sábado, 8 de outubro de 2011

Cicloturismo em Curitiba e Proposta de Redação; vai encarar?


Cadê o estacionamento público para bicicletas, ali no Centro? Boca Maldita, Curitiba- arq. pessoal
Li uma excelente reportagem, bem agorinha - e já decidi: eu quero, também, experimentar o Cicloturismo proposto pelo Gustavo Carvalho, do Kuritbike. Seria legal formar um grupo, inclusive de blogueiros amigos, para fazer a experiência. Sair sozinha? Nem, nem; eu não tenho coragem de pedalar pelas ruas de Curitiba. O desrespeito ao ciclista é uma característica não apenas local, infelizmente. Aqui, para ser mais pontual e objetiva, começa pela ausência de lugares públicos para deixar a bicicleta. A imagem em destaque não é contraria à queixa recorrente dos ciclistas curitibanos, quando perguntam: cadê os estacionamentos públicos?

Por que andas na canaleta, ó ciclista? Rua Padre Anchieta- Curitiba, arq. pessoal

Vamos pedalar? - Farei um convite público a quatro ou seis queridos amigos blogueiros, aqui residentes. Imagino que todos irão devidamente acompanhados, portanto, já estou animada com o grupo que eventualmente experimente a proposta do Kuritbike, ampliada caprichosamente pela Gazeta do Povo, Guia, Rodolfo Stancki, 7 de outubro, 2011.

O que achou da ideia de Cicloturismo, caro leitor? Conhece algo semelhante? Alguma observação crítica? Pensei, inclusive, de oferecer uma reflexão temática ao vestibulando, além de uma oportunidade para treinar as escrita. Acompanhe:

Sem alternativa, o ciclista recorre ao "estacionamento público"- Curitiba, arq. pessoal


Quer treinar a redação? - Considere o texto acima, observe as fotos e articule-as às experiências de ciclista ou observador atento às condições oferecidas pelo poder público ao ciclista na sua cidade. Para melhor contextualizar o tema, elabore um texto argumentativo que expresse o seu (des)contentamento com a ausência/ presença de estacionamentos públicos. Encaminhe-o à coluna de leitores de um dos jornais do seu domicílio municipal. Texto curto, objetivo, amparado em exemplos, dados comparativos ou outra estratégia de convencimento.

Observação -  Vestibulandos e leitores, residentes em Curitiba, bem poderiam enviar o texto à Coluna do Leitor. Fica a sugestão.

Até a próxima!

Um comentário:

  1. Excelente iniciativa! Amei! Quem sabe a gente consegue montar um grupo aqui em Salvador. Depois mando notícias.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails