sábado, 9 de outubro de 2010

Um sábado peregrino em Belém

Aqui o sábado ainda promete.

Uma cidade inteira - sem exagero, leitor! - parece que vai à festa ou que espera um convidado ilustre. Casas arrumadas, comida no fogo (a maniçoba leva até 7 dias cozinhando...) e um compromisso de se incluir na romaria de hoje, espécie de séquito religioso, ou de  avistá-la ali pelos corredores da Avenida Nazaré, da Presidente Vargas e da Castilho França até chegar à catedral paraense. É a conhecida trasladação, caminhada que leva a imagem cultuada na Basílica de Nazaré até ao seu destino noturno, a bela igreja da .

A Basílica de N.S. de Nazaré abriga a imagem cultuada pelos paraenses; será motivo de festas diversas, a partir de hoje, quando acontece a transladação da santinha até à Catedral da Sé, na Cidade Velha- Belém, out.2010


Efeitos religiosos e culturais -A trasladação acontece agora, aliás está acontecendo. Amanhã, em caminhada inversa, a romaria seguirá o roteiro de deixar novamente a imagem da santinha na Basílica de Nazaré, local de visitação ao longo dos próximos 15 dias. Ao lado dessa movimentação religiosa acontecerá intensa articulação cultural. A cidade festeja, a prefeitura comemora e caixas registradoras em movimento frenético atestam que a temporada será muito boa, porque as notícias dizem que os hotéis estão lotados, supermercados renovam o estoque,  assim como os pontos turísticos estão sempre repletos de visitantes - e a santinha, lá na sua berlinda,  cumpre o seu papel de mãe de todos que têm fé.

A imagem da padroeira está em todos os lugares; em destaque no portal localizado à Av. Nazaré, esquina com a Generalíssimo Deodoro- Belém, out. 2010


Imagens do Círio - Quer ver registros sobre a romaria? Um trio de bambas da fotografia, aqui no Pará fornece bels imagens.  Comece pelo  Breno Peck  e avance no acervo do Land Nick e arremate tudo com o que avistar da obra do Antonio Mokarzel. São mestres no ofício.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails