sábado, 18 de maio de 2013

As adjetivações (des)necessárias, caro leitor!


Casacos e sobretudos circulando pelas ruas expressam a reação geral das pessoas ao clima frio. -  Na Boca Maldita, arq. pessoal


A baixa umidade associada ao frio curitibano deixam o meu sábado sob roupas de lã, apesar da adjetivação surpreeendente de algumas pessoas na cidade; a mínima de 11ºC e a máxima de 17ºC exigem cuidado com o emprego dos adjetivos nas análises descontraídas e especialmente nas técnicas. Sulistas consideram os números em destaques certamente amenos, mas os que são estrangeiros à região, qualificam com maior rigor os humores da manhã outonal na capital paranaense. Não tenho qualquer dúvida de que os condicionamentos climáticos são desencadeadores de reações diferentes aos seres humanos. Não concordo, portanto, com a presença do adjetivo "amenas" nos excertos abaixo. Confira, se tiver interesse no tema.

Neste sábado, a nebulosidade predominará sobre grande parte das regiões paranaenses. Nas regiões oeste e sudoeste, áreas de instabilidades que ganham força no Paraguai avançam para o Estado, provocando chuvas isoladas no decorrer do dia. Na região leste, a presença da nebulosidade faz com que haja chuviscos ocasionais entre a Serra do Mar e o litoral. As temperaturas ficam amenas entre os Campos Gerais, centro-sul e leste do Estado. Nas regiões  noroeste e norte, o tempo fica agradável (...) 
 
O dia inicia com uma grande cobertura de nuvens do leste e região sul e há pontos de chuvas entre Pato Branco e Palmas. As temperaturas ficaram amenas neste amanhecer com registros mínimos na Lapa e Jaguariaíva, 8,9 ºC e 10,5 ºC, respetivamente. Toledo e Assis Chateaubriand, municípios do oeste, amanheceram como os maiores registros do Estado neste sábado: 16,1 ºC e 16,2 ºC. Com as taxas de instabilidades elevadas, chuvas mais fortes são esperadas na metade sul, especialmente à tarde. -   segundo o Simepar
  
O vestuário dos que estão em Curitiba é uma prova inconteste do frio ou do calor no clima- Na Pça Osório, arq. pessoal

Tenho advertido aos meus alunos de redação a decisiva ajuda de algumas marcas textuais que sinalizam a opinião nas redações. O adjetivo e os seus poderosos desdobramentos em locuções adjetivas fazem um apoio espetacular na construção da argumentação. No caso de uma análise técnica? É prudente refletir sobre os adjetivos para não confundir com a opinião isolada e individual. No site do tempo paranaense? Eliminar os adjetivos e manter a presença dos objetivos números é uma sugestão de leitora atenta e fã assumida do imprescindível serviço ao cidadão.
 
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails