quinta-feira, 12 de julho de 2012

O reflexivo jornalista Janio de Feitas

Algumas pessoas têm a capacidade de explicar questões cruciais e confusas com uma clareza invejável. O jornalista Janio de Freitas é um exemplo. Será que o leitor já leu o texto que ele escreveu para nutrir a coluna de hoje, lá na Folha de S.Paulo? Eu a li ao abrir um link em tuite do Conteúdo Livre; ele fez a reprodução de O que fez a queda. Recomendo examiná-lo, imediatamente.

Da história do senador cassado? Conheço apenas o que os jornais e revistas compartilharam, mas a análise equilibrada do jornalista em destaque merece a sua atenção criteriosa, caro leitor.  Aliás, aproveito a oportunidade para contar ao leitor do NaMira um fato do qual me orgulho como leitora e produtora de textos. Quer saber? Avante.

Reprodução do Fazendo Média  - Janio de Feitas, em entrevista
Certa noite, lá pelas 19horas de um dia de 2007, o telefone de casa tocou. Fui atender e pela voz do outro lado, imaginei ser pai de um dos meus jovens alunos de redação -  mas que engano cheio de surpresa...

Lá do outro lado, uma voz firme a mim disparava gentilmente um cumprimento: Boa noite. É a profª Doralice Araújo? - eu, de imediato confirmei. Quem é, por favor?- perguntei.
- É o Janio de Freitas - foi o que ouvi.

Pois saiba o leitor de que naquele segundo que bem conhecemos entre ouvir uma declaração e a nossa própria reflexão, logo duvidei e retruquei com firmeza ao que ouvi: Boa noite; não gosto de brincadeiras sem graça. O único Janio de Feitas que conheço é o jornalista da Folha. Acho melhor parar com a brincadeira
Do outro lado, com um leve tom de riso na voz o meu interlocutor retrucou: pois é o Janio, da Folha, professora. Quero agradecer pessoalmente o comentário que fez hoje ao jornal. Continue enviando as suas impressões; elas fazem muito bem ao jornalismo.

Ao lado da surpresa e após a despedida gentil, tratei de olhar para o visor do meu telefone. Lá estava um número com origem no Rio de Janeiro. Entendi, assim, de que o editor do Painel do Leitor, de fato, levara seriamente o meu pedido, pois enviei um comentário ao jornal e pedi que o encaminhasse ao colunista, também.

Quer saber outros detalhes sobre Janio de Feitas? Leia a entrevista concedida ao Fazendo Média. Ela parece continuar atualizada, afinal, o entrevistado mantém a coerência entre o dito e o feito ao longos dos anos.
A vida é assim, caro leitor, ela nos coloca de frente com fatos que exigem muita reflexão e surpresa. Saber ajuizar, portanto, não é para qualquer pessoa. O tempo, meu caro, é implacável; ele revira tudo, até o rabo preso dos que hoje o sacodem alegremente com os olhos.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails