terça-feira, 5 de outubro de 2010

O tempo em Belém é de fervor cultural

Bom dia!

Quando estou em Curitiba costumo consultar o Simeparpr e confirmar dados objetivos sobre a temperatura; ainda estou em Belém e aqui a mínima de 24ºC para hoje chega graças ao ClimaTempo.

O tempo na capital paraense oscila entre o nublado e o radiantemente ensolarado, mas oficialmente é de fervor cultural; em destaque o Ed. Manuel Pinto da Silva, na esquina da Serzedelo Correia c/a Av. Nazaré, 4 out. 2010


Ao leitor, nesta terça-feira, mais um pouco de Belém, aliás, logo mais a cidade será tema dos jornais e da tevê. Explico: no próximo final de semana acontecerá a tradicional romaria de N.S.de Nazaré, conhecida como O Círio. Muitos aspectos curiosos sobre a comemoração não apenas religiosa, mas sobretudo cultural serão aqui compartilhados. Aguarde-os, prezado leitor.

A equivalência  - Apenas para que você faça uma comparação: aqui a festa do Círio é equivalente ao vai-e-vem ocorrido nos festejos natalinos. O morador e o turista - mesmo sem serem adeptos da religião católica - são envolvido pelos festejos generalizados, tanto nas casas, quanto na programação cultural coletiva. Coisas da cultura, perfeitamente entendidas com o olhar histórico e abrangência de sentidos aos fatos da vida em comum.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails