Iustração obtida no Google |
Segundo o UOLEducação, as Melhores escolas públicas no ENEM são federais, militares ou de ensino técnico. Não é novidade, também. Os professores das escolas adjetivadas anteriormente são selecionados com rigor, há mais cobrança e uma tradição, inclusive, de melhores alunos, previamente selecionados no ingresso. Diferente das escolas públicas convencionais que acolhem interessados sem vestibulinhos ou processos de avaliação à entrada.
Quinteto da mudança- O interessante seria ver a reversão do quadro no ensino público, não apenas para estampar resultados em ranking, mas ele dependerá de um quinteto de condições: formação eficiente de professores, da remuneração condigna aos que trabalham na educação pública, da segurança, do apoio material (bibliotecas, laboratórios, espaço escolar suficiente) e de um esforço coletivo entre a comunidade escolar, não limitada aos que estão no interior da unidade escolar. Quando a política educacional não estiver centrada na politicagem, mas sim em um projeto de arrojo estrutural conjunto e que veja aluno e professor como alvos determinantes, talvez, os resultados dos futuros exames nacionais sejam alterados.
O leitor discorda de mim? Apareça para trocarmos conversa. Veja, se desejar, os resultados aqui no Paraná (GP, hoje).
Ah... - Gostaria de ler nos jornais de amanhã e nas revistas da semana maior descrição das condições das públicas que ficaram na rabeira do ranking (G1,hoje). Elas são o espelho real das escolas pelo Brasil afora. Tomara que a Folha, o Estadão, a Gazeta do Povo, O Globo e o Zero Hora, entre outros estampem imagens comparativas dos extremos, mas já estou até imaginando a capa das revistas e as manchetes nos jornais de amanhã.
Até a próxima!
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