segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Você conhece o Parque Nascente do Belém?

Ontem, logo depois do almoço, eu e minha família fizemos um passeio ao ar livre. Escolhemos o Parque Barreirinha, mas ficamos inseguros para deixar o carro e sair andando pelas trilhas do local.  Um bando de rapazes com visível ar de embriagados se amontoava à entrada do parque - e não avistamos nenhum guarda ou sistema de segurança, o que foi lamentável e frustrante, mas animados  pela ideia de conhecer mais um lugar de Curitiba seguimos até ao Parque Nascente do Belém - e as fotos, infelizmente, não são capazes de expressar a intensidade da beleza existente no lugar, mas oferecem boas pistas visuais. Clique, prezado leitor, duas vezes em cima das imagens e conseguirá melhor visualizar as minhas adjetivações sobre esse espaço público.


Fica também, depois de um passeio pelo parque, bem perceptível o cuidado das autoridades com relação à manutenção desse espaço, uma vez que ele guarda a nascente do Rio Belém, mas o morador de Curitiba, diante da baixa visitação, não prestigia o local. Lamentável.

Para preservar a nascente do Rio Belém um parque aberto ao público; ótima ideia, concorda?Curitiba, Barreirinha, set. 2010



Ao contrário do Parque Barreirinha encontramos um(1)  guarda de segurança no Parque Nascente do Belém, mas a área estava quase deserta. Apenas um jovem casal de namorados aproveitava o  belo espaço público. Lamentável. O parque é lindo!


Um quadro da vegetação local, do cuidado administrativo e da fraca visitação -  Curitiba, Parque Nascente do Belém, 19 set. 2010
Encanto e preocupação - Extremamente viçosa a vegetação natural é um encanto aos olhos do visitante; não pude deixar de registrar as variadas espécies floridas em meio ao mato, mas também o estado no qual se encontra a nascente do Rio Belém. Inacreditável que a cidade e seus moradores não prestigiem a beleza do lugar; é obrigação dos pais e das escolas em geral o agendamento de uma visita educativa, porque preservar a nascente de um rio, contribuir e zelar pela sua manutenção ao longo do seu corredor deverá ser uma proposta de adesão unânime. Eu não tenho dúvida; você tem, caríssimo leitor?

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Olá Doralice, como vai?

    Achei de extrema importância sua postagem. Primeiro para cobrar mais "responsabilidade" dos órgãos responsáveis pelo parque. Realmente, com um bando de gente estranha na entrada do lugar, quem encara? Um absurdo isso.

    E você, enquanto professora, pode estimular esta consciência ambiental nas crianças, através de visitas ao parque. É muito importante mostrar a elas a importância do cuidado com as nascentes e também os resultados do descuido.

    Não adianta esconder das crianças a verdade, não é mesmo?

    Estive no Paraná este ano para visitar a reserva natural Salto Morato (em Guaraqueçaba). Não se se conhece, é um lugar lindo e muito bem estruturado que vale muito a pena levar as crianças para conhecer e aprender. Segue o link: http://www.colunazero.com.br/2010/06/video-do-coluna-zero-em-salto-morato.html

    Ótimo fim de semana pra tí e grande abraço.

    Bruno.

    ResponderExcluir
  2. Grata pela visita e indicação de link, Bruno; oportunamente mostrarei mais fotos do Parque Nascente do Belém. No momento, caro blogueiro, não trabalho com crianças, mas ontem durante uma das minhas aulas com adolescentes ouvi um deles reclamar da chuva que caia sobre Curitiba. Aproveitei o momento e contei sobre a secura da nascente do rio Belém. A ideia é conscientizar, sempre. Ele nem sabia da existência do lugar e nem das condições atuais. Ao final do meu relato ele disse:" Então que venha mais chuva!"

    Abraço recebido \0/ e desejo de final de semana feliz ampliado.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails