quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Surtir efeito medicamentoso


Na 2ª colherada o xarope Notuss surtiu o efeito esperado-arq. pessoal
 Sábado à tarde fui buscar ajuda médica, ali na Unidade de Saúde Campo Comprido. O motivo? As crises renitentes de tosse que sobrevinham nos últimos dias. É desse encontro entre a paciente aqui e a médica, lá do atendimento de emergência, que componho o diálogo abaixo. Quer acompanhar, leitor? Obrigada.


                              -  Então, Doralice, tome o xarope e esses 2 tipos de antibióticos, disse a jovem médica, esticando a mão para entregar as folhas com o receituário impresso.
                            - Obrigada, espero que as suas indicações surtam efeito. Já não estou mais suportando tanta tosse, eu disse, ao pegar as 2 folhas do receituário.
                             - Ah...vai surtar sim, pode confiar.


Surtir- v.t - ter como resultado; originar, produzir efeito; ter consequência; verbo defectivo. Conjuga-se somente na 3ª pessoa do singular, na 3ª pessoa do plural e nas formas nominais (Bueno, Silveira, Minidicionário da Língua Portuguesa, FTD, p. 738)

Saiba o leitor: eu raramente faço piada ou destaco incorreções, mas não pude conter o riso mal dissimulado ao ouvir a flexão verbal acima, meu caro. Creio que o registro no blog, além do humor natural, vale como dica certeira. Aprende-se com erros, independente do contexto, concorda comigo?

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails