domingo, 2 de setembro de 2012

Conhece o sabor da bacaba, leitor?


O fruto da bacabeira é muito consumido na região nortista do Brasil - Reprodução via blog Repórter da Amazônia, da  Aureni Ribeiro
Será que o leitor já saboreou um copo com suco ou um sorvete de bacaba? Eu costumo dizer aos amigos sulistas o seguinte: a bacaba é prima, quase irmã do açaí. É fruto de uma palmeira;  é colhida e bem aproveitada pelos meus conterrâneos amazônicos. Quando estou em Belém e avisto a bandeirola branca indicando a venda de bacaba - ou encontro disponível no supermercado, fico dividida entre o açaí e o açai branco, mas o impasse é logo resolvido: compro porções generosas de ambos. Assim, a delícia vem em dobro, meu caro leitor.  A Aureni Ribeiro oferece detalhes preciosos acerca da fruta amazônica, cujo consumo é fartamente disseminado na região nortista do Brasil.

Hoje? A reportagem do Estadão,  compartilhada ali na minha página tuiteira pela Be Neviani, relata uma versão admirada sobre a potencialidade nutricional da bacaba. Examine todos os detalhes oferecidos pela notícia, caro leitor. De um modo geral, ler o feito acadêmico da pesquisa despertou em mim a vontade de encontrar, aqui em Curitiba, algum produto que evoque o sabor da fruta amazônica. Tive até uma ideia:  em postagem futura relatarei a minha passagem, logo mais à tarde, lá pela sorveteria Pedacinho do Nordeste. Quem sabe encontre no cardápio refrescante o sorvete de bacaba? Não custa tentar. 

Que tal?- Caso o leitor já tenha provado do suco ou do sorvete de bacaba, que tal comentar algo sobre o tema; nada como depoimentos assentados na realidade da experiência amazônica.

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Acho o sabor da bacaba tão bom quanto o do açaí, duas das melhores frutas amazônicas. Tenho certeza que quando a bacaba tiver acesso mais facil pelos consumidores de outras regiões, essa constatação será um fato.
    Sugiro até que aqueles que lidam com a produção e/ou distribuição do açaí façam, também, a desse fruto especial, cujo sabor é excelente.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails