sábado, 4 de junho de 2011

Adoro feijão; você, também?

Gosto de feijão; de todos os tipos, mas tenho os meus preferidos: o bolinha e o boquinha preta, também conhecido como manteiguinha.

Quando passo aos sábados pelo Mercado Municipal de Curitiba é aquela tortura. Sabe por quê? A variedade dos grãos de feijão é abundante. Fico com impulso incontrável para comprar 1 Kg de todos. A venda de grãos em porções pesadas na hora é tentadora.

Imagem: do Laboratório Culinário

Presença garantida - Geralmente cozinho dois tipos de feijão durante a semana; congelo a metade das porções e, calculadamente, eu as transformo em sopas. Elas entram bem soberanas no estômago, ainda mais nessas noites de frio do capeta. Quer a receita básica?

1- Bato 1/2 Kg de feijão no liquidificador.
2- Passo na peneira e reservo.
3- Faço um refogado com alho esmagado, rodelas fininhas de cebola, uma pitadona de cominho em pó, fios de azeite de oliva, sal, uma colherada de  creme de tomate e ramos generosos de coentro fresco.
4- Depois do refogado? Misturo a massa do feijão e acrescento o dobro de água quente.
5- Deixo apurar; provo. Equilibro o sal e a água. Mexo bem o creme com a colher de pau. Deixo ferver por 10 minutos. Pronto: a mesa arrumada e gente com fome e frio? A panela fica vazia. Garanto.

Sugiro-  Acompanhada de pão fresquinho ou torradas bem crocantes, ui, a reunião vitoriosa com os ingredientes da sopa de feijão faz muita gente repetir a porção. Experimente!

Clube do Feijão Amigo- Veja que história legal o gosto pelo feijão fez acontecer; o relato sobre o Clube do Feijão Amigo é do meu conterrâneo, o Fernando Jares, do Pelas Ruas de Belém, um dos invejáveis blogs que noticia sobre as comidas, eventos a elas ligados e traça um retrato encantador da saudosa capital paraense. Bem diferente das tristes notícias que chegam aqui pelo Sul e Sudeste.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails