domingo, 29 de maio de 2011

A massa polar é a culpada, mas...

Aqui em Curitiba o domingo amanheceu gelado. Ontem, antes de deitar, conferi os dados e lá estava a marca mínima de 3ºC na capital paranaense. É indicativo de muito frio, ainda mais intensificado com o vento. No limiar do sábado para domingo a sensação térmica parecia beirar o inacreditável. A reportagem Massa de ar polar derruba as temperaturas...(Gazeta do Povo, ontem à noite) explica a causa da friagem em todo o Paraná.

Os mais velhos,sob a imposição do frio curitibano, ficam mais agasalhados- Parque Barigüi, arquivo pessoal


Reações diferentes - Com o passar da idade o ser humano fica com as estremidades do corpo mais vulneráveis; no frio, quando a movimentação é menor e nos encolhemos mais, o leitor pode imaginar o que acontece. Crianças e jovens, ao contrário dos mais velhor, geralmente não reclamam do frio intenso. A dinâmica da organização física juvenil é sempre uma promessa alegre, cujo potencial enfrenta os rigores da baixa temperatura com o maior desprendimento. Tenho exemplo em casa.

A minha dica - Já fiz hoje uma camnhada rápida pelos arredores de casa. Os pretextos estimulantes? Passar pela banca de jornais e revistas, tomar um café na padaria e, assim caminhar em movimentação ligeira. Nos dias de frio acelero a marcha, mas nos dias de calor e céu ensolarado....ah.... caminho na maciota...como se tivesse todo o tempo do mundo para desfrutar das ofertas da vida.

Tenhamos um ótimo domingo, meu caro leitor! Saudemos a possibilidade de nos locomovermos para todos os lugares;  a mobilidade é uma benção da organização física, concorda comigo?

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails