quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A dupla articulação da linguagem

Eu leio, você lê, ela lê, nós lemos. Nem todos, crianças, jovens e adultos, percebem a necessidade de arregimentar informações para compreender o que acontece em volta de nós. Jornais e revistas impressas e as plataformas digitais podem ampliar o universo da informação. Você leu algo interessante hoje? Que tal compartilhar aqui? Indique  a direção.

Uma das minhas alunas em plena arregimentação informativa sobre  desmatamento e ações criminosas impostas ao meio ambiente - Encontros Marcados com a Redação, 14 set. 2010



Eu escrevo, você escreve, ela escreve e nós escrevemos. Leva um tempo até chegarmos ao aprimoramento, mas é possível expressar concatenação das ideias e compartilhá-las através da escrita. A prova dos nove poderá ser o vestibular, o Enem, uma candidatura a um emprego, um tweet ou um e-mail. É preciso querer comunicar bem, o que não significa empolar o vocabulário, mas sim ajustar a linguagem  às intenções do texto. Clareza expositiva é virtude textual alcançada com treino diário. A formação do professor das séries iniciais é o primeiro passo para que a orientação de escrita melhore, na prática. Que tal também escrever diariamente, prezado leitor? Deixe um comentário aqui ou nos blogs indicados à leitura.





Até a próxima!

2 comentários:

  1. Ler, verbo que foi objeto de chamamento no primeiro parágrafo,tem se tornado - nos últimos dias - um exercício constante ao censor crítico de cada pessoa. Ler e compreender, ver e compreender, viver e compreender, aprender, contextualizar, contestar. Em um universo onde grande parte dos leitores não consegue interpretar textos longos, somos vítimas fáceis dos que bem escrevem, bem falam e bem convencem, muitas vezes apenas com discursos retóricos.
    "[...]pergunte a cada ideia: - Serves a quem?"
    Bertold Brecht

    ResponderExcluir
  2. É recompensador, Adhemar, contar com ótimos intérpretes. A tradução na caixinha ganha aditivos da experiência variada e articulada; sorte minha, sorte nossa. A sua visita é sempre uma alegria, caro leitor.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails