são os projetos da cozinha na construção popular? Será que os meus amigos os editores do O Lápis Verde têm observações para fazer comigo sobre o tema? Eu adoraria ler algo sobre cozinhas populares, pois as sofisticadas e de custo acima do poder aquisitivo da maioria são fora de cogitações. São vitrines de um mundo à parte.

Fiquei feliz demais ao ver a torta de pêssego que a minha filha fez para a sobremesa do jantar do dia 24 de dezembro de 2012- Mãe feliz, Curitiba, arq. pessoal
Grande movimentação -Estou quase no finalzinho das minhas férias, mas tenho aproveitado bastante para ficar mais tempo na cozinha e não tenho dúvida alguma de que a minha filha está adorando a temporada, também. De lá, daquele coração aquecido pelo novo fogão, saem nos últimos dias muitas gostosuras. Exemplos não faltam; estão nos destaques, inclusive na anterior postagem.
 
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails