sábado, 8 de setembro de 2012

A greve e a (des) integração


Na UTFPR, ontem-arq. pessoal

A greve dos docentes da UTFPR será mantida no conhecido câmpus Curitiba. Os motivos apresentados pelo movimento paradista dos professores são procedentes.

Faz a diferença - Ouvir a defesa dos mestres no que diz respeito às  suas condições de trabalho e contar com a explicitação da planilha financeira, tanto a apresentada pelo governo federal, tanto quanto a do Andes foram vitais para compreender as insatisfatórias ofertas quanto à progressão funcional dos docentes. Realinhei a  percepção sobre a necessidade da greve universitária, meu caro leitor.
O  meu acesso ao auditório da UTFPR foi garantido- arq. pessoal


Acompanhar a sequência prática de uma assembleia é uma lição de democracia. Eu e minha filha, ouvintes atentas da que ocorreu na tarde de ontem, ficamos realmente convencidas.  Imaginei, entretanto, que eu por ser mãe aluna, não poderia entrar no auditório, mas não tive qualquer impedimento, felizmente.

Nada como ser testemunha ocular de uma situação. Ler as notícias apenas veiculadas  pela imprensa? Não garante a percepção integral dos fatos.  A interminável greve dos professores universitários reúne motivos incontestáveis; se o leitor, pai ou mãe de aluno, puder comparecer em próxima assembleia, entenderá ainda mais a argumentação apresentada pelos docentes sindicalizados.
Qantos docentes tem a UTFPR, cãmpus Curitiba? arq. pessoal

Uma situação curiosa que percebi na sequência da assembleia de ontem: poucos professores são sindicalizados, portanto, sem vinculo sindical o direito ao voto, em decisão da reunião de ontem, não será permitido. Identificar o número real dos professores lotados no câmpus da UTFPR, aqui em Curitiba, é uma pauta procedente. A diminuta participação numérica  dos docentes é um curioso caso de contradição, uma vez que os ganhos profissionais advindos pela defesa sindical alcançam a todos, indistintamente.

 A participação de todos os docentes do câmpus Curitiba durante as assembleias agendadas pelo comando de greve é uma questão de interesse. Inadmissível é não vê-los ali, naquele momento histórico à categoria funcional. Sinto falta de uma explicação; você sente também?

Observação posterior - Não sei explicar, caro leitor, mas involuntariamente alterei alguma função ao clicar em um arquivo do dia 6/9, o que fez a postagem A greve e a (des) integração aparecer na data de hoje.  
 
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails