Lamentável - Se eu estiver equivocada brigue comigo, mas penso que o olhar da imprensa e a consulta de depoimentos acerca das dificuldades com relação a tudo da vida estudantil acontece geralmente nos cursinhos e nos colégios particulares - público majoritário nos vestibulares e, depois, sentado nas carteiras da federal paranaense, apesar das insuportáveis cotas. Não vejo reportagens, entretanto, com entrevistas nas escolas públicas, nem com egressos das instituições do governo, estes que buscam nos cursinhos o reforço ao que mal avistaram nos anos anteriores. Será que esse público não tem nada a declarar e não importa ao leitor dos jornais locais? Duvido. Eu me importo e muito, porque eles trazem as provas da ineficiência do ensino público atual. Não duvido que muitos colegas professores trabalhem além das possibilidades disponíveis, mas o sistema é perverso e tira a esperança de ensinar e aprender. Ui, ui...
A realidade - Infelizmente recebo poucos alunos da escola pública - e, quando aparecem, fico feliz em ajudá-los, mas eles não leem o Na Mira, nem mesmo o meu Twitter e o meu modesto amparo de divulgação das aulas raramente os envolve, uma vez que poucos têm computador e conexão com a internet.
Revisarei a diversificada tipologia textual; do resumo à redação de cartas, modalidades comumente presentes no vestibular da UFPR - Encontros Marcados coma Redação, Curitiba, nov. 2010 |
A minha programação - Orientar às eficientes condições de leitura e escrita é o meu trabalho. Farei, assim, uma revisão das tipologias textuais, logo que a lista dos candidatos selecionados à segunda fase for divulgada pela Universidade Federal do Paraná. Caso você conheça alguém interessado nessa programação, por favor, dê-lhe a dica a seguir:
Escreva as redações da UFPR com segurança
Revisão diária; horários nos 3 turnos; pequenos grupos
Coordenação: Profª Doralice Araújo
Reservas: (41)84148553 ou casadalinguagem@uol.com.br
A prova de Conhecimentos Gerais é como uma espada afiada; separa e leva os estudantes aos pulos de alegria ou aos lamentos entristecedores. Emoções nem sempre sob a mira dos que administram, financiam e avaliam o ensino público. Lamentável.
Revisão - O Na Mira do Leitor contribuirá com uma revisão simultânea dessa tipologia; aguarde e divulgue.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário