terça-feira, 14 de maio de 2013

Quem faz lambrequins em Curitiba?

 
Como ficar indiferente ao efeito delicado oferecido pelos lambrequins às construções antigas em Curitiba?  Foto by Claudia G. Bastos

Sempre gostei muito do adorno de madeira presente nas casas mais antigas de Curitiba. Hoje? Nas construções recentes, as peças são substituídas pelas calhas, mas o lambrequim, denominação atribuída ao elemento decorativo com formato de renda próximo ao telhado frontal e lateral, cuja função é escoar a água da chuva e, consequentemente, embelezar a fachada da construção, guarda inegável valor histórico. No destaque, graças à gentileza da Claudia G. Bastos, o leitor dispõe de singela amostra encontrada no bairro Vista Alegre.
 
Que faz lambrequins? -  Será que a feitura dos lambrequins ainda é uma atividade artesanal na capital paranaense? Caso algum leitor residente na cidade conheça um profissional de carpintaria dedicado ao belo trabalho, por favor, ofereça-me a dica. Gostaria de acompanhar o processo que dá à madeira esculpida em rendas a função exercida pela peça decorativa.

Gostou do tema, leitor? Pois veja o material apaixonante que consegui reunir:

- O texto da Luciana do Rocio Malon oferece à peça rendada delicadas explicações.

- Os pingentes decorativos ganham ressalte em Lambrequins curitibanos postagem assinada pelo Marcos Nogueira

- A postagem Lambrequim - a renda dos beirais em Curitiba, assinada pelo Takeuchi.

Não tenha qualquer dúvida, meu caro leitor, no dia em que eu encontrar uma carpintaria que ofereça a peça, você será notificado, também.

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Olá, sabe de alguem que os faz? Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soube que a Marcenaria S. Judas Tadeu, ali no curitibano bairro de Santa Felicidade oferece o produto ao público, Rodrigo. Já fiz uma consulta ao site da empresa e fiquei feliz ao descobrir a informação.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails