quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Apoio dos blogs aos vestibulandos

Vestibulandos têm a resposta pronta na boca quando lhes sugiro que leiam textos bem assinados na internet, blogs, por exemplo. Sabe o que dizem? Ah...não tenho tempo; tenho muito que estudar! Olho bem nos olhos da moçada e pergunto: nas apostilas? Eles confirmam. É triste.

Apostilas não acrescentam muito sem a imprescindível reflexão acerca do conteúdo que rezam. São verdadeiros tijolos informativos, mas são frios e sem alma. No caso da redação, exigência soberana nos concursos públicos em geral, os blogs podem oferecer o suporte de reflexão aos temas presentes nos desafios da escrita. Abandonem as apostilas! É o que tenho vontade danada de dizer aos que acreditam que sem elas não passarão no vestibular.

Quando eles, entretanto, aquiescem às minhas observações e pedem sugestões de blogs eu sugiro um trio de exemplos vigorosos? Siga-me, leitor. Se o tema trata de:

1- Impactos ambientais na Amazônia - Acompanhe a reflexão critica, detalhada e vibrante do Leonardo Sakamoto, em  A pavimentação da Amazônia está em curso 

2- Formação, hábito e manutenção da leitura- Leia e ouça o que dizem autores e leitores com clareza expositiva. Um exemplo de referência encontro, aqui no trabalho audiovisual do blog Mídias e Educação do Marista Paranaense. A fala e as imagens do escritor Miguel Sanches Neto  são muito convergentes à dupla leitura & escrita. Acompanhe. 
Expressar ideias em blogs é um excelente exercício de escrita- arq. pessoal
3- O alcance das Redes Sociais - A jornalista paraense Franssinete Florenzano foi exonerada por motivos políticos. O blog Flanar oferece um exemplo de convocação de força e combate à impunidade, ao conluio e tráfico de influências com a máquina pública. A postagem de teor pungente, assinada pelo Francisco Rocha Junior  fez com que eu a inserisse em link, aqui no NaMiradoLeitor. Quer uma prova incontestável da força das redes sociais? Quer mais? Acompanhe a página que a  Franssinete mantém no Twitter; avalie a quantidade de pessoas que denunciaram a situação vivida pela jornalista.

Diga lá! -  A internet reúne milhões de informações em tempo real; ignorá-las é inadmissível. Dados que farão parte da História são editados numa rapidez inimaginável. O estudante ficará lendo a apostila sem ler os informes que fazem a roda-viva girar? Ler, repassar informações e exercitar a escrita são atitudes dinâmicas na rede blogueira; o candidato empenhado no seu êxito na redação no vestibular vai deixá-las de lado? Não creio. Até os jornais e as revistas investem na manutenção dos blogs nas suas plaformas online. Jornalistas, blogueiros e editores de apoio à disseminação do noticiário interagem com os leitores dia e noite e noite e dia. 

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails