Apostilas não acrescentam muito sem a imprescindível reflexão acerca do conteúdo que rezam. São verdadeiros tijolos informativos, mas são frios e sem alma. No caso da redação, exigência soberana nos concursos públicos em geral, os blogs podem oferecer o suporte de reflexão aos temas presentes nos desafios da escrita. Abandonem as apostilas! É o que tenho vontade danada de dizer aos que acreditam que sem elas não passarão no vestibular.
Quando eles, entretanto, aquiescem às minhas observações e pedem sugestões de blogs eu sugiro um trio de exemplos vigorosos? Siga-me, leitor. Se o tema trata de:
1- Impactos ambientais na Amazônia - Acompanhe a reflexão critica, detalhada e vibrante do Leonardo Sakamoto, em A pavimentação da Amazônia está em curso
2- Formação, hábito e manutenção da leitura- Leia e ouça o que dizem autores e leitores com clareza expositiva. Um exemplo de referência encontro, aqui no trabalho audiovisual do blog Mídias e Educação do Marista Paranaense. A fala e as imagens do escritor Miguel Sanches Neto são muito convergentes à dupla leitura & escrita. Acompanhe.
Expressar ideias em blogs é um excelente exercício de escrita- arq. pessoal |
Diga lá! - A internet reúne milhões de informações em tempo real; ignorá-las é inadmissível. Dados que farão parte da História são editados numa rapidez inimaginável. O estudante ficará lendo a apostila sem ler os informes que fazem a roda-viva girar? Ler, repassar informações e exercitar a escrita são atitudes dinâmicas na rede blogueira; o candidato empenhado no seu êxito na redação no vestibular vai deixá-las de lado? Não creio. Até os jornais e as revistas investem na manutenção dos blogs nas suas plaformas online. Jornalistas, blogueiros e editores de apoio à disseminação do noticiário interagem com os leitores dia e noite e noite e dia.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário