Uma das minhas alunas em plena arregimentação informativa sobre desmatamento e ações criminosas impostas ao meio ambiente - Encontros Marcados com a Redação, 14 set. 2010 Eu escrevo, você escreve, ela escreve e nós escrevemos. Leva um tempo até chegarmos ao aprimoramento, mas é possível expressar concatenação das ideias e compartilhá-las através da escrita. A prova dos nove poderá ser o vestibular, o Enem, uma candidatura a um emprego, um tweet ou um e-mail. É preciso querer comunicar bem, o que não significa empolar o vocabulário, mas sim ajustar a linguagem às intenções do texto. Clareza expositiva é virtude textual alcançada com treino diário. A formação do professor das séries iniciais é o primeiro passo para que a orientação de escrita melhore, na prática. Que tal também escrever diariamente, prezado leitor? Deixe um comentário aqui ou nos blogs indicados à leitura. |
Ler, verbo que foi objeto de chamamento no primeiro parágrafo,tem se tornado - nos últimos dias - um exercício constante ao censor crítico de cada pessoa. Ler e compreender, ver e compreender, viver e compreender, aprender, contextualizar, contestar. Em um universo onde grande parte dos leitores não consegue interpretar textos longos, somos vítimas fáceis dos que bem escrevem, bem falam e bem convencem, muitas vezes apenas com discursos retóricos.
ResponderExcluir"[...]pergunte a cada ideia: - Serves a quem?"
Bertold Brecht
É recompensador, Adhemar, contar com ótimos intérpretes. A tradução na caixinha ganha aditivos da experiência variada e articulada; sorte minha, sorte nossa. A sua visita é sempre uma alegria, caro leitor.
ResponderExcluir