segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Sabe argumentar, leitor?

Na minha agenda de professora de redação hoje será dia de treinar intensamente a argumentação.

Diga lá! - Será que o leitor é bamba na capacidade de influenciar, persuadir e convencer  a todos os seus interlocutores diante de uma questão? Opinar é indiscutivemente uma atitude, ou seja, é ação que exige mobilização em duas frentes.  A primeira? Diz respeito ao que você pensa sobre o tema. A segunda? Se você reúne as explicações convincentes.  Lembre-se: o ouvinte ou o leitor não é bobo; ele quer sempre uma justificativa para tudo. Quando você explica bem direitinho porque age assim ou escolheu determinado posicionamento, ele acaba concordando com você, desde que tudo tenha lógica.

Na prática você fica quieto diante de uma ideia sem pé e sem cabeça, daquelas que não oferecem lógica alguma? Tenho certeza absoluta de que exige uma justificativa, concorda comigo? Pois é, meu caro, é exatamente aí que entra a atitude de argumentar. 


Um porém... - As pessoas geralmente fogem das explicações. Arrisque  uma hipótese para  a ausência das justificativas, caro leitor. Que tal escolher uma das alternativas abaixo?

(   ) Não sabem explicar porque não refletiram suficientemente sobre a questão.
(   ) Temem as ideias contrárias e evitam causar uma tensão entre as opiniões.
(   ) Não têm interesse em explicar nada.
(   ) Sabem que não estão com razão, mas optam pelo silêncio.
(   ) Outros motivos.


Quer ser meu aluno?Contate comigo
 Estudantes e interessados em aprender a elaborar textos argumentativos poderão buscar apoio, por exemplo, em textos assinados em colunas dos jornais, na seção das cartas dos leitores e na prática rotineira, quando entram em cena as questões que exigem posicionamento crítico. Tentar observar o quanto nos envolvemos para convencer  e persuadir lhes ajudará a entender o processo. Dê uma olhada, por exemplo, na Coluna do Leitor ( Gazeta do Povo, hoje); acompanhe as cartas dos leitores. Veja como são textos, embora curtos, que trazem a opinião dos 17 interlocutores do jornal.

Quer ser meu aluno? - Aos interessados em melhorar a composição argumentativa, entre outras modalidades de texto, ofereço duas formas de atendimento: aulas particulares e aulas para pequenos grupos. Nas duas possibilidades eu marco com os candidatos um encontro com a leitura e a escrita, daí  as minhas aulas ganharem o nome de Encontros Marcados com a Redação. Eles envolvem, simultaneamente, um compromisso com a leitura, porque sem ler com regularidade e sem refletir  sobre os vários temas, o estudante e qualquer pessoa terá grande dificuldade para argumentar.

Antiga ideia - Penso sempre em compartilhar proposta de redação aqui no NaMiradoLeitor, mas a receptividade não parece animadora. Quero acompanhar a expressão do leitor interessado, portanto, aguardarei que você deixe a sua manifestação aí embaixo na caixinha de comentários.

Poderá, se assim desejar, encaminhar uma solicitação ou sugestão para o meu endereço eletrônico indicado, lá em cima, no cabeçalho da página. Argumente; convença-me de que independente do comentário eu deveria compartilhar propostas de redação, ao contrário de esperar que você solicite primeiramente. 

Até a próxima!

Um comentário:

  1. Fiquei tentada a fazer o curso de redação. Mas, poderia ser a distância? Beijos.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails